a sentença de Macarrão e Fernanda

O desfecho do primeiro julgamento do caso Elisa Samudio dá o que pensar.

Homicidio triplamente qualificado,  torpe, covarde, merecendo 15 anos apenas de cadeia  para Macarrão (leia-se 12, porque os 3 relativos ao sequestro de Elisa e do bebê devem ser cumpridos em liberdade), e 5 para Fernanda, que depois de ver reconhecida pelo juri sua participação na trama para o assassinato de Elisa, saiu do tribunal livre, leve e solta.

Na base desse absurdo, está um desses afagos para criminosos bem caracteristico de nossas leis e da flexibilidade moral que nos rege: criminosos podem mentir, caluniar, injuriar, vale tudo em nome da defesa. E se forem espertos o suficiente para emplacar o que dizem... tem a impunidade legitimada!

Bruno e sua quadrilha fizeram isso durante desde o momento em que foram pegos: contaram todas as histórias da carochinha que lhes vieram à cabeça. A imprensa, por sua vez, ávida de material, divulgava os absurdos sem nenhuma crítica, sempre buscando semear  dúvida de modo a fazer render o assunto.

Elisa está viva? o menor que denunciou a trama fantasiou ou nao?  todas as especulaçoes foram feitas.

E embora a trama para o assassinato de Elisa estivesse, desde o inicio, clarissima para qualquer um que apelasse para um mínimo de bom senso, a dúvida se difundiu, tornando viável que Bruno e seus comparsas pudessem ser beneficiados por ela, saindo do tribunal sambando na cara da sociedade e prontos pra outra.

Por tudo isso, ainda que decepcionem as penas dadas a Macarrão e Fernanda, a juíza foi sábia aliviando a mão sobre Macarrão e garantindo, com a confirmação da morte de Elisa e a indicação do mandante, a condenação do resto do bando!

Nos Estados Unidos, mentir para a Justiça é considerado obstrução de justiça: Macarrão e Fernanda teriam pena bem mais elevada, só por conta disso. Aqui, a gente tem que "premiar"meias verdades!

 

21 Responses to a sentença de Macarrão e Fernanda

  1. Ana Maria novembro 24, 2012 at 8:25 am #

    Bom dia Glória, a justiça no Brasil deveria ser repensada, com a reformulação das leis, códigos, etc. Meu sonho é a justiça brasileira chegar perto da norte americana, que é bem mais justa e mais rigorosa.

  2. Priscila Rodrigues novembro 24, 2012 at 10:41 am #

    Todos parte da mesma laia.Penso no sofrimento da Eliza sem poder fazer nada..Quando cada um chorava eu pensava.TadinhoS!.engana que eu gosTO))Penso que eles acham que todos são Idiotas.,né! Cansada de assistir.essas cenas.Sera que daqui um tempinho vão ser Pastores.Oh! Deus do céu.

  3. Luiza novembro 24, 2012 at 11:27 am #

    Se esse crime barbaro fosse cometido EUA esse bando de bandidos estariam indo para pena de morte ou prisao perpetua.
    Porem no Brasil é isso ai… bandido é que manda, maior carnaval na justica brasileira.
    Espero que o crapula do Bruno e o capeta do Bola sejam punidos severamente pela morte da menina.
    Pior é ver MUITAS pessoas famosos como ZICO ainda defedendo esse bandido do Bruno, muitos ainda torcendo para esse criminoso voltar a jogar isso sim seria o fim…
    esporte nao é lugar para marginal. No minimo ele deveria ser banido para sempre do esporte, ele nao é exemplo para nossas criancas.

  4. Sandra McPherson novembro 24, 2012 at 12:29 pm #

    Eita,por isso que esse pais nao vai pra frente,um absurdo isso,o Brasil esta precisando de gorvernante e presidente de mao firme,temos que mudar a lei para uma pratica mais rigida,prisao perpetua pra esses e todos os outros criminosos,ate parece que estao cuspindo na cara da familia e sociedade,muita raiva.

  5. silvia chagas novembro 24, 2012 at 10:06 pm #

    Aqui se faz aqui se paga ,eles deveriam ter pena de morte por mutilação para saber como foram cruéis , condenação perpetua para eles

  6. Nayara novembro 24, 2012 at 10:48 pm #

    Querida Gloria, peço que ainda não permita este comentário para que seja visto por todos em seu blog, mas que apenas me responda se você autoriza o texto que pretendo publicar em minha coluna no jornal A Gazeta. Publicarei apenas depois de seu consetimento. Tentei entrar em contato por email, mas não foi possível, por isso deixo aqui o texto. Meu email é
    lima.nayara@globo.com

    Um abraço, com todo e sincero carinho
    Nayara

    Não me esqueci de Daniella

    Os leitores desta coluna, onde publico quinzenalmente minhas crônicas, devem se lembrar do caso de Daniella Perez, a atriz e dançarina assassinada no ano de 1992. Guilherme de Pádua hoje, solto, coordena aulas de teatro em uma igreja. Paula Thomaz pintou os cabelos, mudou de sobrenome, e não sei como consegue sorrir. Eu ainda era criança e fui entender apenas mais tarde o horror noticiado, que não fazia parte da novela escrita pela mãe da vítima, mas do real pálido que às vezes se torna a vida. Só mais tarde fui entender que a menina que dançava diante de meus olhos ainda brilhando na infância, nunca mais dançaria. Nunca mais seria atriz.
    Hoje tenho a idade próxima de quando Daniella perdeu, cruelmente, a vida. Vejo às vezes que a mãe, Gloria Perez, conforta outras que ainda precisam implorar por justiça, mesmo na dor. Sabemos que casos semelhantes acontecem. Há pouco tempo aconteceu aqui no estado do Espírito Santo, e não sei até quando a justiça será feita. A do caso de Daniella sequer durou o tempo de a família secar as primeiras lágrimas. (Como imaginar secas lágrimas assim?).
    Duro pensar, mas imagine o leitor como ficam os cômodos calados, onde antes havia música. O ar estático da sala onde antes habitava os sutis movimentos de quem dançava. É bruto existir sabendo que a lei dá plena liberdade a quem tirou, com golpes que arderam na frieza de uma tesoura, a liberdade de existir de Daniella. Difícil fica pensar que no ritmo do que era som, agora habita um intervalo mudo, de quem brilhou e foi embora, como fazem as estrelas para o céu que pouco a pouco clareia.
    Mas não sangram as estrelas, não se assustam, doem nada. Só deixam de aparecer e retornam aos nossos olhos quando é noite seguinte. São como deveriam ser os tantos que, na hora de ir, arderam de olhos abertos para o clarão do horror. São as estrelas como deveria ser a Daniella, que nunca mais viu os amigos e parentes, falou com o pai, abraçou os irmãos, beijou o marido, sorriu com a mãe.
    Nunca mais ela apareceu na noite seguinte, de quando eu ainda criança esperando ver, perguntava aos adultos atônitos: “Mas cadê a menina que dançava?”. Não souberam como me responder.
    Depois de tantos anos, pergunto à lei que logo deixou em liberdade os assassinos: “Mas cadê a menina que dançava?”.
    Daniella, não sei por que um capítulo assim. Mas sempre que começa uma nova novela escrita por sua mãe, fico certa de que a sua música continua, gloriosa. E embora o real seja às vezes um fim amargo, menina que dançava, sinto que seus passos estão no ritmo do coração dela.

  7. ivonete de lima novembro 25, 2012 at 6:02 am #

    Bom dia Gloria somente quero registrar aqui o meu respeito grande por vc que nunca deixa q crimes como esse fiquem mornos,sua luta pela justiça é de uma grandeza. vc será sempre exemplo pois nem todo mundo q é figura pública age assim, penso q dou um obrigada por muitos, abraços fraternais.

  8. Elaine Rodrigues novembro 25, 2012 at 10:27 pm #

    Penso q a brandura das leis e as possibilidades de benefício àqueles que prejudicam à sociedade é algo assustador.Apesar disso, acredito q o maior castigo para todo esse bando d monstros assassinos é assistir d camarote à queda do império do Bruno , império q os sustentava e que eles veneravam ,e que, por causa dele , destruíram a vida da menina

  9. Mel novembro 26, 2012 at 4:55 am #

    Bom dia, Gloria

    Primeiramente, o Bruno, negou a pensão alimenticia para seu filhinho, e oferenceu 1 milhão para ter o habeas corpus.
    entao vc ja ve ai a conciencia e o medo.
    hoje ele perdeu tudo, a sossego, de dormir no quarto dele,outra coisa.. pensa como ele mesmo se condena, quantas x ele deve ver ela no dia, lembrando da carinha dela, mas hoje ela esta muito bem,ele muito mal. pois a lei é de causa e efeito. pode ter certeza, que nunca mais vai jogar para o Flamengo,nunca mais vai ser visto como um grande atleta e sim , um merda, um verme, que nao sei como arrumou outra namorada, mas dá p se ver que ela adora se envolver com mulheres conhecidas como prostitutas, ele adora uma biscate.será que essa namorada dele num pensa que se ele matou 1 e ia matar o proprio filho mata 2 ou 3. se eu fosse a mae dela, juro pelo meu DEus, eu nao deixava nunca.ela ter nem amizade, com um homem tão cruel, Querida namora do bruno, vc será a proxima vitima..vc nao esta pagando de gatinha e sim de vaca.

  10. Artes da Marga novembro 26, 2012 at 6:25 am #

    Agora a defesa do goleiro está querendo tirar a juiza que condenou Macarrão. Não duvido nada que não consiga pq nossa lei é podre para nós e maravilhosa para bandidos e assassinos. E o povo aceita tudo sorrindo.

  11. EDSON novembro 26, 2012 at 10:29 am #

    Oi Gloria , esse julgamento virou um circo onde nos trabalhadores que saimos cedo de casa pagamos pra esses assassinos viverem nas nossas custas, infelizmente estou desacreditando nesse nosso Brasil,Guliherme de Padua pastor e Paula Nogueira nas ruas e o fim do mundo.Aquem pedimos socorro hein?

  12. Carolina novembro 28, 2012 at 11:57 am #

    Realmente vergonhoso.

  13. Juliana novembro 29, 2012 at 7:11 am #

    Não acredito que adiaram o julgamento do Bruno!

  14. Giselle Paiva novembro 29, 2012 at 6:16 pm #

    Não adianta esperar pela justiça humana. Acabou a justiça dos homens. São todos corruptos e comprados. Essas pessoas não tem paz no coração. Devem ser atormentadas. É uma palhaçada! Vergonhoso. A tendência é piorar. Não vai ser fácil.É muito triste e revoltante esse caso.. .#misericórdia de nós kkk queremos Justiça por essa garota.

  15. Elizabeth dezembro 4, 2012 at 3:13 pm #

    Quando alguém fala em pena de morte, todo mundo critica, mas ela já existe para os cidadão de bem e está em vigor no Brasil.

  16. Valentina dezembro 10, 2012 at 12:46 pm #

    Estes marginais deveriam nascer mortos!
    Advogados são cúmplices=lixos!
    #EUAPOIOGLORIAPEREZ
    http://noticias.r7.com/cidades/guilherme-de-padua-diz-que-ex-mulher-tinha-ciumes-de-daniela-perez-10122012

  17. Helena dezembro 12, 2012 at 11:01 am #

    Querida e gloriosa Glória descobri somente hj o seu blog e estou debulhando.A admiro muito não só por ser uma grande novelista.Mas,sobretudo por ser forte,corajosa e extremamente humana ,pois sempre se envolve dando sua opinião quando crimes tão hediondos quanto o que tirou sua Daniela são julgados.Infelizmente vivemos num pais sem leis onde tudo é permitido, é uma vergonha que uma pessoa que mata esteja menos de uma década depois livre.Parabéns pela coragem e serenidade e por tudo que ja sofreu não ter perdido a ternura e a esperança.Vc é uma guerreira, acredita que dias melhores virão sem ser uma alienada.A maneira leve e firme da mãe de Elisa durante o julgamento me fez lembrar vc em relação a perda de Daniela, Dona Sonia disse que apesar da pena ter sido branda uma coisa não teria reparo a vida toda seriam apontados como assassinos , isso deve ser um alento da dor tão grande que deve ser a perda de um filho de uma maneira tão trágica.Muita paz em sua vida sempre Gloria.

  18. Marcos José Marcelino dezembro 12, 2012 at 9:37 pm #

    Oi Glória!
    Não sei se este é o caminho para te escrever, mas foi o que achei.
    Trata-se de uma opinião relativa a possível novidade na novela SALVE JORGE e quem sabe pela sua ousadia e sendo precursora de vários assuntos, possa lhe servir.
    Segue o comentário:

    Meu nome é Marcos José Marcelino, advogado, ex militar do 1º Batalhão de Forças Especiais do Exército, Paraquedista, Comandos do Exército.

    Tenho certeza de que a estória da novela SALVE JORGE já tem começo, meio e fim e de certa forma já definida, contudo, tenho a ousadia de lhe oferecer uma opinião, mas não como escritor, simplesmente como um homem do Exército, em virtude da estória ter adentrado neste viés.

    No uniforme dos protagonistas militares existe um brevê de PQD, ou seja Paraquedista do Exército, que significa um treinamento voluntário, árduo e de extremos, principalmente no tocante a parte física.

    Minha idéia quanto a isto, já que felizmente adentrou na seara militar, pois de certa forma esquecida e relegada pela mídia, é que vá fundo no cerne da questão, especialmente no que tange a mais especilizada e agressiva tropa do Exército, ou seja, os Comandos das Forças Especiais do Exército.

    O momento atual da novela demonstra um desapontamento muito grande do Capitão por morena e ao mesmo tempo, após ludibriada, verdadeiro desespero da persnagem pela situação em que se encontra de escravidão sexual, e com isto, não sei de que forma, você poderia aproveitar o sofrimento do Capitão para que ele escolhesse o pior lugar imaginável para curar seu pesar, o chamado Curso de Comandos, lugar onde o homem enfrenta terríveis medos, dor, sofrimento físico e psicológico e o seu próprio limite para alcançar o objetivo de se tornar um Comandos, uma verdadeira lenda nas Forças Armadas.

    Para tanto, deve se submeter a todo o tipo de provação, seja fíica, psicológica e emocional, sendo verdadeiramente espancado, colocado a prova no frio, calor, sede, fome, dor, etc.

    Não é segredo que o filme tropa de elite despontou como grande sucesso nas bilheterias nacionais e até internacionais, isto porque o Brasil precisa desesperadamente de heróis, ou mesmo de um anti-herói como o Capitão Nascimento e por este motivo rogo que leve em consideração esta carta a qual tem por objetivo incluir em sua novela algo mais profundo no sentido militar do que o existente e acredito piamente que trará consequências extremamente positivas também na audiência da novela.

    Sei que não seria fácil neste período mudar qualquer coisa no enredo, contudo, desafios lhe chamam a atenção se lhe apetecer e for de sua convicção, acredito eu.

    O curso de Comandos tem fases em que o militar chega a perder dezoito quilos em três dias, a exemplo do TRL (teste de reação de líder), que consiste em três dias sem comer, beber e sem dormir passando por oficinas de combate e sobrevivência.

    Os Comandos, por serem mais antigo que o curso de operações policiais especiais (BOPE), serviu de modelo para este, inclusive de seu símbolo, a caveira, assim como do treinamento propriamente dito, sendo adaptado às tropas policiais, reduzindo-se o tempo de treinamento também.

    Por fim, acredito sincermente que o protagonista faria muito sucesso se os segredos dos imortais, assim também chamados os Comandos fosse revelado em seu curso e tenho certeza que o Exército apoiaria tal idéia e teríamos um provável anti-herói, com todas as condições de fazer o sucesso do tropa de elite em sua luta pela amada, preparado e como COMANDOS, com total condição para se estabelecer quanto a segurança da Morena ou resgatá-la ou mesmo vingá-la prendendo a atenção dos telespectadores de tal forma, não visto ainda em uma novela. A própria sobrevivência do protagonista no curso e sua não desistência no seio de uma maioria que irá desistir, já causariam grande impacto.

    Glória Peres, não sei se é inconveniente ou tarde ou mesmo ingênuo de minha parte esta opinião, só sei que é algo em que acredito e sei a capacidade de um Comandos mesmo que sozinho fazer a diferença na busca e salvação de seu amor, inclusive no esfriamento de sua conduta pelo sofrimento, mas ainda acreditando em seu grande amor e na honra de sua busca e sua proteção ao ser amado, mesmo com consequências nefastas a si mesmo e de sua possível destruição.

  19. elias alfredo dos santos dezembro 20, 2012 at 12:55 pm #

    temos que mudar o codigo penal e com isso penalizar o infrator no grau maximo,aumentando o tempo de prisao e tambem instituindo a prisao perpetua e a de morte pois so assiim
    as coisas voltarao para o seu devido lugar , ou seja bandido preso e populaçao tendo novamente segurança de ir e vir ,de morar em suas casas protegido da barabrie e da selvageria que o malfeitores nos proporcionam.
    somos nos quem pagamos os salarios de quem e obrigado a fazer as leis por isso vamos sair as ruas e exigir que façam leis que protejam a populaçao de bem que e quem carrega esse pais nas costas trabalhando e criando riquesas para o bem do pais.
    vamos exigir que se mude tambem as leis de execuçao penal para que sejam suprimidos beneficios como saida de natal ,saidinha do dia das maes etc.,pois eles so saem pra matar e pra roubar.
    vamos entao nos unir para acabar com a impunidade que insiste em ser regra num pais que ja perdeu o sentido de ordem e de progresso.
    ps o proncipal culpado e o politico que so faz leis que beneficia malfeitor,esquecendo de quem lhe confiou o voto.
    ah ia me esquecendo (vamos proteger as forças de segurança que e a unica malha protetora da sociedade,pois prendem e sao obrigados a ver o juiz soltar na mesma hora por conta de um codigo ultrpassado e com funcionalidadeproximo do zero.
    vamos exigir que o congresso ,a camara e as forças politicas se mobilizem para mudar esse estado de coisa ;temos que colocar tambem o supremo e toda a corte nessa luta .,pois so a uniao de todos e que nos levara a ter a proteçao que precisamos e merecemos.

  20. Anabela dezembro 23, 2012 at 7:53 am #

    A Lei Penal Brasileira está erradíssima, sem dúvida. O réu, tem o direito ao silêncio, mas a mentir? Não terá que alegar o que diz/ inventa? A Lei Penal e Processual Penal nos E.U.A varia de Estado para Estado, e em alguns Estados, peca por excesso: quantas pessoas são condenadas à pena de morte injustamente? A Justiça não se compadece nem com o 8 nem com o 80 ….

  21. Ana dezembro 23, 2012 at 7:55 am #

    A Lei Penal Brasileira está erradíssima, sem dúvida. O réu, tem o direito ao silêncio, mas a mentir? Não terá que alegar o que diz/ inventa? A Lei Penal e Processual Penal nos E.U.A varia de Estado para Estado, e em alguns Estados, peca por excesso: quantas pessoas são condenadas à pena de morte injustamente? A Justiça não se compadece nem com o 8 nem com o 80 …. Temos que mudar o que está errado.

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes