O efeito Morena

Quando criei a sinopse de SALVE JORGE e fiz de MORENA sua protagonista, sabia que estava comprando uma polêmica e tanto, porque era a primeira vez, na história das novelas, que uma típica garota classe C, nascida e criada numa favela, com os valores e os hábitos de uma favela, protagonizava. E em horário nobre! Uma ousadia e tanto.

Por isso foi tão importante, para mim, a escolha da atriz que a representasse. E tão feliz a opção pela Nanda Costa. Nanda tinha uma carreira sólida no cinema, alguns prêmios de melhor atriz no Brasil e no exterior, e trazia ainda a vantagem de ser um tipo genuinamente brasileiro e rosto pouco conhecido do público de TV, já tão cansado das repetições que nos, autores, também gostaríamos de poder evitar.

MORENA não é uma garota do subúrbio, um tipo que todos já nos acostumamos a ver desde sempre em todas as novelas. Ela vem do morro. Cresceu no fogo cruzado da policia com os traficantes,aprendendo a viver sempre em guarda,se protegendo de balas que podiam chegar de qualquer lado. Cresceu na batida do funk, no território da sexualidade precoce. Filha de mãe adolescente, foi mãe adolescente também -teve seu filho aos 14 anos, com um namoradinho que conheceu no baile funk. "Filho do fervo", as meninas do Alemão resumiriam.

No seu mundo, tudo é luta. Ela está sempre alerta para se defender, seja da policia, seja dos bandidos, seja dos preconceitos do pessoal do asfalto,onde essas meninas são sempre discriminadas: olhadas com desconfiança e logo associadas a traficantes. Elas sabem disso, elas vivem isso no seu cotidiano. Então precisam de marra pra sobreviver. E não abaixam a cabeça. Enfrentam o preconceito sem se sentirem menores, conscientes de que nao tem culpa de terem nascido num pedaço da cidade que o Estado abandonou e deixou que o crime ocupasse.

Quem representa, em SALVE JORGE, o estranhamento que elas provocam quando convivem com outras classes sediadas no asfalto é dona Aurea, a mãe do capitão THEO. Ela gostaria de MORENA e enxergaria grandes qualidades nela, se  nossa personagem tivesse se mantido em seu quadrado. Mas Morena ultrapassou os limites do tolerável quando invadiu o espaço de dona AUREA, interferindo no namoro do capitão com uma moça "à sua altura".

Dona Aurea expressa esse preconceito velado, tão característico nosso: "mas com meu filho, não". Numa versão racista seria aquele célebre "tenho até amigos negros", e na homofóbica "tenho até amigos gays"

Tomara que Salve Jorge suscite nas pessoas essa reflexão: todos enxergam sempre com muita simpatia os moradores das favelas e o fato de que, hoje, tenham acesso a bens de consumo, possam fazer viagens e comprar os mesmos eletrodomésticos que a classe média pode comprar. Mas e quando eles derrubam os muros e chegam pra fazer parte da sua vida?

Essa é a questão que proponho discutir através da personagem MORENA

 

, , , , , ,

52 Responses to O efeito Morena

  1. Andrezitor novembro 28, 2012 at 11:00 pm #

    Morena é batalhadora, gosto dela, do jeito dela e Nanda costa está defendendo bem o papel que tem, Parabéns Glória!

  2. Loreta Fagionato novembro 28, 2012 at 11:03 pm #

    Outra novidade na Morena é que ela não é como as outras mocinhas de novela, sempre tão chatas e indefesas. Morena não tem papas na língua e sabe se defender sozinha, coisa que as tradicionais mocinhas não fazem.Gosto muito da personagem e acho que Nanda Costa foi uma escolha bastante acertada.
    O único problema no casal principal é o Théo. Apesar de ser um cara com bom coração, ele é machista e mimado. Morena merece que o Théo seja um homem com mais personalidade, que não caia na lábia da mãe e que deixe de ser machista. Aí Morena vai brilhar ainda mais.

  3. Rene Silva novembro 28, 2012 at 11:05 pm #

    Hoje em dia acho que existem muitas mulheres igual a Dona Áurea, infelizmente ainda… Ela até gosta da Morena, mas longe dela e do filho dela. Por essa ser uma menina de favela, a casa dela tem buracos de tiro, o filho é de um ex-traficante do Morro. Isso tudo ela acha que não será bom para o amor do filho e começa a tratar ela mal.

    Exemplo disso também são os taxistas, sou morador do complexo do alemão, e os taxistas aqui no Morro quase não sobem mesmo depois de pacificados, muitos tem medo ainda!!! Absurdo porque a gente esta pagando, e tem preconceito pq vai subir a favela… Aff!!!

  4. Barbara novembro 28, 2012 at 11:07 pm #

    Concordo em tudo, tudo o que é diferente gera polêmica. Estou amando e torço pela Morena com o Théo e pela Ayla com o Ziah.
    A novela ja é e será até o fim um grande sucesso… Bjs

  5. Priscila Rodrigues novembro 29, 2012 at 3:19 am #

    A Morena é SHoW!!Parabéns!a linda atriz!

  6. Cristina novembro 29, 2012 at 8:38 am #

    Glória, concordo com sua análise, acho suas propostas na novela pra lá de interessantes, mas humildemente, na condição de espectadora digo que, para mim, novela precisa ser ficção dourada, enlevar nosso espírito, fazer a gente esquecer a realidade, mergulhar num mundo pictórico, instigante, sempre com um laivo de divertimento e prazer. Não sei dizer exatamente, mas acho que falta fantasia e poesia a essa história.

  7. Luiza novembro 29, 2012 at 8:57 am #

    Moro Alemanha, nao tenho a tv Globo internacional, mas acompanho a navela no site da Globo, assisto todos os dias,
    pela primeira vez estou acompanhando todos os capítulos de uma novela, estou amando a trama da novela, e com certeza
    vai ajudar muitas familias á encontrarem seus filhos e muitas meninas ficarem “espertas” com dinheiro fácil.
    Sua novela é um GRITO DE ALERTA para todas as pessoas.
    Morena é maravilhosa, talentosa e vive com sentimento seu personagem, é isso ai tem que ousar, mudar as CARAS na tv dar chance para os novos talentos e trazer de volta aqueles GRANDES atores que estavam esquecidos. A Sra é show, tem uma visao que poucos tem, uma sensibilidade ainda maior. Parabéns que sua estrela da sorte brilhe sempre no seu caminho te iluminando e te protegendo. Sou sua grande fä. Um abraco.

  8. Jean Farias novembro 29, 2012 at 9:10 am #

    Alguns, em especial a imprensa, ainda não entenderam o triunfo desta novela completamente engajada com a integração social e o convite a reflexão de ações e valores. É uma obra onde a audiência e vista como secundária, pois a prioridade e a mudança social. Parabéns a Glória e a Equipe por nos presentear todas as noites com este Sucesso. Veremos a visão da imprensa sendo alterada quando no capítulo final a novela tiver cumprido a sua missão.

  9. Glaucia Oliveira novembro 29, 2012 at 10:13 am #

    Realmente algumas pessoas não querem enxergar o quanto #SalveJorge está nos alertando para o tráfico de pessoas e crianças no Brasil.Já ouvi pessoas falando que as cenas onde a Wanda “selecionava”as crianças para vender era muito forte e aí mudavam de canal!Já ouvi pessoas falando que aqui na vila (como falamos aqui no RS) não tem essas coisa não,mas isso não é verdade!!Moro na periferia de POA e me identifico demais com o povo do Alemão.Para o povo da periferia tudo é complicado mesmo,a coleta de lixo é complicada,as cartas realmente não chegam,o atendimento de saúde é precário…só quem vive isso no dia dia sabe,o resto só sabe fazer vistas grossas e tocar a sua vidinha de aparências e futilidades!
    Mas o povo é guerreiro igual a Morena e sempre vai a luta para ter uma vida melhor e feliz!
    #SalveJorge

  10. Thavinho Henriques novembro 29, 2012 at 12:26 pm #

    Gostei, Glória!

    A Morena é um personagem que eu gosto muito!!
    Como eu já havia dito no seu twitter, paro tudo pra assistir ao morro e ao tráfico!!

    Parabéns!!

  11. Renata Rocha novembro 29, 2012 at 2:45 pm #

    Adorei o texto, é uma discussão e tanto essa relação do preconceito, e é a mais pura verdade, não temos preconceito quando é com os outros, mas quando acontece na família da gente, com os filhos da gente, ninguém é tão liberal assim.

  12. Giselle Paiva novembro 29, 2012 at 5:59 pm #

    Adoro seu jeito intrépido de trazer coisas novas e introduzir coisas diferentes na televisão. Acho maravilhoso sua forma de pensar, e interagir, sua simpatia é contagiante. É isso mesmo! Causado e fazendo polêmica, que as pessoas te reconhecem cada dia mais. Concordo plenamente! Porém quem está do lado de fora assistindo não convivendo, nas favelas do Rio, nem imagina o “leque” de assuntos que podemos abordar. Eu que vim de Goiás, imaginava o lado perigoso, quando a gente chega perto, e vê o movimento é inacréditável. Rápido eu procurei um lugar barato e me adaptei! Não só isso como me apaixonei pela favela! Que lugar Maravilhoso! Não é a mesma tratada na sua novela, mas é outra que um dia foi muito perigosa e que hoje tornou-se símbolo de favela intelectual, favela dos artistas, Vidigal.
    A Morena é a Cara das novinhas do Rio que na lábia de Homem. A questão é a seguinte. Não perca seu tempo preocupada com o que vão dizer, faça o que você sabe fazer de melhor! Não conheço mulher à sua altura! E sou puxo-saco mesmo! Te acho o máximo, Você tá arrasando!!! #SalveJorge

  13. Nillene Alvarenga novembro 29, 2012 at 6:59 pm #

    a princípio não gostei dela. Mas, quer saber, agora estou gostando. Quero ver a surra que ela vai dar na Wanda. O blog continua com um cavalo -de troia. Esses bandidos são tão safados que sabiam que sua novela iria começar e colocaram bem no endereço dele – a gente linka e o virus tenta baixar. Como eu tenho um bom antivirus ele retira e me avisa. Bjs e sucesso.

  14. Maria Camille novembro 29, 2012 at 9:55 pm #

    Morena bate,xinga..e ainda fala ” eu era muito ótaria” tem protagonista melhor? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. E eu imagino a Nanda desse jeitinho mesmo kkkkkkkk O papel caiu como uma luva p ela. Parabens.

  15. VERA VERA CRUZ novembro 30, 2012 at 6:12 am #

    o preconceito velado, que existe na camada mais hipócrita da sociedade, este sim, é cruel, indigno e agressor…posso crer que preconceito , qualquer que seja, descrimina, inda mais, quando oculto numa expressão falsa de aceitação…este sim, é o mais atingível…quanto à personagem, eu creio que a aposta pode ser , ainda, aceita com o desfiar dos capítulos..basta que o público comece a se iinteirar com a realidade…são tantas as realidades sociais!!! a descriminação deveria ser focada numa explanação contundente…e está a aí o foco, num folhetim em horário nobre! cada cultura com a sua realidade e pra cada realidade uma visão….sejamos compreensíveis com o público, pois ele, o público faz parte dessa repressão social sem contexto…o sistema aprisiona a mente das pessoas menos avisadas…e estamos diante de uma repressão social onde o político rouba a dignidade do povo diante das suas alarmantes corrupções e são julgados de uma forma diferenciada…o preconceito é alarmante devido a desigualdade social…mas, a história da novela “salve jorge” possui a coragem em colocar em pauta uma realidade que esbarra no preconceito seja velado ou exposto….sucesso!

  16. Artes da Marga novembro 30, 2012 at 7:19 am #

    Boa Glória! Tem gente que classifica a Morena como barraqueira. NÃO! Se ela pertencesse a classe média essas mesmas pessoas diriam que ela tem personalidade forte. Só usam o termo pejorativo por ela ser da favela. Papel perfeito para ela e que se danem as críticas.

  17. drica novembro 30, 2012 at 12:08 pm #

    gosto muito da novela, e tem total razão este povo hipocrita e preconceituoso isso sim, so fico triste em saber que a cupula da globo estaria te precionado para nao matar a jessica e faer um triangulo amoroso com o theo e a morena, gosto da jessica, mas se for para ela ficar entre os dois prefiro mil vezes ela morta.

  18. Sidney novembro 30, 2012 at 12:35 pm #

    Prezada Gloria Perez, A novela aborda temas fortes e por isso gera SIM muita reflexão. Criticas são inevitaveis. E dai ? É preciso destemor para discutir temas tão contundentes. Parabéns a Você e a toda equipe envolvida nessa produção. A talentosa e bela Nanda Costa é uma Estrela Morena. SALVE JORGE !

  19. Sandra McPherson novembro 30, 2012 at 2:34 pm #

    Me lembro quando pequena eu adorava ficar conversando com as “secretarias”que trabalhavam la em casa,as conversas eram bem melhores do que os das outras pessoas de casa,mas sempre levava cagaco da senhora que me criou,pois ela dizia que nao era pra eu ficar conversando com elas nao,mas como eu era muito danada,sempre ficava na roda das “secretarias”,so pra escutar as historias fabulosas delas,ainda bem que sempre tive o coracao humilde e dei valor a todas as classes sociais,eu sempre e ate hoje ainda faco e olhar as pessoas por dentro,pois sempre pensei desde pequena,que todos precisamos uns dos outros.
    Parabens querida Gloria,voce sabe muito bem o que faz,deixe que os criticos tropecem na propria lingua.
    Sorte e sucesso sempre querida.

  20. Thais Gouveia novembro 30, 2012 at 4:16 pm #

    Olá Gloria, fiz uma documentario com uma vitima do trafico internacional de mulheres, gostaria muito que esse material chegasse a sua mão. Aguardo o seu contato, estou sempre disponivel do email.tataigouveia@gmail.com

  21. ANDREIA RIFF novembro 30, 2012 at 4:48 pm #

    Sabe Glória…

    O povo brasileiro, ou melhor dizendo, o telespectador brasileiro adora fazer comparações, como se tivessem memória ou um chip acoplado que garantisse a eterna LEMBRANÇA do que se foi…Ledo engano…A maioria gosta meRmo é de pentelhar, criticar e fazer as tais comparações…
    Qdo uma novela termina, parece que todos ficam a espera de que a nova novela, tenha a obrigatoriedade de ser idêntica a outra, uma condição “sine qua non” p. que aja audiência, sucesso e total aceitação do público….Pode esperar…
    Daqui uns meses, ninguém mais vai se lembrar da novela anterior e, SALVE JORGE terá os telespectadores que andam criticando a Morena ou o que for de novo, como fãs de carteirinha e admiradores da drama…
    Aí eu pergunto: Cadê a memória do brasileiro? Neguinho anda esquecendo até de quem mata e rouba…então, acredito que esta memória deva ser melhorada para que aceitem o novo, o diferente, o que servira com lição e alerta.
    Sua novelas são assim…Cheia de magia e qualidade nos sonhos, com uma grande pitada de alerta, informação e mais do que nunca, demonstrar de forma taxativa o que acontece debaixo do nosso nariz e muitos fazem cara de paisagem…
    Morena veio pra isto…Bato palmas de pé pra ocê…
    Bjitos mil
    Riff

  22. Márcio Vito novembro 30, 2012 at 4:49 pm #

    Para um ator, estar em um trabalho seu, é mais do que fazer um trabalho artístico, é prestar um serviço. Um serviço cultural, social e educacional. Eu ouvi isso do Calloni em Amazônia, me identifiquei porque entendi totalmente essa dimensão. Nunca mais pensei diferente.

  23. Rafael novembro 30, 2012 at 4:59 pm #

    A personagem Morena e principalmente a escolha de Nanda Costa como protagonista da novela mostra Glória a sua ousadia de sempre. O problema que vejo na novela de início são as inúmeras tramas e a falta de agilidade, algo hoje tão essencial para prender o público, e isso tem que ser na marra. A novela aborda um tema importantíssimo que é a questão do tráfico de pessoas. Isso deveria ser explorado a exaustão, com muita ação e emoção que só vc sabe fazer como ninguém. Conselho de um telespectador que te adora: “Foca nos núcleos das traficadas e da favela, pelo menos até a trama engrenar mesmo. Depois os da Turquia.” A trama entre os personagens de Cleo Pires e o Domingos está show! Glória… vc é 10!

  24. Marcelo Rissato novembro 30, 2012 at 7:16 pm #

    A polêmica sempre irá existir. Se a potagonista fosse a Carolina, falariam do mesmo jeito. Vejamos o exemplo da anterior. Falaram tanto de Carminha e da Nina que era isso, que era aquilo e meteram o pau nas personagens. Falaram inclusve do autor na ocasião do “pen drive” da Nina e no final somente demagogias, pois a novela foi sucesso. Então minha cara autora. Vc é a estrela. Sua personagem é linda. É simplesmente o reflexo do que o “seu” coração sentia no dia que criou a sinopse e será assim com todos os outros personagens que vc como autora vir criar. A verdadeira estrela da novela é a Glória que dá vida a essa linda personagem e para nós que estamos do outro lado é só aplausos.

  25. Débora Miranda novembro 30, 2012 at 7:36 pm #

    Puxa Gloria! Queria tanto que a Jéssica não morresse! Que depois se unisse com Morena para destruir as Sras do crime! Por enquanto que ela ficasse escondida em algum pedregulho ou algo assim! 🙁
    Abraços!

  26. BLANCHE BITTENCOURT novembro 30, 2012 at 7:56 pm #

    Na REFEXÃO da Novela “SALVE JORGE”, criado por nossa Novelista GLÓRIA PERES c/a Personagem “MORENA”, é um grande divisor de água, rompendo os Muros entre “COMUNIDADE DAS FAVELAS” e o “Asfalto” Classe Média Brasileira, no nosso Dia a Dia. Como carioca classe média moro em São Conrado/RJ em Condomínio próximo a Comunidade da Rocinha, e faço minhas comprinhas lá, com menor custo e qualidade. Prática tambem muito admirada e apreciada pelos Clientes do SHOPPING FASHION MALL-São Conrado na Loja COPA ROCA da Comunidade da Rocinha de Mulheres Artesãs. NOSSOS PARABÉNS!!!

  27. Jaqueline Pekim novembro 30, 2012 at 8:20 pm #

    Glória Perez, sempre mexendo com a minha vida!! Tem como deixar de assistir um capítulo dessa linda novela que fala sobre minha ascendência turca? E ainda aborda o maior preconceito existente em nossa sociedade que é o social? Sou de origem humilde mas com a dignidade dos nobres. Parabéns minha linda!! Você é “a” autora! Te admiro pela sua inteligência e sensibilidade. Desejo muito sucesso nessa nossa viagem em: Salve Jorge!!

  28. Monica novembro 30, 2012 at 9:07 pm #

    Gloria Perez, so de ouvir que a novela e de `gloria perez` ja vale a pena dar atencao e ouvidos e tempo para tal, uma abordagem esclarecedora de forma acessivel, isto e, se faz entender…assisto a semana que passou atraves do site da globo, entao, estou sempre atrasada, mas assidua…fiquei a pensar sobre a definicao ou conceito atual `semi novo` principalmente para o comercio, de carros e tal, a personagem livia pode usar em seus negocios ambiciosos `semi virgem` existe isso? bom, pensei e comapartilhei!
    Gloria, agradeco a forma clara e acessivel de esclarecer sobre tantos assuntos, me leva a refletir, agradeco!
    felicidades!
    Monica Silva!

  29. carlosghetti novembro 30, 2012 at 9:18 pm #

    Excelente atriz e bem escalada para o papel,bonita e gostosa.

  30. Taty dezembro 1, 2012 at 1:22 pm #

    Morena, me faz lembrar como é difícil pra todos nós que somos do Norte, nós cantoras amazônidas somos esquecidas, e nem sempre fazemos músicas só de nossa cultura, temos músicas para ser tocada em âmbito nacional, tão bela quanto qualquer artista do Centro-Sul. Mas mesmo assim, somos discriminados. E você, por pra protagonizar uma moça que saiu de tantas dificuldades. Faz de você Glória, uma mulher admirável. Parabéns…

  31. sergio mattos dezembro 2, 2012 at 8:29 am #

    falou e disse Gloria …

    ” Morena não tem culpa de ter nascido num pedaço da cidade que o Estado abandonou e deixou que o crime ocupasse… ”

    ” Tomara que Salve Jorge suscite nas pessoas essa reflexão… ”

    SUPER …

  32. Bruno Nóbrega Galvão dezembro 2, 2012 at 12:16 pm #

    Glória sempre tive vontade de me comunicar com você para lhe dar os meus parabéns pela maravilhosa novela, tema proposto e principalmente escolha de sua protagonista Nanda Costa, contudo, essa é minha primeira oportunidade de fazê-lo. Assim sendo, meus mais sinceros parabéns a está que é sem dúvida uma das melhores se não a melhor escritora do nosso país. Parabéns Glória Perez, há muito tempo não vejo novelas, nunca fui muito ligado a ficar “preso” em tramas televisivas, mas com Salve Jorge não teve jeito: Desde o seu primeiro capítulo que não consigo mais me desapegar da ótima novela escrita pela senhora. Sinto que além do Tráfico de Pessoas, sua trama abordar tbm esse preconceito mesmo que de forma “velada” que a senhora descreveu acima, exposto através da melhor personagem da novela Morena, minha preferida na trama. Concordo com você Glória, o preconceito existe sim, pois infelizmente, já vi acontecer dentro de minha própria casa com minha namorada que agora é minha esposa. Minha mãe é uma ótima pessoa, boa de coração, educada, solidaria, mas de forma involuntária ou não, cansou-se de virar o rosto e desaprovar, moças que eu e meu irmão a apresentávamos como nossas namoradas na época. A explicação dela era clara e direta, “é boa pessoa, MAS, para namorar o meu filho não serve.” É isso que acontecer em muitos lares do nosso país mesmo, “para os filhos dos outros serve, com o meu não”. Isso é preconceito? É. Mas aquele preconceito que as pessoas insistem em mascarar, em dizer que não tem. Glória vou ser direto com a senhora, a personagem Morena é a personificação do Brasil que todos nós sabemos que existe, e só alguns vêem, outros fecham os olhos e ignoram. Morena é o Brasil das diferenças, das vontades ocultas, que todos temos e escondemos. Em cada moça linda, trabalhadora, guerreira, que não foge da luta quando é necessário, sempre pronta para o que for, que sempre que é provocada responde a altura e por vezes pior, a Morena está representada. Morena é favela, Morena é Rio de Janeiro, Morena é Brasil. Morena é a mocinha das classes C e B, que já estavam cansadas de moças pacatas, ingênuas, e submissas da zona sul, sem um pingo de vontade e sangue nas veias para lutar contra as adversidades da vida. Morena é a mocinha que me faz todos os dias ligar a televisão da minha casa e torce a seu favor. Torce para que tudo der certo para ela, que sua luta não seja em vão. Vejo na Morena, um pouco da minha mulher, quando começamos a namorar. A jovem moça que me encantou pelo jeito destemido e espontâneo, e me tirava do sério pelas as atitudes impensadas. Glória Perez meus parabéns pela escolha da atriz Nanda Costa para o papel de sua protagonista Morena, não conhecia o trabalho dessa moça, que grata surpresa eu tive ao vela em cena na estréia de Salve Jorge. Desde então, estou absolutamente encantado por sua beleza e talento. Nanda Costa nascerá para viver a Morena, atriz jovem, talentosa, cheia de garra. Defende com competência uma personagem difícil, densa e cheia de nuances e conflitos. Nanda possui um magnetismo que torna impossível tirar os olhos dela, quanto está em cena. Grande atriz, grande talento! Parabéns as duas, a você Glória pela sábia e corajosa escolha por Nanda Costa, e a própria Nanda por está correspondendo a altura, a chance lhe dada.

    Grande abraço e Salve Jorge, Salve Glória Perez e Nanda Costa!

    Bruno Nóbrega Galvão.

  33. Odele Souza dezembro 2, 2012 at 3:28 pm #

    Estou gostando muito da novela e raramente perco um capítulo. Estou gostando muito da atuação de Nanda Costa e fico contente de ver na tela uma “protagonista inesperada”. É bom ver que está havendo por parte dos autores o esforço para não repetir sempre os mesmos rostos. Há atores jovens muito talentosos que precisam apenas de uma oportunidade para mostrar seu trabalho.

    Beijos

  34. Adriana Ramalho dezembro 4, 2012 at 8:43 am #

    Oi Glorinha linda como sempre, gostaria de parabenizá-la pela novela que está um sucesso. Como estudo a noite e estou de ferias, agora curto mais.
    Estive lendo sobre os maus comentários de Nanda Costa, sobre a quimica ruim com Théo. Bom, só tenho a dizer que os dois são lindos, apaixonados, adoro. É claro, dá aquela impressão de inferioridade, pelo fato de Morena ser da favela, falar simples, mas nada que abale o casal.
    Parabéns, a novela está ótima e acredito que só tende a melhorar, você sempre escreve sucessos. Continue assim e se encontrar com Nanda Costa, diz pra ele não desistir, continuar naquilo que ela acredita, ela é maravilhosa, tem talento grande. Acredito nessa capacidade dela e sei que você também por ter a escolhido para essa trama.
    Um grande abraço cheio de luz e continue sendo essa pessoa que irradia sempre amor!

    Beijos

  35. Carmem (CacaU) dezembro 4, 2012 at 6:08 pm #

    Eu acho muito bom que Morena seja uma personargem diferente das outras que a gente vê sempre. Acho que a discursão, é porque as pessoas não entenderam a Morena, esperavam uma moça igual as que sempre vemos nas novelas e alguém bem conhecida. Mesmo Nanda sendo popular no cinema, pois já a vi em filmes, para muitos, ela é um rosto desconhecido. Foi legal mudar a cara da nova mocinha. O tema da novela, também, é muito bom e muito interessante, nos mostra o quanto devemos ficar alerta em relação a propostas que parecem cair dos céus e sobre o sumiço de tanta gente, que ninguém faz idéia de para onde foram, que na maioria das vezes nunca parecem. Vamos ficar ligados no desenrrolar da história. Felicidades Nanda Costa, Felicidades Glória

  36. Fany dezembro 5, 2012 at 1:22 pm #

    Olá…
    A novela é nota 10000….
    Assisto todos os dias, tenho tv a cabo com várias opções d canais mas quando dá o horario das 21:00 é sagrado tenho que assistir SALVE JORGE.
    Novela linda…historias marcantes e ao mesmo tempo reais.
    O povo brasileiro tem muito preconceito com religião, classe social e entre outros.
    Pra mim a novela é um sucesso SIM.
    A questão é que talvez o povo esteja sentindo falta de novelas obsenas com uma violencia sem limites e Salve Jorge vem com uma proposta diferente, aborda fatos reais e cultura!!!!

  37. MISTER KNIFE dezembro 6, 2012 at 4:48 pm #

    Olá Glória !! Que país é esse, onde não se pune quem comete absurdos e atrocidades !
    Já não sou mais jovem, e cada vêz mais me sinto constrangido com as atitudes de nossa justiça !
    Pior, o povo não faz nada, sofre calado !
    Qualquer dia…te mando um vídeo com o que vou fazer com o QUIVERME .
    19 tesouradas…é o mínimo que ele merece…!!!
    Sinto muito…muito pela sua perda…!!
    Que DEUS a proteja sempre

  38. Antón V. Bichkov dezembro 7, 2012 at 10:22 pm #

    Glória, que bom encontrar esse blog (não sabia da sua existência)

    Meu nome é Antón, sou cubano, moro em Cuba e tenho (mais bem herdei) um blog inteiramente dedicado a novelas (teledramaturgia) brasileiras: brasilescopio.blogspot.com

    E muito antes de você trazer à tona à questão do preconceito, já vinha avisando que a rejeição à Morena/ Nanda Costa, tinha a ver com esse assunto.

    Vejo o Brasil de fora, como ‘parte não interessada’ – se me permitem o termo jurídico – e poderia falar muito sobre as minhas percepções sobre o seu país, mas não é o espaço. São muito anos lidando com o Brasil e brasileiros, para ‘entender alguma coisa’.

    Apenas dizer, se vale a visão de un estrangeiro, que pode enxergar melhor as contradições sociais de um país que ADORA, que você está certíssima quando invoca o preconceito como principal causa de críticas.

    Mas nesse ambiente ‘politicamente correto’ e, sobretudo, no ‘positivismo brasileiro’ (onde tudo é bom, tudo é otimismo, tudo é maravilhoso – apesar da notória inconformidade), QUEM vai se atrever a declarar abertamente que o Brasil – ou parte dele, ou até mesmo parte de SP – torce o nariz pra sua mocinha, por ser pobre, favelada e ‘pouco elegante’!

    Confesso, não tinha muito contato com a sua obra. Cuba nunca comprou O Clone (muito menos América, com o tão explosivo e inconveniente tema de imigração ilegal). Estou vendo alguns capítulos de India (como carinhosamente se conhece sua novela no mundo). Há coisas que gosto, outras não.

    Portanto, qualquer defesa que eu faça e já fiz várias de Salve Jorge e as suas intenções/ qualidades como criadoras, são mero fruto da objetividade e, em alguns casos, da revolta que me causa assistir às campanhas mercenárias.

    Salve Jorge, eu acho una obra digna não, digníssima, com uma estirpe novelesca de invejar e, sobretudo, cheia de nuances, que a maioria não que não perceba, mas não ESTÁ disposta a perceber.

    E cada dia descobro mais. Apesar do difícil que resulta assistir (com a nossa conexão infernal) Salve Jorge no site da Globo, eu tento, o mais que posso seguir os rumos da sua trama, que merece, sem dúvida, um desempenho melhor!!!

    Nunca me canso de dizer, que independiente de qualquer coisa, o seu maior mérito é que, enquanto os outros se cercam de colaboradores, dialoguistas, sub-empregados da escrita, você faz tudo SO-ZI-NHA! E esse olhar de ‘autor’ que ainda deve ser preservado, perante a industrialização destruitiva da criação noveleira.

    O que é que eles escrevem???!!! Escrevem NADA!!! VOCÊ é que escreve, todos os dias, todas as horas, todas a falas e ações de suas criaturas. Isso pra mim é o principal.

    Não se acanhe, afinal, a Janete, você bem disse: hoje é cult, mas houve um tempo que, ídem a você, alguns a catalogavam de LOUCA!!! Claro, só uma ‘louca’ era capaz de tantas proezas!!!! Afinal, de perto ninguém é normal, né não???

    Um grande abraço e se ainda tiver tempo e disposição, vá e confira:

    http://brasilescopio.blogspot.com/2012/10/salve-jorge-el-dragon-de-gloria.html

    (Salve Jorge: O dragão de Glória)

    http://brasilescopio.blogspot.com/2012/11/viejas-recetas-con-nueva-cara-gloria.html

    (crítica sobre a estréia)

    SAÚDE E SORTE
    ANTÓN

    PS. Adorei a cena do Iúri e do gato! É muito russo isso! Conheço bem!

  39. LENIRA dezembro 8, 2012 at 12:25 pm #

    Gosto muito da MORENA ela é guerreira e do bem você esta certissima. Gostaria que vc visse este meu post e lesse GLORIA NÃO MATE A JESSICA NÃO!, nãoi é justo com a personagem ela e a MORENA tem que fazer justiça contra aquela quadrlha que traz tanto sofrimento para tantas familias.

  40. Herminia Idman dezembro 8, 2012 at 10:30 pm #

    Gloria,estou te parabenizando,pela novela,tem tudo à ver comigo.Eu também fui vendida e a sua novela parece com a minha vida.Espero que o governo Brasileiro faça uma busca ao mundo,pois ainda hoje existe muitas garotas submetidas a esses tipos de escravidao.Um beijao pra voce e que Deus te abençoe e que te de saude pra voce continuar realizando essas historias maravilhosas.Pois eu mesmo estando longe do Brasil consigo ver.Herminia

  41. ale dezembro 9, 2012 at 12:52 pm #

    Não mata a personagem Jéssica, faça com que ela se afunde cada vez mais nesse mundo, seria interessante mostrar como as garotas se atiram nas drogas para poder esquecer o que passam, dessa forma mostraria duas situações que prenderiam o público.
    A Jéssica tornando-se viciada por força das circunstancias é o que falta para expor o problema da prostituição.

  42. Joana D'arc dezembro 10, 2012 at 6:27 am #

    oi

    parabéns pela novela,está ótima.
    A senhora como sempre tratando de assuntos polêmicos que muitas vezes a sociedade prefere ignorar.
    Desejo muito sucesso

  43. viviane dezembro 10, 2012 at 11:53 am #

    Glórinha?

    Parabéns pela novela, o tema é muito importante para o Brasil, que sim infelizmente é cheio de preconceitos, espero também que abra os olhos das pessoas em relação ao tráfico de pessoas.
    Quando a Morena ela está M-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a, como protagonista, tanto ela como o Théo, e torço muito para ele ir até a Turquia atrás dela, por favor não separe os dois, eles tem que tem muita quimíca, tem que terminar juntos. Você nos deixou vibrar esse amor com eles, por isso eles tem que acabar JUNTOS. Beijos para você

  44. Plínio Ubert dezembro 10, 2012 at 3:47 pm #

    Não sou de escrever em Blogs, salvo o da minha irmã, cada dia menos, mas confesso que gosto do seu. Você ao contrário da maioria das pessoas públicas não faz do seu Blog um altar, um templo para o culto à personalidade, você escreve o que pensa, questiona, enfim, o mundo precisa de pessoas assim! De gente para incentivar a reflexão, isto requer coragem! Aindabem que tem…
    Pensar é preciso, viver não é preciso (rs). Quando estou prestes a ficar muito raivoso ou magoado, tomo um bom vinho e leio uma reflexão budista que adotei como anti-explosivo.

    “Na evolução da consciência nossa maior dificuldade é sempre a oportuinidade mais preciosa.”

    Abraço. Plínio Ubert.

  45. Junior dezembro 10, 2012 at 6:52 pm #

    Gloria estou amando salve jorge e linda a novela é bem melhor que avenida brasil eu acho parabens eu tou apaixonado pela morena (nanda costa) meu deus que personagem mais lindo e pura a mulher brasileira guerreira em tudo é a musica do rei chega a me arrepiar esta musica nao e so dele e minha e da minha esposa tambem amo salve jorge amo parabens Gloria Perez melhor escritora e melhor escritor Maneco Manoel Carlos amos os dois .E para quem critica vai toma bem naquele lugar essa novela ja é um sucesso.gloria vc é mil.

  46. Luciana dezembro 11, 2012 at 10:31 am #

    Ola Gloria!

    Uma historia em meio a tantas outras e a poesia das classicas historias de amor, isso faz sonhar. Otimo o tema do trafico de pessoas.
    E para quem vive em exilio (forçado ou espontâneo) uma cançao…

    Gostaria de te apresentar uma cançao de minha autoria (letra) com uma grande amiga cantora e copositora atuante na cena de Paris. Se trata de um blues estilo Billie Holiday…mas nao quero ser invasiva. Se tiver um tempinho te mando o link para escuta-la.

    Um abraço e continue com essa maneira poética de falar da vida.

  47. zacarias dezembro 13, 2012 at 7:31 am #

    Algumas pessoas querem que voce muda a historia,colocando flavia alessandra ou carol para protagonizar,nao faca isso por favor ,isso e puro preconceito ,um dia essas duas atrizes citadas,tambem ninguem conhecia,todos merecem sua oportunidade,principalmente pessoas de talento como Nanda.Voce e uma autora sensacional e sabia o que estava fazendo quando a escolheu para protagonizar,ela tem todos os quesitos para esse papel.Parabens.

  48. Priscila Andrade dezembro 14, 2012 at 3:22 pm #

    Dá uma lida nessa matéria que saiu hoje (14/12) no site da BBC Brasil. A mãe se fez passar por cafetina para procurar a filha nos prostíbulos, só que infelizmente nunca a encontrou.

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/12/121214_marita_micaela_mae_coragem_mm_mc.shtml

    Não ligue para as críticas! A sua novela está ótima e tenho certeza que vai contribuir muito para minimizar o nº de pessoas que caem na teia no tráfico humano.

  49. Maggie Gasparac dezembro 15, 2012 at 1:14 am #

    Salve Gloria por sua interessante e sensacional Salve Jorge. Como uma mulher inteligente e guerreira que vce e, tenho certeza que nao vai ficar preocupada com a critica ridicula que estao fazendo a respeito de sua novela. Vce esta abordando um assunto polemico mas de muita utilidade para os jovens que no afa de procurar uma vida melhor cai nas garras de criminosos. Sou sua fa desde O Clone; o seu nome e sinonimo de sucesso. A escolha da Nanda para fazer a Morena foi acertadissima e ela esta desempenhando o seu papel brilhantemente. Depois da novela, ela sera uma estrela! Vce traz alegria para minha vida solitaria todas as noite e por isso lhe agradeco de coracao.

  50. FRANCISCA dezembro 18, 2012 at 8:05 am #

    Parabéns Glória Perez, pois o assunto (mais um de suma importância) a ser abordado nos próximos capítulos é quase que invisivel, constatado por meio de uma pesquisa na mídia onde as notícias sobre “mulas humanas” raramente traz a mulher como “mula”, mas é cada vez mais recorrente o “uso” de mulheres para transportar a droga no organismo e cada vez mais de forma surpreendente, como cirurgia para implantar a droga na pele. Infelizmente meu Estado(Mato Grosso do Sul) é rota desse tipo de tráfico, combinado com a fronteira entre o Brasil e a Bolívia, onde basta atravessar uma rua e com o agravante do grau de pobreza e miséria na qual vivem mulheres que são abandonadas pelos companheiros ou quando são presos, também por ser “mula humana”. Creio que é preciso discutir sim essa problemática de forma conjunta pelos países e com o apoio de projetos como sua novela.

    abraço.
    67-84039494

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes