Menos, gente! menos!

Na angustia de querer entender um ato tão brutal quanto esse de invadir uma escola e sair executando crianças, muita gente perde o senso crítico e se atrapalha!

O atirador, no primeiro momento descrito em rede nacional por vizinhos e familiares como um rapaz quieto, calado, na dele, mas parecendo incapaz de uma atitude daquelas, em menos de 48 horas transformou-se num terrorista assumido e falador, que costumava divulgar o desejo de cometer atentados até contra o Cristo Redentor!

Passou de calado a esquisito, de esquisito a esquizofrênico numa fração de segundos. Se é verdade que recebeu esse diagnostico aos 7 anos de idade, como contou um familiar, e desde essa idade toma remédios controlados, porque não correm atrás do prontuário que  esclareceria isso? porque não procuram o médico que o atendeu e lhe dava as receitas?

Pra mim, a pergunta que não quer calar continua sendo: de onde veio o material bélico com que invadiu a escola?  onde aprendeu a manejar armas e a dar tiros de execução? na internet é que não foi!

a acreditar nisso, vamos ter que aceitar também que alguém possa aprender a dirigir um carro através do you tube, e saia de lá eximio motorista, pronto para tirar a carteira! Ah, como diria o Bussunda: fala sério!!!!

39 Responses to Menos, gente! menos!

  1. Josi Oliveira abril 9, 2011 at 9:26 pm #

    Perfeito!

  2. Gustavo Pessoa abril 9, 2011 at 9:27 pm #

    É glória infelizmente, creio eu que teremos que nos contentar com tais respostas… internet foi a culpada de tudo isso… ele aprendeu tudo por lá… Sinto um grande pesar pelas familias das vitimas, tanto as hospitalizadas, tantos as que conseguiram se salvar de certa forma, pois carregarão um grande trauma pelo resto da vida, e também pesar por aqueles que infelizmente foram vitimas fatais.

  3. wanessa Cristina Camargos abril 9, 2011 at 9:28 pm #

    Concordo com tudo que disse. E não acho que esse sujeito fosse um louco. Não sou psicóloga , psiquiatra ou afins. Mas entendo que um louco não planejaria tudo como ele planejou. Ele era um monstro. Um psicopata. E essa história tem que ser investigada. Alguém vendeu as armas, alguém treinou esse rapaz. E esse alguém tem que ser encontrado e responsabilizado de alguma forma.

  4. marilza abril 9, 2011 at 9:31 pm #

    O delegado disse que não precisa muita experiência para utilizar aquele armamento.. eie deu muito tiro mesmo, próximo das vitimas.. e fora isso o instinto de matar..pode ter sido isso. agora sobre o prontuário eu concordo com você, mas tantas coisas a policia faz em off até divulgar.. Ja apareceu 2 pessoas que venderam algumas armas pra ele. está faltando um. bjs. adoro seu trabalho..

  5. Heidi abril 9, 2011 at 9:36 pm #

    Com certeza Glória se a Lei fosse cumprida, essa tragédia poderia ser evitada, pois há uma série de restrições para a compra de uma arma, uma das exigências: teste psicológico.
    Enfim tem muita coisa errada neste país e essa tragédia mostra bem que não adianta apelo do governo para a entrega de armas, pois os traficantes e bandidos não vão se sensibilizar. Tem muita gente que não tá nem aí para nada e não se importa com as vidas que se foram, mas sim com o dinheiro no bolso…

  6. Neli Faria abril 9, 2011 at 9:42 pm #

    caríssima Glória.
    Nunca imaginei que uma escritora ,novelas ,estivesse tão atenta na realidade ;causa-me ,deveras,uma surpresa ótima.
    No Brasil,pelo que vejo, a saúde mental não é tratada com a seriedade.Muitos crimes poderiam ser evitados,se a pessoa tivesse um tratamento de saúde adequado.
    Esse rapaz que tristemente ceifou preciosas vida,se tivesse tido tratamento,quem sabe,hoje, muitas famílias não estariam sofrendo.E,por quê não,nós também sofremos.
    Quando li a notícia pela internet,confesso que chorei.Chorei porque o ataque se deu em um local onde deveria ser um santuário,a Escola.Chorei por ver tantas vidas,que poderiam ser úteis para as nossas vidas,serem,abruptamente acabadas. Chorei dirigindo,e até hoje também,ao ver o professor de geografia falar.
    Parabéns,Glória,pelo texto.E se puder,faça campanha para que seja modificada a Lei das Execuções Criminais:criminoso tem que cumprir pena e não ter regalias.

  7. Priscyla abril 9, 2011 at 9:42 pm #

    Enquanto não ver o prontuário, não acredito. Acredito sim que ele tinha algum tipo de desequilíbrio, mas enquanto nada for confirmado, são meras especulações.

  8. Paulo Fernando Ribeiro abril 9, 2011 at 9:48 pm #

    Infelizmente, Srª Glória Perez, posso te dizer, pelo equipamento que ele usava para carregar armas, é bem conhecido de filmes violentos e de ação, que a partir daí é só procurar na internet para saber onde se adquiri. E segundo comentários de especialistas da própria rede GLOBO, foi dito que uma pessoa com as armas e na solidão de seu quarto é possível treinar o carregamento da arma tantas vezes forem necessárias, até tu achar que já domina. Atirar a sangue frio e a queima roupa pra quem já tem as armas, até você é capaz.Sem mencionar que no momento que você ve a arma na mão de outra pessoa, já te bota em uma situação de impotência, te tornando um alvo fixo. Este débil mental, não fez tiros de atirador de Elite. E te digo mais a internet não te ensina a dirigir um carro, mas te ensina a roubar um, é só você procurar. O que mais me espanta é você, uma mulher tão esclarecida e uma das melhores autoras de telenovelas ( que nós telespectadores temos de ser bem seletivos também, por que muitas vezes incentiva o que não presta, tipo: adultério, imoralidade sexual, passar por cima de outros em beneficio próprio e por aí vai…) tenha este tipo de pensamento com relação a internet, que é a janela do mundo, e onde tu vê desde a mais baixa pornografia até o mais belo filme, frise-se, de graça.Uma boa noite.
    P.S. Não é nada pessoal, e continuo te admirando como profissional.

  9. Ju abril 9, 2011 at 9:57 pm #

    Concordo em algumas partes, mas não concordo com o que vc disse mais cedo no twitter: “louco não planeja”. Claro que planeja! A esquizofrenia, se realmente existiu nesse caso, é um transtorno que não afeta a “inteligência” na maioria dos pacientes.

  10. Paulo Faustino abril 9, 2011 at 10:20 pm #

    Ninguém precisa de treinamento para usar um revolver 38 ou 32, basta ter dedo. Além do mais todos foram mortos a curta distância, o que dispensa até mesmo pontaria. O foco sobre esta tragédia está sendo conduzido de forma errada, penso eu. Nâo existe o “monstro” ou o “animal” segundo o cretino do governador deste estado. O que aconteceu foi o desenlace de anos de ignorância, burrice e omissão de parentes e “educadores” que tiveram embaixo dos seus olhos uma criança, depois adolescente e finalmente jovem com todas as evidências de transtôrno de personalidade e dificuldades de socialização, ao ponto de ser declarado pelo diretor da escola como “aluno invisível”. Vale recordar que sua mãe biológica era esquizofrênica. Morto, o abandono continua, seus parentes sequer vão ao IML providenciar o RECONHECIMENTO DO CADÁVER e consequente sepultamento.
    Qualquer pessoa medianamente inteligente que ler sua carta de suicída percebe que é fruto de uma pessoa mentalmente perturbada, misturando fragmentos do Islamismo com Jesus Cristo, declaração de virgindade e amor a sua mãe (adotiva).
    Espetáculos midiáticos à parte, essa é mais uma história de uma sociedade desordenada e débil que em seu interior, de forma continuada expressa seu pouco apreço pela vida humana, e hipocritamente trata seu cotidiano de violências, injustiças e mortes, com visão distorcida.
    Não é bom para a catarse que se tenta produzir, mas desta vez o “monstro” o “animal” é também uma das vítimas, o que é pouco comum, mas neste caso verdadeiro.

  11. andreia abril 9, 2011 at 10:55 pm #

    “onde ele adquiriu a arma?” essa é a questão. no mesmo lugar onde certamente o ensinaram a manuseá-la… mas, porém, entretanto, não precisa ser um exímio atirador pra fazer o que ele fez, a loucura por si só basta.

  12. abril 10, 2011 at 12:10 am #

    Olá Glória,
    Você instiga a todos com suas questões e os comentários aqui abordam vários aspectos desta complexa e triste tragédia.
    Psicopatas assassinos são pessoas inteligentes e podem facilmente aprender a manejar armas e munições. É possível aprender tudo isto e muito mais pela Internet? Sim. Basta ter um computador e o interesse no aprendizado. E todos sabemos como é fácil comprar armas no mercado paralelo.
    O rapaz sofria de esquizofrenia e vivia sozinho e isolado, após a morte dos pais adotivos. Estes são fatores desencadeantes de surtos psicóticos e ativadores de instintos violentos.
    Geralmente os doentes mentais causam mais mal a si próprios do que a outras pessoas. Lembro que o tratamento de doenças mentais graves exige acompanhamento regular por médicos, apoio familiar ao doente e administração de medicamentos controlados e de custo elevado.
    No Brasil, nosso sistema público de saúde é extremamente precário com relação às doenças mentais. É só olhar para as ruas e ver a quantidade de doentes mentais vivendo como mendigos, em um abandono absoluto., maltrapilhos, sujos, deixados no chão nú, esqueléticos, desdentados, desnutridos e complertamente alheios ao mundo que os rodeia. Vejo isto todos os dias percorrendo as calçadas da minha cidade.
    Mesmo aqueles doentes que são tratados e tem condições razoáveis de vida estão propensos a surtos psicóticos. A doença mental é incurável na maioria dos casos e o surto pode ocorrer a qualquer momento e evoluir para situações imprevistas e incontroláveis.
    O que não se pode é generalizar um caso como o acontecido em Realengo.
    Doentes mentais sofrem muito, inclusive o estigma social.
    Doença mental mental é muito séria e complexa e é muito caro o tratamento, por isso é negligenciada tanto pelo sistema púlblico como pelo sistema privado de saúde. A maioria dos doentes é pacifica.
    Os psicopatas assassinos que agem matando várias pessoas estranhas têm um perfil já estudado por especialistas. É um triste fenômeno da sociedade e de difícil explicação. O que se sabe é que eles agem de forma premeditada, violenta e espetaculosa.São frios e calculistas e geralmente não tem antecedentes criminais e são descritos por conhecidos como pessoas pacatas e discretas. Planejam suas ações sozinhos.
    Os distúrbios mentais não podem ser tidos como uma explicação única para estas ações. A única coisa que se pode dizer é que os psicopatas assassinos tem um perfil com características assemelhadas. É como se catalizassem todo o mal que existe na sociedade e se transformassem em bombas humanas, prontas a explodir. Não é a toa que a maioria termina morta pela polícia ou se suicida antes. E sempre dizem que tem uma missão a cumprir. Infelizmente é uma trágica missão do mal.
    Um abraço.

  13. Getulia Penteado abril 10, 2011 at 12:58 am #

    Querida Glória,

    Concordo plenamente com Paulo Faustino.Pesquiso muito e o fato de ser jornalista há 30 anos e lidar com todo tipo de pessoas e situaçoes, me permite analisar rapidamente o perfil delas e os detalhes que a própria imprensa deixa passar.Você como autora deve ter visto na novela das 9,na Globo, há poucos dias, o personagem Leo, que representa um rapaz bem nascido, bem criado, mas com deformaçoes de caráter e personalidade- o típico psicopata, inteligente, frio, que nao mede consequências de seus atos criminosos- obter uma arma rapidamente .A coisa mais fácil no Brasil é comprar uma arma roubada.Onde há tráfico e drogados, há armas de todo jeito e eles comercializam. Pela internet qualquer um compra equipamentos e, como já disseram vários especialistas, não é difícil atirar e treinar em casa, no quintal, com um 38. Para que ver prontuários de um louco assasino, que também era suicida ( vide a carta)? Tudo prova que o rapaz estava mentalmente doente, há muito tempo.E mesmo que não estivesse,nada vai restituir a vida das crianças.
    Infelizmente essa é a nossa realidade.
    Que país é este em que crianças indefesas e feridas saem em busca de socorro, enquanto os adultos ficam acomodados por séculos e séculos, em um código penal de 1940?
    Você que sofreu tanto, Glória, e ainda sofre, eu sei, com a impunidade sabe o quanto temos de lutar para mudar este país para melhor, em todos os sentidos. ( o povo brasileiro).

    Até hoje o Governador e o prefeito do Rio ( sou paulista, moro em SP) não socorreram as vítimas que moravam sobre aquele morro de lixo. Elas estão vivendo pior que animais. E os que estão sem mordia, após a tragédia no Estado do Rio? E o número absurdo de mortos?.Haviam muitas crianças e jovens também. Já esqueceram?

    É uma vergonha que após uma chacina como essa na Escola, apenas uma criança ferida tenha andado várias quadras até achar um policial. Não deveria haver uma viatura ou ao menos um policial em frente às Escolas? E os seguranças? Nenhum segurança dentro? E essa professora, coitada, totalmente despreparada para uma situaçao de risco.Ela ficou paralizada, enquanto o louco matava as crianças.
    Falar é fácil, difícil é agir.Não tem mais volta.Existe violência, loucos, terroristas, assassinos por natureza em todo o mundo, mas a diferença é que as leis lá fora são aplicadas com severidade. O Brasil mudou, cresceu, os problemas aumentaram, entre eles a violência, a loucura etc. O mundo mudou rapidamente.Toda essa parafernália tecnológica tranformou o ser humano em robô.As pessoas se isolam e usam máquinas e botões para se comunicarem. Os jovens e as crianças hoje, não sabem refletir-com raras excessões,-agem por reflexos- jogando games o tempo todo, super violentos. O planeta está destruído, sem recursos essenciais à vida, como ar puro e água potável, mas a ganância por bens materiais é cada vez maior.
    Precisamos, devemos exigir de nossos governantes medidas urgentes para que esse massacre de crianças inocentes não se repita e mudanças na Constiuiçao, para que assassinos morram na cadeia, isso inclui pedófilos. Não podemos esquecer que no Brasil 90% dos doentes mentais não tem acesso a tratamento adequado e nem sempre o que parece normal é. A internet pode ser uma arma tão ou mais perigosa que essas que tiraram a vida de tantas crianças.

    Obrigada Glória por esta oportunidade,
    Minha admiriaçao e respeito
    Abraços. Getúlia Penteado

  14. Lucio Matias abril 10, 2011 at 5:00 am #

    Paulo,
    Minha forma de pensar sobre este caso é tão parecida com a sua que faço de suas palavras minhas palavras. Lamento profundamente pela perda da vida de tantos jovens, incluindo a do atirador que lamentavelmente reflete a sociedade doente em que vivemos. O que de fato mais me surpreendeu foi o rapaz ter passado “invisível” por tantos pseudos educadores, pais, parentes… Fica o alerta!

  15. Ulisses abril 10, 2011 at 6:22 am #

    primeiramente o meliante não será julgado por nós e sim por Deus e creio que como JUDAS ESCARIOTES ele matou inocenteS e se suicidou, de tal forma que acho dificil algo q não seja a inexistencia eterna.
    segundo a escola deveria ter um segurança, ou mesmo abordar o que o EZQUISOFRENICO ia palestrar.
    Terceiro : deveria haver um professor que lhe desse umas porradas no momento do babado, eu como professor lhe daria um mata leão e um KIMURA, imobilizando lhe uma das mãos e a outra mão armada e teria q contar com a sorte. (Facil falar né rs)
    Quarto: o cara copiou a carta num site que o GOOGLE lhe forneceu e imprimiu e ASSINOU, alias a letra dele é horrivel.
    Quinto: ao se referir em que só um virgem podera toca lo, ele induz nos a pensar que ele não era virgem; e que perdeu a virgindade a FORÇA e virou um pedofilo (relata que so se pode tocar um virgem se o virgem deixar)
    Sexto: se ele fosse um eximio atirador, com 400 munições ele não teria assassinado mais inocentes ainda? fica a pergunta…
    Setimo: A entrada nas nossas escolas é livre e deveriamos trabalhar nisso e analizar quem rodeia e quem entra na nossa escola em conjunto com os BONS POLICIAIS.
    OITAVO: vamos visitar a escola, vamos conviver com estas familias e vamos ser felizes e vamos pedir a JESUS Q recebe e ressuscite os inocentes. (nem precisa pedir né)
    nono: QUE O CRIMINOSO PEÇA SOZINHO A DEUS POR SUA PAZ, acho que ele deveria ter pensado nisto antes.. por mim que vire PÓ .. ou nem isso

  16. Argemiro Garcia abril 10, 2011 at 6:41 am #

    Cara Glória, concordo com quase tudo o que disse. Os jornalistas vão esquecendo como se trabalha direito. Preferem ouvir curiosos – mesmo os diplomados – que procurar a informação fidedigna, como o laudo médico que teria sido dado ao pobre rapaz. Esquizofrenia aos 7 anos? Uma raridade! Você leu o brilhante artigo “Deixar a vida para entrar no espetáculo” (http://tinyurl.com/3woxljv)? Acho que vem ao encontro deste seu!

  17. Priscila Rodrigues abril 10, 2011 at 8:31 am #

    Concordo!ñ fara falta alguma.Na verdade o que ele fez,ele arquitetou tudo.Porque??morar sozinho,justamente pr concluir o que pretendia.Morando com outra pessoa com certeza iria perceber seus atos,só se a outra fecha-se os olhos.Então ele sabia,um monstro!

  18. Patricia abril 10, 2011 at 10:59 am #

    Concordo, Glória…chorei e passei mal, pois perdi minha menina, também cheia de sonhos(ser estilista), de apenas 14 anos, linda, loira, 1,75 de altura, decidida, com tanto a acrescentar à vida, deixando saudade na família e amigos, nos animais (ela trazia vira-latas para casa), cada vez que faço uma prece para ela olhando o céu, uma borboleta ou um pássaro voa pela minha janela, parece incrível,e assim foram para o céu estes anjos, imagino-os conversando com minha filha, a Dani, enfim, tantos outros anjos cuja vida foi tão cedo, eles a acolhendo, e mostrando que apesar da dor da saudade, esta será breve, porque o tempo aqui é mais curto infinitamente que lá, e logo os reencontraremos. A saudade dói nos dois mundos, como diz Chico, mas esta nossa separação é temporária. Isso que aconteceu me fez passar muito mal e chorar muito, muito.

  19. Leandro Mendeds abril 10, 2011 at 1:34 pm #

    Glória, sou um grande admirador de seu trabalho, só agora estou tendo a oportunidade de ver ” O Clone”, parabéns suas histórias, são sempre bem escritas.
    Aproveitando o tema, acredito que vc pode fazer como ja fez em outras vezes, atraves de suas novelas trazer a tona a violência e sobretudo o armamento indiscriminado e suas indústrias.

  20. marlene moreira abril 10, 2011 at 6:39 pm #

    l
    .Lamento pelos jovens que foram retirados da vida,tão cedo.
    Inclusive o causador da trajédia.
    .E o momento da sociedade brasileira repensar o papel dos governantes,pais e educadores..A violência não deve ser mais tolerada pela sociedade.Segundo os especialistas,o quadro clínico ou mental desenvolvido por cada indivÌduo esta intimamente relacionado com a predisposição genética e com os fatores educacionais e culturais que cada um vivenciou.Entretanto,não podemos deixar de mensionar que em determinados momentos os meios de comunicação,podem
    incentivar a violência.O massacre de Realengo,alerta para uma mente doente aliada a internet usada para o mal.

  21. Palewa Merçon abril 10, 2011 at 8:26 pm #

    Era mais um psicopata, frio e dissimulado, que há muito tempo queria exteriorizar a sua violência camuflada e mostrar ao mundo o “seu poder”…

  22. Joao Batista Santos abril 10, 2011 at 10:25 pm #

    Boa noite, Gloria!!

    A contradição e falta de informação está ganhando proporções gigantescas e isso me assusta, pois o perfil descrito, desse assasino-suicída-covarde, se encaixa perfeitamente com o meu jeito de ser e agir.
    Entendo que o profissional da mídia é um ser humano e portanto é natural que se envolva e deixe escapar a sua comoção. Só gostaria que desse um pouco mais de ênfase, que nem todos os esquisitos são criminosos… Sou esquizo, sofri bulling e tive uma adolescencia introspectiva que perdura até hoje. Mas para contradizer as últimas notícias, digo com toda certeza que não sou perfeito, mas tenho uma boa índole.e sou incapaz de fazer mal a qualquer ser vivente.
    Vivemos numa época estranha onde se queimam mendingos, batem em gays e assassinam as nossas mulheres… tenho medo que o meu vizinho me veja como uma ameaça… Os formadores de opinião tem que ter mais cautela.e separar o joio do trigo.
    BjOs

  23. cristiane abril 11, 2011 at 8:59 am #

    Paulo,vc escreveu muito bem o seu comentario,penso como vc,infelizmente ate o atirador e uma vitima……..

  24. Joao Batista Santos abril 11, 2011 at 9:43 am #

    Bom dia, Gloria!

    Perdão! Ontem quando li essa postagem, não dei muita importancia as suas dúvidas a respeito de onde veio o material bélico e quem o ensinou a manusear as armas…

    Hoje fiquei sabendo de “uns escritos”, onde é citado os nomes de Abdul e Philip…. não sou adepto da teoria da conspiração, mas já começo a ter duvidas se um raio pode ou não, cair duas vezes no mesmo lugar…
    É muito cedo para as autoridades chegarem a uma conclusão.. Tenho a imprensão de que existe uma força que quer guardar e esquecer esse caso no arquivo morto…
    Cuidado!!!… É bom não subestimar, ser cauteloso e explorar todos os recursos possíveis, afinal muitas vidas podem depender disso….
    Será que esse assassino não fazia parte de uma gang de lunáticos?… Caso isolado é uma óva!
    BjOs

  25. Rodrigo abril 11, 2011 at 11:31 am #

    Gloria, me desculpe, mas vou responder suas dúvidas: Material Bélico, somente subir o morro que com +- 1000 reais ele compra tudo que usou, pois todo o material utilizado foi adquirido “ILEGALMENTE”; “Tiros de Execução!?”, se ele realmente tivesse obtido treinamento ao que você se refere, não gastaria quase 70 munições e ‘só’ feriria +- 10 e mataria 12 crianças, e sim no mínimo entre mortos e feridos haveria algo na faixa de 55 pessoas, pois uma pessoa ‘treinada’ não comete tantos erros assim, e qualquer ignorante que saiba encaixar um cilindro(bala/munição) em um buraco redondo (camara do revolver) faz uma m* destas (considerando ainda o fator ‘a queima roupa’) estando muito perto das vítimas. Minha Intenção não é estar aqui defendendo um bandido, mas eliminar essa visão utópica de “super Bandidão”, diminuir esse sensacionalisma babaca que se vê na televisão, onde a real culpa disso tudo é uma saúde fragil de um País de uma população frouxa que não luta pelos seus direitos (só consente a atuação ridícula de governantes podres), impunidade absurda, muita corrupção existente nas fronteiras por onde o material ilegal penetra em nosso país e uma também frágil politica de educação (onde os governantes não possuem o mínimo interesse em melhorar, ou nasce numa família com dinheiro para estudar em colégios bons ou está f*). Coisas que o sensacionalismo não possuem coragem de falar.

  26. Joao Batista Santos abril 11, 2011 at 11:45 am #

    Paulo Faustino
    Entendo a sua visão humana de encarar essa tragédia, mas discordo, quando vc diz que esse indivíduo foi vítima das circuinstancias. Digo isso não por teoria, mas por experiencia própria. O abandono não transforma uma pessoa em um potencial assassino.

    Um pequeno resumo:
    Tive uma infancia muito conturbada, cheia de perdas e abandonos… Me lembro que quando minha mãe me levava para as casas das minhas tias, subiamos no elevador de serviço, usavamos o banheiro da empregada e o meu espaço era somente a cozinha. Não podia falar e nem brincar.
    Certa vez a minha mãe foi internada e a minha avó resolveu me colocar em um Educandário da Funabem. Lá sofri barbaridades, mas fiquei até os 15 anos… Não carrego o “nome da família”, porque é difícil para eles adimitirem um membro esquizofrenico…. Posso até ser meio apático, um pouco reservado, mas não guardo rancor e nem penso em vingança, pelo contrário, tenho até um certo carinho por meus parentes, apesar de não visita-los… O tempo passou e hoje são eles me procuram, mas felizmente moro longe….
    A diferença entre eu e esse covarde é a boa índole.,, Eu fiz do limão, uma limonada. Consegui transformar a minha miséria em uma linda familia.
    Para terminar, quero dizer que não posso medir a dor desse asassino, mas posso garantir que nenhuma dor ou abandono não justifica um ato tão bestial.
    Abraços

  27. Paulo Cesar PC abril 11, 2011 at 6:03 pm #

    Minha querida e divinal glória Perez, infelizmente a sociedade ignora muita coisa. Gente como esse rapaz acaba sendo produto de uma sociedade que no dia dia vai ignorando oque está a nossa volta. Estou profundamente chocado e triste com tudo que aconteceu naquele dia. Fico imaginando a dor de cada pai, de cada Mãe, enfim, de cada familiar.

  28. Valesca abril 11, 2011 at 8:17 pm #

    A desculpa agora é essa que ele era esquizofrenico.
    Oro pelos pais dessas crianças e toda a família que para sempre estaram feridos por esses disparos que levaram a vida de seus bens mais preciosos.
    Um beijo Glória.

  29. Rodrigo Lima abril 11, 2011 at 11:01 pm #

    Tudo muito nebuloso e triste. Pior ainda é ver a imprensa ultrapassando os limites da informação e transmissão de notícias e se transformando em máquina desastrosa por ibope. Triste, brutal e impactante, resultando em 13 mortos e 190 milhões de feridos.

    Rodrigo Lima.

  30. Ana Cláudia abril 12, 2011 at 12:56 am #

    Acredito que não devemos ficar querendo entender algo que aos olhos e entendimento de alguém são é incompreensível, o que não quer calar é: ele tinha suporte de alguma organização?Onde ele aprendeu tanto sofre armas?Onde treinou mira?
    Mais pelo o que eu li o caso já foi encerrado…
    E mais uma vez querem bater na tecla do desarmamento….as armas por si só não matam, é necessário pessoas que o façam!!!!Abraços e sou sua fã.

  31. Ana Cláudia abril 12, 2011 at 1:01 am #

    Acredito que não devemos ficar querendo entender algo que aos olhos e entendimento de alguém são é incompreensível, o que não quer calar é: ele tinha suporte de alguma organização?Onde ele aprendeu tanto sobre armas?Onde treinou mira?
    Mais pelo o que eu li o caso já foi encerrado…
    E mais uma vez querem bater na tecla do desarmamento….as armas por si só não matam, é necessário pessoas que o façam!!!!Abraços e sou sua fã.

  32. Grace Olsson abril 12, 2011 at 4:05 am #

    Glória!

    Acho que estao perdendo tempo em confabulacoes. Ainda nao li nada relacionado ao médico que o atendia e nem aos remédios que tomava.E, menos ainda, sobre políticas públicas no tocante a controlar a entrada de ex-alunos ou nao às escolas públicas.
    Dias felizes!

  33. Flávia abril 12, 2011 at 8:35 pm #

    Querida Glória, infelizmente o mundo chegou à tal ponto que nós mesmos nao estamos seguros nem mesmo dentro de casa. E ainda assim, depois desta triste catastrofe, me deparo com um louco em São Paulo, entrando no supermercado Extra e esfaqueando várias pessoas, além de matar um senhor de idade.
    Imagina as famílias, as mães e pais destas crianças e na dor que devem estar sentindo.
    Nem gosto de tocar no assunto, mas ano que vem irá fazer 20 anos de sua enorme perda e eu tento entender como você ainda tem forças. Admiro-a, com todo meu coração.
    Sou nova, tenho 24 anos, mas apesar da idade, lembro-me até hoje. Eu me recordo que tinha uma foto dela em meu quarto e quando ouço Wishing On a Star, me derramo em lágrimas.
    Até quando viveremos em um mundo com tanta violência? E quando o Brasil irá mudar sua condulta de pena?
    Quantas vidas foram tiradas, e o que restou de nós? Apenas lembranças: docês, com várias gotas de saudades.
    Bom, quem sou eu para dizer: nossa que bom que ele morreu? Acredito muito no que o Kardecismo prega. Se você fizer algo de ruim, voltará para você. Mas me deparo na dor de perder um filho que vejo algumas pessoas passarem.
    Me revolto muito quando vejo esses possuídos irem em emissoras de tv e se passarem por santos, e engraçado que sempre, mas sempre mesmo eles viram evangélicos. Ah para!
    – Matei, mas você tem que entender que não teve maldade?
    Não teve maldade? Como assim? E se fosse seu filho?
    Ò querida Glória, como me deixa indignada essas coisas. Como podem existir pessoas sem coração? Estou escrevendo em meio de lágrimas. Lágrimas que machucam meu coração.
    Peço à Deus para que coisas boas aconteçam sempre em minha vida. Mas se um dia vier a ocorrer ruins, entrego nas mãos de Deus.
    Fui mãe cedo, hoje minha (Isabella – em homenagem à Isabella Nardoni) está com 12 meses de vida e te digo que não sei o que seria de minha vida sem ela. Ela é minha companheirinha, minha amiga, apesar dos bla da bla da ba, que não entendo, mas finjo, alegram todas minhas manhãs.
    Às mães que perderam suas meninas e meninos, por mais que seja difícil e triste ainda mais quanto recente o fato se ocorreu. Lute por justiça, apesar de infelizmente quando não se tem uma condição financeira muito boa. Os processos ficam jogados em meio à poeiras. E orem, com todo amor, pois podem acreditar elas estarão sempre ao lado de vocês.
    E fica aqui o meu abraço, à você enorme, maravilhosa e rainha: Glória. E à todas as mamãezinhas que possuem uma “estrelinha” no céu do nosso querido PAPAIZINHO JESUS, que nos ama.

    Grande abraço à todos. Flávia (Vitória – ES)

  34. Lula Portugal abril 13, 2011 at 8:01 am #

    Querida Gloria,
    durante alguns anos eu pratiquei a psicanálise numa clínica em Salvador, decorrência natural da minha pós-graduação ‘lacaniana’. Tempos depois desejei escrever histórias, roteiros, sinopses, e me preparei pra isso. Essa nova atividade me fez vê-la como uma novelista sensível, bela, extraordinária. Mas lendo o seu blog me deu vontade de te perguntar:
    Cadê o seu Amante?
    ” Muitas pessoas tem um amante e outras gostariam de ter um. Há também as que não tem, e as que tinham e perderam”.
    Geralmente, eram essas últimas que iam ao meu consultório, para me contar que estavam tristes ou que apresentavam sintomas típicos de insônia, apatia, pessimismo, crises de choro, dores, revolta com realidades duras da vida, etc.
    Enfim, eram várias as maneiras que elas encontravam para dizer que estavam simplesmente perdendo a esperança…
    Antes de me contarem tudo isto, elas já haviam visitado outros consultórios, onde receberam as condolências de um diagnóstico firme:
    “Depressão”; além da inevitável receita do anti-depressivo do momento.
    Assim, após escutá-las atentamente, eu lhes dizia que não precisam de nenhum anti-depressivo; dizia-lhes que precisavam de um AMANTE!!!
    Era impressionante ver a expressão dos olhos delas ao receberem minha provocação.
    Haviam às que pensavam: “Como é possível que um profissional se atreva a sugerir uma coisa dessas”?! Haviam também as que, chocadas e escandalizadas, se despediam e não voltavam nunca mais.
    Para aquelas, porém, que decidiam ficar e não fugiam horrorizadas, eu expliquei o seguinte:
    “AMANTE” é aquilo que nos apaixona”, é o que toma conta do nosso pensamento antes de pegarmos no sono, é também aquilo que, às vezes, nos impede de dormir.
    O nosso “AMANTE ” é aquilo que nos mantém distraídos em relação ao que acontece à nossa volta.
    É o que nos mostra o sentido e a motivação da vida.
    Às vezes encontramos o nosso “AMANTE” em nosso parceiro, outras, em alguém que não é nosso parceiro, mas que nos desperta as maiores paixões e sensações incríveis.
    Também podemos encontrá-lo nas nossas lutas…, na pesquisa científica ou na literatura, na música, na política, no esporte, no trabalho, na necessidade de transcender espiritualmente, na boa mesa, no estudo ou no prazer obsessivo do passatempo predileto….
    Enfim, é “alguém!” ou “algo” que nos faz “namorar a vida” e nos afasta do triste destino de
    “ir levando”!..
    E o que é “ir levando”?
    Ir levando é ter medo de viver.
    É o vigiar a forma como os outros vivem, é o se deixar dominar pela pressão, perambular por consultórios médicos, tomar remédios multicoloridos, afastar-se do que é gratificante, observar decepcionado cada ruga nova que o espelho mostra, é se aborrecer com o calor ou com o frio, com a umidade, com o sol ou com a chuva, é também se curvar a alienação.
    Ir levando é adiar a possibilidade de desfrutar o hoje, fingindo se contentar com a incerta e frágil ilusão, de que talvez possamos realizar algo amanhã.
    Quando te vejo (ultimamente através do seu blog ou muito especialmente através de O Clone) sei que nunca se contentou com “ir levando”; sei que está sempre a procura de um amante.
    Por favor…
    Sem mais delongas, encontre um amante…, amante audiovisual. Volte a escrever para TV.
    Após estudar muito sobre suas telenovelas descobri algo transcendental e transversal que elas nos dizem:
    “É PRECISO NAMORAR A VIDA”.
    Bjs. Fica com Deus.

  35. sindro abril 13, 2011 at 9:17 pm #

    Oi Gloria
    Sou fã de seu trabalho e gostaria muito que conhecesse o meu blog de textos, obrigado desde já, um super abraço.

  36. Luitha Miraglia abril 13, 2011 at 10:57 pm #

    Olá, Glória. Desculpe o comentário nada a ver com o tema tão importante que você abordou no seu post… Mas sou aluna de Rádio e Televisão da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado em São Paulo e estou fazendo um projeto de um documentário sobre as telenovelas no Brasil, mostrando como elas podem ser o reflexo de uma sociedade e marcar sua época, servindo como objeto de estudo antropológico. Gostaria muito de poder contar com a sua opinião e depoimento sobre o assunto. Por favor, se houver possibilidade, me mande um e-mail: lu_miraglia@hotmail.compois não estou conseguindo localizar nenhuma assessoria ou contato seu.
    Agradeço desde já!
    Beijos.

  37. Emerson abril 13, 2011 at 11:00 pm #

    É Glória… citando as palavras de meu Egídio La Pasta: Precisamos falar sobre o Kevin, de Lionel Shriver (Ed. Intrínseca/ Tradução: Vera Ribeiro)

    “A professora que ele matou era meio que a grande defensora do moleque, coisa assim. E eu não entro nessa de ficar culpando os vídeos, o rock. Nós crescemos escutando rock, é ou não é? E nenhum de nós saiu feito doido matando todo mundo na escola. Veja o Lawrence. O garoto adora ver sangue na televisão, não importa quão realista seja, ele nem pisca. Mas quando o coelho dele foi atropelado? Chorou durante uma semana. Eles sabem ver a diferença.

    Nós estamos criando nosso filho para saber o que é certo e o que é errado. Talvez pareça injusto, mas a gente no fim tem que se perguntar sobre os pais”.

    (Não há momento mais oportuno para a leitura desse livro do que esse).

    bjo

  38. lucimara abril 14, 2011 at 7:59 pm #

    tenho um aperto no coracao quando olho as fotos das vitimas,estou profundamente triste,triste tambem de saber da vida desse rapaz,um esquizofrenico talvez com pouca ajuda,ou ajuda nenhuma,a nao ser da mae,se transformou nesse monstro assasino ,devemos agora nao ficar mandando o cara pra tudo quanto e lugar,a sua triste e lamentavel vida acabou,devemos nos concientizar e trabalhar pra que esse tipo de monstro nao tome outras formas,devemos ficar de olhos bem abertos no que temos dentro de casa e nao ignorar quando um membro de nossa familia nao esta se comportando normalmente.Que Deus de o descanso pras 12 vitimas e pra esse rapaz tbm.Deus dara o lugar merecido pra ele.

  39. LLENORE XAVIER DE SOUZA abril 15, 2011 at 2:12 pm #

    http://www.pessoas-desaparecidas.com/cadastro/procuro-minha-filha-6/

    MINHA FIKHA JOANA XAVIER DE SOUIZA LISBOA, ESTÁ DESAPARECIDA DESDE 13 03 2011, EM cANASVIEIRAS NORTE DA ILHADA DE SANTA CATARINA.NADA SEI DELA A NÃO SER INFORMAÇOES DESENCONTRADAS, TEM 33 ANOS, CLARA, DEPRESSIVA, MAS CALMA E INTELIGENTE.NÃO USA DROGAS.Ja publiquei em jornais, tv, cartazes e na INTERNET, não consigo encontrá-la.ajude-me por favor divulgando.
    Deus te pague .Lenore Xavier de Souza rg 3036433121 fones 48 84345868, 48 33651899 manhã ou noite)

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes