Mães de Acari pedem socorro à imprensa!

Amanhã às 11 e 59 da noite, a chacina de Acari completa 20 anos: o crime prescreve, encerram-se as investigações para encontrar os corpos dos chacinados, e os assassinos -se identificados- não poderão mais ser punidos! a não ser que, até esse horário, as investigações sejam reabertas.

Durante 20 anos, o que essas mães guerreiras enfrentaram pelo direito de enterrar seus filhos, é coisa que desafia a imaginação de qualquer um! Mas 20 anos é muito tempo, e há muito tempo elas deixaram de ser notícia, de modo que as gerações mais novas pouco ou nada sabem sobre as mães de Acari.

As que sobreviveram continuaram incansáveis, batendo nas portas das autoridades e clamando pelo apoio da imprensa, para evitar que tudo termine em pizza, como se anuncia! Só a imprensa poderá dar amplitude a esse clamor! Só a imprensa poderá, nesse momento, fazer a diferença, evitando que a saga dessas mães tenha sido vã, com a prescrição do crime!

Pena que elas vivam num país onde revistas que se pretendem sérias, dediquem nessa semana o espaço que deveria ser delas para glamourizar um psicopata assassino, condenado no Tribunal do Juri por homicídio duplamente qualificado, premeditado e torpe.

Há algo de podre no reino da Dinamarca! Mas também é verdade que ainda podemos contar , nesse meio, com gente comprometida com a defesa da justiça e da cidadania!

37 Responses to Mães de Acari pedem socorro à imprensa!

  1. Petsonline julho 25, 2010 at 5:52 pm #

    Valeu Glória. Bom o trabalho de divulgação que faz.

  2. Lula Ribeiro julho 25, 2010 at 6:29 pm #

    A justiça no nosso país é brincadeira.
    Um crime absurdo desse, prescrever por falta de julgamento.
    E o pior, já se vão 20 anos.

  3. Mariana julho 25, 2010 at 7:25 pm #

    Glória, boa noite
    Gostaria muito de seu contato (email), pois sou Promotora Legal Popular, um projeto de capacitação de direitos humanos para mulheres, faço parte de uma entidade feminista- Centro Dandara de São José dos Campos SP- e gostariamos de saber se tem como conversarmos?? Desde já agradeço a atenção

  4. ana clara julho 25, 2010 at 7:49 pm #

    Glória,que psicopata assassino?O monstro verminoso G.Pá…?Ele vai sair na imprensa novamente?

  5. lucimara julho 25, 2010 at 8:25 pm #

    que psicopata e esse?nao e o que eu to pensando ,e?bom,se tratando de brasil…..nao duvido nada.que coisa deprimente.

  6. Joao Batista Santos julho 25, 2010 at 8:27 pm #

    Oi Glória!!

    Será que só depende da imprensa? Acredito que existem muitas pessoas que seguem esse blog…. E se cada uma delas espalhassem essa notícia pelos sites?… Só tenho 902 contatos no Facebook, mas mesmo assim vou compartilhar essa postagem. Também posso divulgar pros amigos e comunidades do Orkut… A única coisa que atrapalha é o tempo que é curto demais.

    BjOs

  7. Gloria Perez julho 25, 2010 at 8:36 pm #

    João Batista, é claro que é muito importante que cada um de nos faça sua parte: escreva no seu blog também, claro! o que eu quis dizer é que só a imprensa poderia dar visibilidade rápida ao caso, e teria força para exercer pressão sobre aqueles que poderiam atender à reinvindicação dessas mães.

  8. Sérgio julho 25, 2010 at 8:56 pm #

    Glória seu blog novo é legal eu adoro deixa eu te pergunta é o Blog da Daniella Perez – Arquivos do Processo vai ter novas postagens?

  9. Marinho julho 25, 2010 at 9:19 pm #

    Viu a entrevista do MONSTRO essa semana, na Veja? Absurdo ele querer perdão…

  10. Myrinha julho 25, 2010 at 10:05 pm #

    Glória,
    Você é um ser iluminado.
    Fez bem trazer o assunto aqui.
    “Vox populi, vox deo” !
    Vamos fazer valer essa máxima, divulgando em todos os blog´s, no Orkut, etc., escrevendo para os jornais, revistas etc..
    Não podemos ficar de braços cruzados à espera da prescrição desse crime tão bárbaro.
    Vamos colocar a boca no mundo minha gente !
    Essas Mães merecem, no mínimo, RESPEITO e a alma de seis filhos, a necessária PAZ .
    bjs
    Myrinha

  11. Marcelo julho 25, 2010 at 10:22 pm #

    É fato que causa indignação!!!

  12. ROMARIO julho 25, 2010 at 10:39 pm #

    ISSO NÃO PODE CONTINUAR, MULHERES, SERES INDEFESOS APESAR DE SE JULGAREM IGUAIS, NÃO SÃO, PERANTE A UM BRAÇO FORTE DE UM HOMEM.

    ISSO NÃO PODE CONTINUAR!

    Desabafo: Sabes, todos os dias que estou me preparando para ir trabalhar, ligo a tv e assisto as principais noticias…isso acaba meu dia, vendo esses “tipos de ocorridos” como os de Acari, ai, isso me judeia, o dia simplesmente “ACABA”!

  13. Maria de Fátima Jacinto julho 25, 2010 at 11:20 pm #

    Olá
    Acabei de compartilhar em todos as minhas redes sociais…
    Quero me colocar a disposição de quem precisar, para lutas como essa, inclusive o meu blog, também está a inteira disposição da necessidade de mulheres, que sofrem violência… Não existe violência maior do que a de vermos nossos filhos arrancados de nós….
    Beijo no coração de todas.
    Meu imail. araretamabiojoias@gmail.com
    webesite: http://araretamaumamulher.blogspot.com/

  14. Flávia julho 26, 2010 at 7:27 am #

    Oi Glória!! Bom demais que vc voltou, saiba que você é a alegria da internet 🙂

    Respondendo à enquete: eu prefiro assistir às novelas em tempo real. Mas o youtube quebra o maior galho 😉

    Beijão beijão beijão!

  15. Allan Ferre julho 26, 2010 at 10:45 am #

    Bom Dia Glória Perez, ontem dediquei toda minha noite à divulgar essa notícia para que não caísse no esquecimento via twitter, fiquei das 19:00h às 01:12h, infelizmente poucas foram as pessoas que coperaram com essa súplica. Hoje vou continuar fazendo a mesma coisa.
    Assim fico com a conciência traquila e em paz por usar a internet pra uma causa que devemos ajudar, pois a mesma situação que essas mulheres estão passado poderia ser da minha mãe.
    Parabéns pelo seu trabalho.

  16. Paulo Roberto Stockler julho 26, 2010 at 12:20 pm #

    A matéria cá do blog, é ótima e pertinente, Glória, mas porque vc não usa de sua influência, para exigir até isso, da própria Globo, onde vc trabalha?
    Pressão no jornalismo da “casa”, que também dá espaço aos psicopatas do dia, seria fundamental!!
    Abraço!!

  17. Juliana Canuto julho 26, 2010 at 6:53 pm #

    Gloria vc leu a Veja desta semana? Por favor agora a impressa vai ficar dando ¨atenção¨a este monstro????
    Deixo aqui a minha revolta.
    Bjus te adoro.

  18. Rebekah Picariello julho 26, 2010 at 7:47 pm #

    My good friend and I have been just discussing this issue, she is normally seeking to prove me completely wrong! I am going to show her this particular post not to mention rub it in a little!

  19. Odele Souza julho 27, 2010 at 5:49 am #

    Querida Glória,

    A prescrição deste crime é um absurdo. Que país é este que deixa órfas as mães de Acari?! Que mídia é essa que dá espaço para criminosos e não apoia as pessoas de bem, não divulga causas justas, não cumpre seu papel social de levar informação de qualidade e utilidade pública?!

    O pedido de justiça das mães de Acari não sai publicado em revistas de grande circulação, mas um assasino frio e cruel tem lá o seu espaço – até bem grande, em destaque, como aconteceu nesta semana. Não se envergonham os senhores que têm poder de decisão para mudar tudo isso?! Não se envergonham senhores?! Com essa postura, dar espaço a bandidos e ignorar causas justas, vocês estão colaborando para que o BRASIL continue a ser o PAIS DA IMPUNIDADE!

  20. anamerij julho 27, 2010 at 6:50 am #

    Glória, divulguei em Literacia. SEI QUE É POUCO, MAS SE CADA UM FIZER A SUA PARTE, quem sabe seremos ouvidos.
    Bjs,anamerij

  21. Joao Batista santos julho 27, 2010 at 9:32 am #

    .Oi Glória!!!

    Entendi o que vc quis dizer, mas sem querer generalizar, cheguei a conclusão que o futuro da imprensa “séria”, tende explorar o sensacinalismo vulgar. Eles pensam ser mais lucrativo expor o sofrimento alheio, nesse mercado de carnes.
    Não concordo quando dizem que a população deseja esse tipo de imprensa. Nós (povão) gostamos da boa música, de uma bela dramaturgia. Haja vista a quantidade de pessoas que vão na Quinta só para assistir esses projetos Aquarius, Infelizmente o povo é obrigado a engolir as tendências que a mídia escolher. Por isso acho que devemos nos mobilizar através do virtual. Se eu soubesse ou se tivesse me informado antes, teria avisado o padre aqui da Paroquia ( Não sou católico, mas sou amigo do padrre e das beatas) Tenho certeza que o padre Kelder, que é ligado a causas sociais, faria algo para ajudar. Talvez até uma procissão em prol das mães de Acari. Tudo bem! Não teria uma boa visibilidade, mas pelo menos alertaria e incentivaria outras comunidades a fazerem o mesmo.

    Bjos

  22. Joao Batista santos julho 27, 2010 at 9:52 am #

    É!!… Parece que o prazo, prescreveu ontem. tsc, tsc, tsc… Mas tudo bem, afinal de contas, a minha terra tem muitas palmeiras para camuflar e esconder mais essa sujeira…. É revoltante!

  23. Palewa Merçon julho 27, 2010 at 12:48 pm #

    É muito difícil lutar contra a impunidade nesse país, mas nós temos de continuar lutando. Neste caso são mais alguns monstros soltos, e mais famílias presas à impunidade! A impunidade ocorre diariamente nos tribunais causada pelo excesso de normas pouco razoáveis que existem ainda em nossa legislação criminal. Existem crimes graves que prescrevem em pouco tempo, como o abuso de autoridade. São comuns os casos de homicidas que fogem para outros países para impedir o Estado de levá-los a julgamento. Isso é profundamente injusto para as famílias das vítimas. É como se o autor do homicídio fosse coroado pela sua astúcia. Gente, pelo amor de Deus, é um direito das vítimas e de seus familiares que as pessoas que lhes tenham prejudicado sejam levados a um julgamento pelo Estado.

    Prescrição dos crimes no Brasil: sinônimo de impunidade!!!

  24. Debora Melissa julho 27, 2010 at 1:03 pm #

    Desculpa o assunto ser outro que não o sobre as mães de Acarí. Mas acabei de ler na net esse detalhe sobre a morte de Mércia. Em depoimento o vigia : ” Evandro ainda relatou que ao saírem da represa, viram uma viatura da PM atendendo uma ocorrência. Pesquisa feita mostra que houve um acidente na região da represa e que foi atendida pela PM de Nazaré Paulista.”
    Como é que a pessoa dá um detalhe desses e depois tem a cara de pau de dizer que inventou tudo?
    Moro na Bélgica a 8 anos e sempre tive vontade de voltar para o meu país, mas quando leio sobre essas coisas…e sobre os policiais envolvidos no caso da filha da Cissa…os que deveriam nos proteger são os que tiram nossa liberdade. Chega a doer tamanha decepção 🙁
    abraço forte a todos que aqui escrevem e que de um jeito ou de outro, faz a sua parte.
    Eu tbm sou mãe e choro junto com cada caso que leio de mães que sofrem a perda de um filho.

  25. Palewa Merçon julho 27, 2010 at 1:11 pm #

    Temos que citar também que não é só a amorosidade e burocracia da Justiça que atrapalha, também tem os maus profissionais e advogados safados. Tem muitos advogados que só atrapalham mais porque jogam sujo, só visam dinheiro, mentem, inventam coisas só pra tirar vantagem… eu tive um problema assim depois de mover um processo por clones falsos meus (muitos) criados no Orkut onde era difamada, humilhada e ameaçada. Não pouparam nem meu filho que na época só tinha 3 anos de idade. O meu ex-advogado Rogério Kahn, além de me assediar descaradamente, manipulou toda a situação e me prejudicou por trás, desconfio até de patrocínio infiel. Como não aceitei o assédio dele, o mesmo passou a tratar com descaso meus processos judiciais e a manipular sua inocente secretária. Depois que usou a menina para sua armação perversa e ridícula, ele a despediu com uma desculpa esfarrapada. Isso me deu nojo! Rogério Kahn tem jeito de psicopata, fica enfurecido por trivialidades, mente muito, dissimula e ainda se nega a reconhecer seu destempero emocional. Vive envolvido em escândalos e sendo processado, só fala em dinheiro, status e só visa poder. Ele só pensa nos seus próprios interesses e não se importa com os outros. O cara é fora da realidade mesmo, vive até tratando mau e aos gritos seus funcionários. Ele é frio, cheio de histórias mirabolantes pra contar e trapaceia muito. Casos de advogados com desvio de condutas assim também tem que ser revisto pela OAB, é uma situação inaceitável. Tem que ser abolidos esses advogados desonestos, essa abominável minoria de pilantras que não cumpre juramentos. Um processo disciplinar no Tribunal de Ética é muito pouco! O Judiciário se vê acusado de atender a uma faixa cada vez mais estrita da comunidade. Os despossuídos encontram suas portas cerradas. Os poderosos não ser curvam à lentidão dos processos convencionais. O povo desacredita de sua justiça. Em lugar da orgulhosa proclamação da vítima: “Vou procurar por meus direitos”, o que se vê aqui é a ironia do infrator: “Vá procurar por justiça”. Sabem todos como funciona a Justiça: A proliferação de decisões ilegais e de arbitrariedades significa que a administração e outros centros de poder (incluindo os privados) se sentem relativamente impunes em face das suas irregularidades.Num Estado como o Brasil, de muitos milhões de miseráveis, o juiz precisa refletir continuamente se ele está sendo fator de resgate de seus semelhantes ou instrumento de mais intensamente afligir o aflito.A pobreza é um dos maiores obstáculos do acesso ao Direito e atinge cerca de um terço da população brasileira.Combater a miséria é a única forma de redesenhar o Brasil e que tal truísmo, além de contribuir para o juiz repensar o dogma da imparcialidade, reclame-lhe adequada aplicação do princípio da isonomia, de maneira a reduzir o fosso que separa o poderoso do despossuído. Há muito trabalho pela frente, muita coisa ainda para ser revista e mudada.

  26. Odele Souza julho 27, 2010 at 1:50 pm #

    Glória,
    Há uma entrevista comigo feita por e-mail, com uma jornalista do Sul onde seu nome e citado. Como exemplo de cidadania, claro. Caso possa ver, o link é este:
    http://janalauxen.blogspot.com/2010/07/o-poder-do-amor-entrevista-com-odele.html.

    Beijos.

  27. Fabiano Figueiredo julho 27, 2010 at 5:14 pm #

    Um caso horrível e absurdo esse das mães de Acari. A imprensa deveria dar muito mais cobertura a esse caso e exigir das autoridades as providências cabíveis, ao invés de dar cartaz para certos psicopatas mentirosos e canalhas que fazem tudo para que as pessoas os VEJAm mesmo depois de terem cometido os piores horrores.

  28. Wendy Kayser julho 27, 2010 at 5:57 pm #

    I have been looking around on the web trying to find some ideas on how to get our blog site coded, your overall layout together with design are amazing. Did you code it by yourself or did you get a coder to do it on your behalf?

  29. Buena Tall julho 28, 2010 at 10:12 pm #

    I was just examining this post it is quite well crafted, My organization is searching on the web trying to find out just how to begin this blog site thing and your website is simply quite impressive.

  30. Wagner julho 29, 2010 at 10:04 am #

    A dor dessas mães é triste….

    Olá Glorinha td bem?
    novamente estou aqui,
    esperando ansioso a sua amizade.. rsrs
    nem tanto, só p nao perder o costume…
    aqcompanho seu blog sempre!
    bjs e se cuida
    precisando da chama!!

  31. Joao Batista Santos julho 30, 2010 at 8:11 pm #

    Boa tarde Glória e a todos!!

    Vi numa dessas suas postagens daqui do blog, que vc cita um provérbio Indiano que diz mais ou menos isso:

    “Onde tem muita lei, falta justiça”.

    No início estranhei essa frase e pensei:
    Eu, hein?… O Brasil já é tão confuso no quesito lei, imagina como seria se abolissem metade das leis existentes?.

    Mas logo depois me lembrei das mães de Acari, na morte da Elisa que poderia ter sido evitada e outras barbaridades que já estão arraigadas no nosso cotidiano… Se Caminhas tivesse um lampejo de premonição, colocaria em sua carta que no futuro de Pindorama a justiça seria injusta para os desprovidos e as únicas leis levadas a sério e aplicadas com todo o rigor, seriam: A lei do mais forte, a lei do cão, a lei do dinheiro.. Pois é!.. Enquanto isso, o povo, carente de justiça e solidariedade, comemora a cada miseras migalhas de leis que são criadas a seu favor. Mas como a alegria de pobre dura pouco. Logo, logo essas leis caem em desuso e vão parar no arquivo morto do esquecimento… Cadê a Lei Maria da Penha que foi criada um dia desses?? … Quem foi o co-autor da morte de Elisa?

    “Onde tem muita lei não existe justiça”… Sem alternativas, só me resta concordar com esse provérbio.

    O ser humano é muito burro! Se eu pudesse mudar o sistema, acabaria com todas as leis, prisões e rasgaria, sem nenhum remorso, os Mandamentos. Sagrados e só deixaria o: “Amai o próximo como a si mesmo”. O amor não rouba, não mata e nem senti rancor.
    Quando escrevo isso, escrevo para mim mesmo, porque sei que estou bem distante da perfeição dos iluminados, mas confesso que queria não odiar como odeio e oferecer a face sem revidar o tapa… Mas tá difícil!

    Hoje eu não estou legal e a minha guru Eliud, certa vez me disse para escrever, sempre que me senti-se desse jeito. Como ela não está aqui, esse blog é o mais próximo do que sinto e penso.

    Acompanho o seu trabalho desde Kananga, Carmen… Sempre gostei desse seu estilo moderno de traduzir a alma e seus conflitos humanos.
    Depois que assisti Caminhos das Índias e me reconhecer em muitas passagens do personagem , Tarso, vi o quanto vc é sagaz. Falo de coração que nunca assisti algo parecido. A maioria dos autores usa o estereótipo. Claro! Tem uns que até tem boa vontade, mas se perdem por falta de conhecimento.
    Bjos

  32. Mercia Britto agosto 10, 2010 at 7:38 am #

    Bom dia Glória e seus seguidores.

    Parabéns Glória na contribuição da divulgação da historia e lutas dessas mulheres e tantas outras que estão em casa e não tem coragem de ir as ruas para lutarem por justiça pela morte de seus filhos.

    Na Próximo dia 20 de agosto estará no cinema o documentári o LUTO como Mãe , feito em parceria com as mães de Acari sobre a vida destas mulheres que transformaram a dor em Luta.

    Trailler no you tube
    site http://www.lutocomomae.com
    blog lutocomomae.blogspot.com

    assistam

  33. Joao Batista Santos agosto 11, 2010 at 9:47 am #

    Oi Gloria!!

    É curioso saber que as informações que guardamos esquecidas nas gavetas do nosso subconsciente, a qualquer momento podem aparecer.

    Não tive o ensino regular, haja vista essa minha escrita torta que me denuncia, mas sempre admirei a arte em geral… Em meados dos anos 70, eu era um adolescente de gostos estranhos. Frequentei teatros, cinemas e lia muito.

    Quando passo a vista nessa postagem, me lembro de uma peça teatral que assisti nos anos 70, lá no Teatro Carlos Gomes – Pça Tiradentes.A peça se chamava “Gota d`Água”.

    O que me faz ligar as mães de Acari e esse texto, é o momento em que a personagem “Joana”, interpretada por Bibi Ferreira. vai implorar para que o dono da casa não a despeja-se junto com os filhos… Ela canta uma música, antes dela e seus filhos morrerem:

    “Pra mim basta um dia, não mais que um dia, um meio dia”…

    As mães de Acari só precisavam de apenas um dia e da boa vontade da nossa mídia.

    Infelizmente a maior parte dos meios de comunicações, estão envolvidos no lucro imediato, no jaba e no sensacionalismo.

  34. party supplies agosto 11, 2010 at 8:07 pm #

    Wonderful blog! I truly love how it is easy on my eyes and the info are well written. I am wondering how I might be notified whenever a new post has been made. I have subscribed to your rss feed which really should do the trick! Have a nice day!

  35. Motorcycle Fairing janeiro 2, 2011 at 9:43 pm #

    Took me time to read all the comments, but I really enjoyed the article. It proved to be Very helpful to me and I am sure to all the commenters here! Sent via Blackberry

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes