Você escreveu na máquina elétrica?

Era a novidade do momento: se a correção fosse pequena, nem se precisava mais rasgar a página e começar de novo -ela vinha com um corretor: você rebatia a frase que queria mudar e as letras eram cobertas de branco. Um avanço e tanto!

E aí estou eu, escrevendo a minissérie : “Desejo”

27 Responses to Você escreveu na máquina elétrica?

  1. Silvana Nunes dezembro 25, 2010 at 8:16 am #

    Nossa, eu escrevi. Era a glória do moento. Tive uma IBM esfera.

  2. Cristiana Passinato dezembro 25, 2010 at 8:16 am #

    Eu tive 1 panasonic, tb achava o máximo, fiz relatórios da faculdade ainda com elas…
    🙂
    Bjs

  3. Gloria dezembro 25, 2010 at 8:33 am #

    Eu fiz até curso de datilografia elétrica. E manual tb. Sou velha? (risos)

  4. Priscila Rodrigues dezembro 25, 2010 at 8:36 am #

    Eu ñ,era uma negação,rs!me lembro que entrei no curso,nossa!saí rapidamente.Catava milho,rs!Mudando de assunto,muito legal ver vc nessa foto.Millbjos!T amo.E um Bom dia!

  5. Jaqueline dezembro 25, 2010 at 8:37 am #

    Eu cheguei a conhecer uma no curso de datilografia que fiz!!

  6. Cristianne dezembro 25, 2010 at 8:47 am #

    Minha mãe fazia trabalhos de datilografia com uma dessas. ..

  7. María Cristina Pérez Marmo dezembro 25, 2010 at 9:37 am #

    Yo usé una de esas máquinas y la encontré lo máximo. Borraba algunas palabras y el resultado quedaba como impreso, con las letras todas parejitas, no como con la otra máquina donde las letras quedaban unas más altas que otras y ni hablar de corregir. También tenía unas teclas mucho más suaves pues con las primeras había que tener mucha fuerza en los dedos.
    La primera que usé fue prestada por la hermana de un amigo. Tengo un lindo recuerdo de ese avance.

  8. edson dezembro 25, 2010 at 11:23 am #

    Gloria, nessa foto a semelhança com a Daniella Perez e muito grande, o jeito dela olhar, bem parecida mesmo,um beijo e um Feliz Natal com saude pra você e sua familia…

  9. Palewa dezembro 25, 2010 at 3:11 pm #

    Nossa Glória, vc está com o olhar da Daniella Perez nessa foto. E que foto antiga, hein? Sabia que tem algumas delegacias de polícia que ainda tem essas máquinas? A DRF em Pilares tem uma dessas aqui no RJ… rs

  10. Eliana dezembro 25, 2010 at 3:49 pm #

    Eu fiz curso de datilografia, pois meu pai mandou(quando era bem pequena), mas logo ganhei um computador e não deixo eles por nada!Abraços

  11. ALEX SPINOLA dezembro 25, 2010 at 7:08 pm #

    Nossa, Glória, aprendi a datilografar numa mais antiga do que essa, sem o recurso de correção. É que talvez essa “tecnologia” ainda fosse novidade aqui, no interior, onde passei parte da minha infância e adolescência, e pra onde voltei já adulto.

    Ainda lembro da minha professora, D, Isaltina, repetindo a marcação de página como um mantra: 15 avanços, 08 retrocessos.

    Isso foi lá no início da década de 90. Nossa, me senti nostálgico, agora.

    Glória, adorei seu depoimento sobre sua luta contra o câncer. Os orfãos dessa doença, comemoram cada vida que foi salva,

    Beijos, um feliz final dia de Natal, e um 2011 glorioso. Aliás, fazendo jus ao teu nome,

    Adoro você!

  12. Odele Souza dezembro 26, 2010 at 11:04 am #

    Também escrevi em máquinas de datilografia. E mesmo antes da elétrica!. Tive pena de ter doado a minha Olivetti elétrica. seria hoje uma relíquia.

    Pensando em como era escrever antes e como é hoje, fico impressioanda como algumas pessoas ainda resistem à informática e sequer sabem usar o e-mail.. Pararam no tempo.

    Beijos.

  13. Hélio Dias dezembro 27, 2010 at 1:55 am #

    A máquina elétrica sempre foi meu sonho de consumo. Mas na época eu tinha que me virar com uma Olivetti verde escuro. Era tão chique datilografar sem ter que “catar milho”. Hoje em dia parece que as crianças já nascem sabendo datilografar… Aliás, digitar.

  14. Hélio Dias dezembro 27, 2010 at 2:01 am #

    Glória, como um desconhecido do mundo de roteiro televisivo pode ingressar nesse meio? Como acontecem – e se acontecem – as oportunidades? Tenho muito interesse nessa área. Tenho um romance intitulado “O Livro de Hélio” (que originou meu site) que venho lutando para publicar. Já divulguei seus capítulos na internet e consegui um bom número de leitores. Sei lá, vai que Papai Noel existe mesmo…
    Abraços

  15. JU dezembro 27, 2010 at 3:45 pm #

    Ohhhhh que linda foto! como lembro desse escritório hahaha até do telefone que era 286-6365 algo assim não? ahhh viva o computador!eu nunca consegui ser uma boa datilográfa.

  16. Edna Cristina dezembro 28, 2010 at 6:05 pm #

    Oii Glória, lembro-me que até que tinha curso para datilografia, e quanto a minisérie Desejo eu acompanhei do começo ao fim na época eu tinha 14 anos e virei admiradora de seu trabalho. Bj

  17. João Umberto Nassif janeiro 3, 2011 at 12:31 pm #

    IBM de esfera era simplesmente o máximo! Existia uma versão que já vinha com a fita corretora, era voltar e pronto estava apagada a letra errada.O grande recurso era poder trocar as esferas, cada uma com um tipo de letra.
    Usei muito uma Royal, bem simples e também a Olivetti Lettera portátil, que eu achava um pouco frágil.

  18. João Umberto Nassif janeiro 3, 2011 at 1:16 pm #

    Glória,
    Pela foto vejo que seu local de trabalho é bem organizado!
    Acredito que muitas pessoas gostariam que você descrevesse como é o seu estúdio, onde você cria suas grandes obras…
    Abraços,
    João

  19. ÉMERSON CARDOSO janeiro 14, 2011 at 3:40 pm #

    QUERO, SE ME PERMITE, FALAR SOBRE A MINISSÉRIE HILDA FURACÃO QUE, DO MEU PONTO DE VISTA, FOI A MAIS PERFEITA PRODUÇÃO ARTÍSTICA QUE A TV GLOBO JÁ REALIZOU E, SEM DÚVIDAS, ISSO SE DEU PORQUE QUEM A ESCREVEU TEVE MAIS QUE COMPETÊNCIA, TEVE SENSIBILIDADE DE TORNAR UMA OBRA LITERÁRIA ROMANESCA NUM DOS MAIS BELOS TEXTOS QUE ATORES – DIGA-SE DE PASSAGEM ESCOLHIDOS DE MODO PRIMOROSO – JÁ REALIZARAM NA EMISSORA. FAÇAMOS HOMENAGEM, MESTRA DA DRAMATURGIA, A ESSA OBRA. ESCREVA ALGO SOBRE ESSA MINISSÉRIE NO SEU BLOG. RESSALTO SUA CRIATIVIDADE E BOM GOSTO NOS DIÁLOGOS, PRECISAMOS VÊ-LA REALIZAR NOVAS MINISSÉRIES BASEADAS EM ROMANCES BRASILEIROS. NÃO ESQUEÇA DE CONVIDAR ANA PAULA ARÓSIO PARA PROTAGONIZAR SEU TRABALHO.

  20. Silvio luiz daniel janeiro 15, 2011 at 6:33 pm #

    Gloria sei que voce tem miliares de sugestoes pra estorias mas vou tem contar a minha fui levado por campos e riachos que mal podia caminhar era bebe aus quatros fui jogado de uma janela aus seis fui deichado em uma lage de um metro quadrado tentarao comtra mim talvez eu cheja o mais jovem assasino ou acidente da istoria da umanidade .fui agredido tentei me jogar de um edificio mas um a voz me salvou escapei da morte tantas vezes que tou ficando pirado fui roubado cai e me levantei tentarao contra minha familia minha filia foi parar em uma utei meu filio tambem por eros medicos gastei meus bens com operaçoes com minha companheira . por vingamça atravez destes trinta anos decobri traficos de armas e drogas roubos de cargas sonegadores de impostos pedofilia descaradas descobri tambem que varias empressas como vao a falencia por maus gerenciamentos e como isso ocore e por fim deus me deu um dom que poderia ter salvado nao so sua bebe acredite eu tentei mas os assesos a sua emissora e inrestrito pois ja tentei por varias vezes contar sobre varios casos e nao me responderao atravessei dois pais so pra descobri como uma rota de trafico era feita e nem uma emisorA OU RADIO DESTE PAIS ME ATENDE posso salvar muita gente mas meu destino ja esta escrito e ninguem me ouve sei que seu coraçao e grande se ler isso me ajude a passar o que sei pra esse pais que esta morrendo por conta de tanto encopentencia geral um abraço e que os eternos nos proteja.

  21. Juliana Leal janeiro 22, 2011 at 5:25 pm #

    Nossa…eu tenho uma dessas até hoje….
    Só que a fita que escrevia ta totalmente ruim….
    Abraços!

  22. André Machado fevereiro 5, 2011 at 8:27 am #

    Eu e meu irmão mais velho já usamos muito uma máquina de escrever da Remington.

    Aproveitando o post – já que não encontrei um link para mandar e-mail -, gostaria de sugerir um post que detalhe o processo de criação de uma novela ou série. Por exemplo: o autor tem que escrever todos os cerca de 200 capítulos sozinho ou tem gente que o auxilia? A emissora interfere muito no roteiro? Se alguém quiser escrever uma novela ou série, quais os passos a tomar, ou isso é praticamente impossível?

    []’s!

  23. Maggie Gasparac fevereiro 5, 2011 at 4:21 pm #

    Gloria, adoro o seu trabalho e sou sua fa de carteirinha. Fiquei muito feliz qdo vce ganhou o Emmy! De todos os autores de novelas vce e a MELHOR. O Clone e Caminho das Indias foram extraordinarias. Como as novelas atuais sao muito fracas, espero ansiosamente q vce volte brevemente a escrever.mais um sucesso. Vce e uma guerreira, uma mulher q perdeu uma filha tao tragicamente, enfrentou um cancer com coragem e continua trazendo tanto alegria p/nos so tem q ser mesmo abencoada por Deus. GOD BLESS YOU!

  24. Estela Ferreira Lima Rufino fevereiro 6, 2011 at 7:03 pm #

    Oi Glória!
    Gloriosa glórias!
    Eu escrevi muito numa Ollivete Ou Olivette, nem lembro e em uma Remingthon acho que é assim que escreve e por último em uma IBM em uma empresa que trabalhei, não muito longe, de 96 á 2001 o infeliz de meu patrão foi num topa tudo e montou uma máquina, pegando pedaços de várias IBMs Jesus ela só funcionava comigo por que eu tinha o maior carinho, preenchia notas fiscais e faturas, e era com aquelas fitas corretivas e a bendita tecla do C garrava, Mas amava aquela velha e funcional máquina até hoje sinto saudades de seu ruído quando dava espaços e ou seguia para a próxima linha.

    Viu só, você teve muitas companhias solitárias,
    e pasme tem jovens hoje que ainda são apaixonados por máquinas de escrever eu mesmo conheço alguns…

    Beijos em seu coração,

    Estela Rufino

  25. Joao Batista Santos fevereiro 13, 2011 at 11:18 am #

    Comecei a escrever com caneta, depois consegui comprar uma máquina velha, de segunda mão. As teclas era pesadas, duras de teclar, mas pasra mim era o máximo. Mais tarde conheci a máquina elétrica e me lembro que gastava muito corretivo.. Agora não quero outra vida, usando o “Office World”. 🙂

    BjOs

  26. Joao Batista Santos fevereiro 13, 2011 at 11:24 am #

    Eu e os meu erros de português… Putz!!!

    Os blogs deveriam ter o recurso de corrigir postagens com erros de gramáticas, né?

  27. San agosto 29, 2012 at 12:56 am #

    Acredite, encontrei seu blog justamente porque estou fazendo uma pesquisa para comprar uma maquina de escrever eletrica ou eletrônica, daí li alguns comentários e vi que esse blog é seu …que maravilha!! Aproveito para parabenizar suas obras dramatizadas na TV são uma maravilha, destaque para Hilda Furacão!
    Bem, então é isso estou neste momento decidindo: IBM, Olivetti, Panasonic, Canon Typestar, Facit … preciso escolher para comprar e só conheço a IBM 6746 (risos).
    Abraços, Sandra

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes