Intolerante e irresponsável

O pastor Terry não podia ter tido uma idéia mais à la Bin Laden que essa, de queimar alcorões, o livro sagrado do Islã, para protestar contra a construção da mesquita em terreno próximo ao World Trade Center.

Se incendiar Biblias já seria uma ofensa abominável no mundo cristão, tenham certeza que, para os muçulmanos, a coisa é muito mais grave: eles tem uma relação muito mais intensa com o religioso, vivem sobre as regras do religioso, não há distinção entre a vida civil e a vida religiosa.

Lembro um episódio que me marcou muito quando escrevi O Clone: um dia entrei na produção e o sheik Ali estava lá, lendo um capítulo. Me olhou com os olhos cheios de lágrimas e indignação. E com voz engasgada perguntava o que eu estava fazendo, porque os ofendia assim! Fiquei perplexa, peguei a cena que ele indicava, li, e não conseguia ver nada demais: era uma daquelas cenas em que tio Ali chamava Jade às falas, e sacudindo o Alcorão, lembrava a ela os ensinamentos do profeta. Onde estava a ofensa?

Pois estava no gesto de sacudir o livro. O Alcorão do tio Ali estava escrito em árabe, e o sheik explicou que o Alcorão em árabe era Deus encadernado. Era Deus que eu desrespeitava quando pedia ao ator que o sacudisse! Claro, introduzi imediatamente a explicação de que tio Ali jamais deveria fazer esse gesto.

E é dessa cena que eu lembro, quando imagino as fogueiras projetadas pelo pastor Terry e os desastres que elas hão de causar. Com certeza uma bomba sobre uma cidade muçulmana teria menos impacto que a queima do livro sagrado!

A manifestação está marcada para o sábado: será que ninguém vai deter esse Bin Laden Cristão?

18 Responses to Intolerante e irresponsável

  1. Lidia Tavares setembro 9, 2010 at 2:03 pm #

    esse cara é louco só pode .!ainda usa a religião como escudo pra cometer loucuras !

  2. Luciano Roberto Milici setembro 9, 2010 at 2:04 pm #

    Assim como é evidente que os radicais islâmicos distorceram as belas palavras do Alcorão, esse radical que se considera cristão distorceu e muito as palavras do Cristo.
    Ele prega o ódio, o preconceito, a destruição. Resumindo, ele fomenta tudo o que Cristo veio derrubar. Evangélicos, católicos, espíritas, enfim, todos que seguem a doutrinda de Jesus não podem, de maneira alguma, segregar, alimentar preconceitos e atitudes negativas.
    Aqueles que compacturaem com ele têm tanto radicalismo e desamor quanto qualquer terrorista de qualquer ideal político ou religioso. Só o que muda é a bandeira.
    Bjs, Glória.

  3. mat girl setembro 9, 2010 at 2:08 pm #

    Eu não sei até onde escolherão combater intolerância com mais provocação. Todo santo dia me choco com as posturas dos dois lados. O caso Sakineh Ashtiani é revoltante, o mundo olha perplexo e esta mulher vai ser morta, sim, como forma de exemplo. Realmente, precisamos ser muito fortes para seguir acreditando na humanidade, a barbárie não para.

    Ao menos AINDA podemos falar, sabe lá o que vem por aí?

  4. Ma setembro 9, 2010 at 2:09 pm #

    Sinceramente, Glória, não sei se fico indignada, chocada ou ainda perplexa…
    Mesmo ante tanta repulsa que os amreicanos causam nos paises do oriente, ainda assim eles fazem questão de colocarem-se acima do bem e do mal, tal como de fossem guardiães da humanidade.
    Pretende este Pastor ser o detentor dos valores ofendindos Americanos?
    Quem o qualificou-o para tanto?
    Parabéns, pelo post, muito bem escrito, como tudo o que você faz.

  5. Niara setembro 9, 2010 at 2:13 pm #

    Ótimo texto Glória. Espero realmente que este Pastor não leve isso adiante. Imagino as desgraças que poderá ocorrer no mundo se isso acontecer.

  6. WILSON MARTINS PEREIRA setembro 9, 2010 at 2:18 pm #

    So esta querendo aparecer, duvido que ele queime alguma coisa

  7. Meri Pellens setembro 9, 2010 at 2:24 pm #

    Concordo inteiramente. Afinal o Alcorão não tem culpa dos seus maus seguidores. Este pastor perverso deve ser detido.

  8. Fabiano Figueiredo setembro 9, 2010 at 2:29 pm #

    Fanatismo é sempre triste. E esse pastor é um fanático. A tolerância é o primeiro passo em direção à paz, e a intolerância é o primeiro passo em direção às guerras. E essa atitude de queimar exemplares do Alcorão é sem dúvida intolerante ao extremo.

  9. Valeria setembro 9, 2010 at 2:46 pm #

    Gloria o testo è lindo e sempre que posso leio o que voce escreve acho lindo tambem a sua luta por justica…mas esses mulcumanos na grande maioria sao fanaticos acho injusto eles matarem em nome de deus e voce sabe se for preciso eles fazem..entao eu nao vejo porque eles so eles poder fazer o que querem no mundo eles podem pretender que as instituicoes ocidentais tirem os simbolos religiosos mas pergunte para ales se eles estao de acordo que as mulhres tirarem aquelas burkas? entao gloria cada um com sua cultura nao venha exigir nada de ninguem se voce nao pode da me refiro a eles mulcumanos fanaticos.

  10. Priscila Rodrigues setembro 9, 2010 at 3:02 pm #

    Resumindo em poucas palavras,um Louco.

  11. Taciana setembro 9, 2010 at 3:03 pm #

    So espero que os mais intolerantes islamicos nao descontem nos cristaos todo o odio insuflado por um ato vil desses.
    Nao se pode colocar todo mundo numa mesma panela.
    Eu com muslima so espero que Deus tenha misericordia da humanidade, que com todo o avanco tecnologico, social e moral esta se degradando cada dia mais.
    O problema de certas pessoas eh que elas usam da religiao pra encobrir as falhas morais que elas tem dentro delas, isso eh abominavel

  12. Sandra McPherson setembro 10, 2010 at 1:58 am #

    Tem sempre um bundao querendo aparecer…

  13. PEDRO IVO NOGUEIRA SILVA setembro 10, 2010 at 12:21 pm #

    CADA LOUCO QUE VEMOS,ESSE É LOUCO DE PEDRA,TOMARE QUE ELE DESISTA DESSA IDEIA LOUCA,E MAIS LOUCO AINDA SÃO AS PESSOAS QUE A APOIAM,QUE NESSE CASO,EU ACREDITO QUE SÃO POUCOS!

  14. lucimara setembro 10, 2010 at 7:22 pm #

    os mulcumanos sao extremamente intolerante com outras religioes,ignoram todas e se acham os donos do mundo e da verdade,concordo com esse pastor numa frase dita por ele, QUE TEM ALGUMA COISA ERRADA ,nao sei se ele quis dizer no alcorao ou na propria religiao.Mas essa ideia de queimar alcorao e meia sem sentido,provocaria uma enorme querra religiosa,acho uma ideia estupida e desnecessaria,justo num 11 de setembro,um capitulo triste da historia ,mas sem praticar a violencia e acho tbm que e hora de virar essa pagina,de relembrar toda aquele dia absurdo,claro olhando pro futuro.

  15. LisbeL setembro 19, 2010 at 10:23 pm #

    O pastor não representou a opinião do povo americano e o Alcorão não foi queimado. A igreja dele era composta por 50 membros e dias antes do dia ameaçado para a queima do Alcorão, a igreja já estava reduzida a 30 membros.

  16. maria setembro 26, 2010 at 5:06 pm #

    O que eu acho mais impressionante nessa história toda,é como pessoas se manifestaram a favor do Bin Laden cristao.Falando que os muçulmanos se acham os donos do mundo,achando que podem fazer tudo…E os EUA???Sao o que entao???O país mais humilde do mundo e que nao quer mandar em ninguém????
    E nem por isso a soluçao é jogar avioes nos predios deles.O grande problema da humanidade é o fanatismo e a intolerância com a diferença.Aprender a respeitar…Nao é tao dificil.
    Nao faça com os outros o que vc nao gostaria que fizessem com vc…E isso vale pros animais e pra natureza também…

  17. Vivia setembro 28, 2010 at 3:36 pm #

    Querida Gloria
    Este homem e uma vergonha para a humanidade.
    Veja so esta materia que achei super interessante.
    E uma carta com pedido de desculpas aos Mulculmanos do colunista do N.Y times Nicholas Kristof.

    Vale a pena
    http://www.nytimes.com/2010/09/19/opinion/19kristof.html?scp=1&sq=message%20to%20muslims:%20i%E2%80%99m%20sorry&st=cse

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes