Caso Vanessa: a história se repete!

E as nossas leis de execução penal fazem mais uma vítima: essa moça, a Vanessa, de apenas vinte e poucos anos, assassinada de maneira brutal por um criminoso que cumpria pena de 14 anos de prisão! se cumpria pena, o que é que estava fazendo na rua??? pois é!

Hoje pela manhã, vi no noticiário o Percival de Souza contar a conversa que teve com o jurista Miguel Reale Jr, que participou da elaboração desse malfadado código de execução penal. Dizia o Percival que Miguel Reale admitiu que o código havia se tornado uma festa para o crime! Criticou o fato de que a Justiça não exerça nenhuma vigilância sobre aqueles que beneficia, e que venha concedendo esses beneficios de maneira automática, baseando-se em contas aritméticas e não em criteriosa análise da personalidade do apenado, como deveria ser.

Esse estado de coisas me lembra as palavras do primeiro ministro canadense, Stephen Harper, quando foi solta a serial killer Karla Homolka, que ficou apenas 12 anos na cadeia, por força de um acordo que fez com a justiça na época de sua prisão. Harper responsabiliza as leis do passado, quando  a preocupação com os criminosos tinham prioridade sobre compaixão pelas vítimas.

Entre nos, continua assim! até quando?

26 Responses to Caso Vanessa: a história se repete!

  1. Priscila Rodrigues fevereiro 19, 2011 at 9:47 pm #

    Exatamente.Até quando???E solto um absurdo!Eu que tenho filhos na faixa dessa idade,20 e poucos anos,sempre uma preocupação.bjos!Glória.

  2. Priscila Rodrigues fevereiro 19, 2011 at 10:02 pm #

    E no mundo que estamos vivendo hj,da medoooo,insegurança enfimmm

  3. Luciana fevereiro 20, 2011 at 12:38 am #

    A lei brasileira é vergonhosa. No nosso país, quem matar uma vezinha só, não cumpre pena.. pq é reu primário.. e qdo esses assassinos vão presos, sai do nosso bolso o $ para custear a familia do coitadinho!Agora, a título de matar a curiosidade: a senhora recebeu alguma coisa do governo qdo sua filha foi brutalmente assassinada por 2 loucos frios e calculistas??Posso tentar??Creio q não. A hora da reforma dos Códigos já passou faz tempo. Daqui uns dias, vão estar matando gente atrás de gente, mas tudo bem.. são primários, judiação. Eu lhe desejo toda sorte em sua luta diária contra a saudades da Dani. Eu, agora q sou mãe, imagino, mas não sei o q é esse sofrimento.Minhas orações estão voltadas a vcs. AProveitando, enviei alguns tweets a senhora, e se puder me ajudar, por favor. Quero q a vida q foi tirada do meu pai salve outras q eventualmente poderão ser perdidas. Obrigada, desde já, boa noite, bom domingo. Luciana Frota Melzi – 17.32123888

  4. PEDRO IVO NOGUEIRA SILVA fevereiro 20, 2011 at 1:09 am #

    GLORIA VC É INTELIGENTE E TENHO UMA PERGUNTA A FAZER,UMA PERGUNTA QUE SEMPRE VENHO ME PERGUNTANDO E NUNCA TENHO A RESPOSTA: SERÁ QUE ESSE PAÍS TEM JEITO? EU INFELIZMENTE ACREDITO QUE NÃO,MAS AINDA TENHO UM POUCO DE ESPERANÇA QUE MUDE! AS LEIS NESSE PAÍS É UMA COISA ABSURDA!

  5. Bruno Menezes fevereiro 20, 2011 at 5:14 am #

    É revoltante…

  6. Joao Batista Santos fevereiro 20, 2011 at 8:12 am #

    Oi, Gloria!

    Admitir o fracasso não basta!!!…

    Queria ter notícias de que o jurista Miguel Reale e outros que participaram da elaboração do código de execução penal, estivessem se reorganizando para consertar a M… que fizeram.
    BjOs

  7. Elizabeth fevereiro 20, 2011 at 8:39 am #

    Os próprios responsáveis pela “vergonha” que é esse códico de execução penal, admitem as falhas.
    Por que então não corrigir?!

    E rápido, por Deus, qualquer um mata e sabe que não será punido devidamente, vai passar “umas férias na cadeia”, sair e pronto, continuar sua vida.

    E as vítimas? E os que ficaram aqui sofrendo a perda dolorosa e a impunidade dos assassinos, Como é que fica?

  8. Elizabeth fevereiro 20, 2011 at 8:44 am #

    Conheço essa dor Glória, de sentir na pele a monstruosidade
    de um criminoso.

    Conheço tbm a outra, tão martirizante quanto, de não poder ao
    menos ver a “justiça” acontecer.

    Sofro.

  9. Odele Souza fevereiro 20, 2011 at 8:58 am #

    Gloria,
    Que lamentável , vermos mais uma vítima do crime sem castigo. Que lamentável continuar a convivermos com essa absurda IMPUNIDADE que impera em nosso país.

    A justiça brasileira é sim, UMA VERGONHA!!! Mas concordo com o comentário deixado por João Batista Santos, porque. nós, mães de vítimas de violência e negligência, descaso e falta de respeito com a vida humana, podemos, DENUNCIAR PROTESTAR, GRITAR!!! nossa revolta como temos feito e continuamos a fazer, mas existem pessoas como Miguel Reale e MUITOS outros que tiveram ou têm poder para mudar as leis de forma a nos beneficiar, que falam, mas nada fazem.O que vemos são as leis beneficiando os criminosos. Os juristas admitem que as leis são falhas, mas permanecem de braços cruzados, estáticos, passivos, OMISSOS! Ora essa, para mudar essa realidade, FAÇAM ALGUMA COISA SENHORES JURISTAS!, caso contrário, continuaremos reféns do medo, , dos criminosos e da IMPUNIDADE..

  10. Patrícia Pacheco fevereiro 20, 2011 at 10:06 am #

    Esse tipo de problema vai melhorar quando existir uma reforma no sistema penitenciário, afinal esse sujeito é um psicopata, e com certeza teriamos que ter uma instituição só para esse tipo de caso, outro problema é que muitas vezes por conta da superlotação das cadeias, os juízes ficam tentando liberar alguns, nesse processo deve haver uma avaliação psicológica, e essa etapa nem sempre é feita adequadamente, tem juízes que querem exigir dos psicologos da segurança um laudo que favoreça o réu, nem todos se submetem a fazer o parecer favorável ao preso, mas como em todas as profissões existem os maus profissionais.
    Resumindo: o Estado sabe que é uma reforma delicada e tem preguiça de começar isso, mas durante essa espera o problema vai se agravando.

  11. Rose Elizabeth fevereiro 20, 2011 at 10:07 am #

    Gloria, o que podemos fazer efetivamente para que as leis sejam mudadas e mais, respeitadas e cumpridas? Conte comigo para qualquer mobilização. Não é possível que a situação continue assim. Lembro da minha adolescência livre, dos passeios com os amigos, de um RJ leve, um Brasil leve, e hoje sinto pelos meus filhos adolescentes tão privados de tudo por causa da insegurança.

  12. Mari fevereiro 21, 2011 at 1:30 pm #

    Oi Glória, sou muito sua fâ, pesquisei na net e cheguei ao seu blog, o meu comentário ñ é sobre a morte de Vanessa. Preciso dizer que vc se superou em O Clone, é simplesmente uma obra de arte a novela, sua pesquisa foi espetacular, só queria dizer que te admiro muito como profissional e como uma mãe lutadora. Um grande abraço, de sua fã número 1,
    Marilene.

  13. André Luís Cia fevereiro 21, 2011 at 2:46 pm #

    Realmente a justiça brasileira a cada dia nos “brinda” com um caso novo. É espantoso como as pessoas conseguem rir muitas vezes da desgraça alheia sem se importarem com o outro.
    Aproveito aqui o espaço para fazer um paralelo com uma cena que vi hj de manhã e que me chocou. Estava na academia e como a TV de lá fica sem som não era possível ouvir a notícia por completo, mas pude ver a legenda: mulher pratica terapia polêmica em recém-nascido. Era mais ou menos esse o título.
    Durante 5 minutos, o jornal mostrou uma sucessão de malabarismos daquela mulher contra aquele bebê indefeso. Nem mesmo uma boneca de pano teria sido tão massacrada. Ela virava o bebê de pernas pro ar, esticava seus bracinhos, dentre outras cenas nojentas. Eu passei mal e desviei o meu olhar da TV, porém, para minha surpresa, muitos alunos da academia pararam seus exercícios para assistirem o show de horrores,
    O mais impressionante é que eles não assistiam as cenas indignados, pelo contrário, as gargalhadas eram dadas em alto e bom som como se aquilo não os afetasse.

    É nesta sociedade que não pune os seus culpados e na qual as pessoas driblam todas as leis em benefício próprio que vivemos. É neste mundo onde se mata um ser humano como se ele fosse um inseto peçonhento que acordamos todas as manhãs. De muitos, ouvimos a famosa frase: “culpa do governo”. Em grande parte sim, mas em outros termos não pq como moradores deste país temos o direito e a obrigação de lutar por melhores condições de vida, principalmente por justiça.

  14. Denise fevereiro 21, 2011 at 3:28 pm #

    A impressão é de que os juízes, juristas e demais responsáveis têm um interesse por trás desse “desinteresse” em mudar as leis de Execução Penal. E o pior de tudo é a quantidade mínima de espaço nos presídios. Por que o sistema carcerário é tão falho? Porque não são ampliados e construídos novos presídios? Inclusive, muitas solturas são fundamentadas neste problema: superlotação (o que convenhamos, não justifica e ao mesmo tempo é uma vergonha). E aí, Brasil?

  15. Fabiano Figueiredo fevereiro 21, 2011 at 8:55 pm #

    Quem procura poupar os lobos, termina sacrificando as ovelhas. Essas leis são feitas para beneficiar criminosos e por pessoas que ganham a vida os defendendo. As leis penais tem que ser fetas em benefício da sociedade, não dos malfeitores. Nosso Código Penal é de 1940, época do Estado Novo de Vargas. Precisamos de um código penal atual feito para PUNIR os crimes e EVITAR ao máximo que eles aconteçam. Caso contrário, outras Vanessas, Danielas, Isabelas continuarão sendo assassinadas Brasil afora…

  16. Taciara fevereiro 21, 2011 at 10:24 pm #

    Confesso que fiquei chocada com o caso Vanessa. Uma mulher linda, delicada como uma boneca, com planos futuros, ser vitima de uma crueldade destas…E eu não entendo o porque. Porque existem pessoas tão cruéis que são capazes de matar por simplesmente prazer…que matam por 1000 reais…executam a sangue frio… para manter o vicio em crack, uma droga que mata muitos inocentes…Isso para mim não é humano. A justiça do mundo é muito pouco para essas pessoas que interrompem sonhos, e destroem felicidades. O que é pior, é que essas pessoas não destroem apenas sonhos, eles acabam com a felicidade de familiares, com esperanças de mães, com planos de namorados…
    Nossa, fico indignada com isso.
    Tenho 19 anos, sou estudante, e espero que justiça seja feita. E que Deus proteja a todos nós da crueldade do mundo.

  17. Palewa Merçon fevereiro 22, 2011 at 12:42 am #

    Mais uma inocente que pagou por erros de muitos: Vanessa! Eu estou tão de saco cheio de ver essas notícias terríveis na TV Glória, que confesso que nem tenho acompanhado o caso dessa jovem. É tudo muito revoltante! Não aguento mais esse tipo de monstruosidade acontecer, ir parar o caso na mídia, e depois ficar tudo por isso mesmo… já vimos essa novela antes e conhecemos bem o desfecho!
    Quando a emoção social está de alguma forma manipulada ou estimulada, verificamos que a pena de morte ganha campo, adeptos, simpatizantes e defensores ferrenhos. Mas, lembrem-se de que a nossa justiça não é uma justiça perfeita, é falível. Então seria justo termos pena de morte aqui? Acho que não… por isso não sou a favor de pena de morte aqui no país, mas deveria haver perpétua para casos assim.
    Em um mundo injusto, aquele que clama por justiça é chamado de louco. A minha pergunta é essa, Glória: Quando a justiça vai aprender? Não é só tamanho da pena que reduz a criminalidade, mas a certeza da punição! Essa frase resume tudo o que acontece no nosso Brasil: “Se ages contra a justiça e eu te deixo agir, então a injustiça é minha.”

    Ajude a família dessa moça Glória, apóie eles. Conforte-os! Deixo aqui meus sentimentos pela moça assassinada e pela dor da família. Muito triste! Mais uma jovem que perde a vida de maneira brutal… até quando, hein?!?!?!

  18. Márcio Négri fevereiro 22, 2011 at 11:49 am #

    Glória boa tarde…
    Com certeza mais um caso bárbaro que nos chega! Lamentável!!!
    Sempre tive a vontade de escrever à você, mas não tinha como, chorei junto com você a morte da Daniela, lembro-me que quando terminou a novela e fizeram homenagem a ela não aguentei e sai da sala pra chorar no quintal, morava no sítio na época. Você deve estar me achando doido neh tanto assunto misturado, é que esse é o unico meio que sei de chegar até você e gostaria de dar uma sugestão, se me permite, para uma novela sua, ao qual sou fã. Fazer uma novela totalmente com tema África, reunir um grande elenco negro e de qualidade que temos mesclando claro com brancos mostrando como você sabe como ninguem as belezas , as mazelas os amores de uma terra desconhecida para a maioria… seria lindo!!!
    Bom vou parar por aqui, desculpe sobre fugir do assunto principal. Sucesso, força e felicidades à você!!!

  19. Jemima Pompeu fevereiro 22, 2011 at 5:03 pm #

    Olá Glória!
    Quando soube dessa notícia fiquei chocada, especialmente porque sou gêmea também. Não quero nem imaginar a dor da irmã que perdeu sua vizinha de útero. Lamentável…desolador.

    Abs, Jemima Pompeu
    http://www.vizinhosdeutero.blogspot.com
    Twitter: @vizinhosdeutero

  20. Joao Batista Santos fevereiro 22, 2011 at 9:03 pm #

    Errar é humano e faz parte do processo evolutivo. Mas se eu fosse um dos criadores desse código de execução penal, sentiria vergonha e faria o possível para consertar o meu erro… Mas como não sou, fica a pergunta:
    Será que esse (s) juiz consegue colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo, mesmo sabendo é co autor de cada crime ocorrido?… Acho que não!

  21. Valesca fevereiro 23, 2011 at 6:58 pm #

    É triste demais isso tudo,fiquei arrasada com a história de Vanessa.Quando vão enxergar que sendo benevolentes com criminosos, e que jogando a sujeira para debaixo do tapete não se resolver nada? famílias inteiras são condenadas a conviver com essa dor extrema,que é a perda de forma violenta.
    Só me resta orar pela família de Vanessa e pedir que de onde ela estiver fique bem.
    Um beijo Glória.

  22. ALEX SPINOLA fevereiro 23, 2011 at 7:30 pm #

    Glória,

    isso só irá mudar, quando a sociedade mudar. Quando deixarmos de banalizar a barbárie, quando nossa indignação ganhar as ruas e os gabinetes dos engravatados. Falta ao povo brasileiro, no bom sentido, uma certa dose de revolta talibã. Que me perdoem os pudicos e sociólogos de plantão, mas do jeito, não dá!!!!!!

  23. NANA fevereiro 24, 2011 at 9:33 am #

    Seria cômico se não fosse trágico: Já que a lei não pune com severidade quem mata uma “vezinha” só, é melhore escolher bem o alvo!!Que tal se cada brasileiro contribuinte de impostos, trabalhador honesto escolhesse um preso por assassinato ou estrupo?
    No fundo (não tão fundo assim) a culpa é do povo que não se intera de política por tanto dá poderes a desconhecidos e nunca se interessa e saber o que esse político está fazendo de significativo para seu eleitorado.
    Estão cobrando de quem essa impunidade e essa lei falha?
    É só olhar no espelho! Cada cidadão indignado mas inerte é culpado.

  24. Edson fevereiro 24, 2011 at 8:10 pm #

    Meu Deus,é um monstro esse cara que fez essa barbaridade!Um covarde abominável!…
    …Mas para amenizar este doloroso post vou inserír aqui um post maravilhoso meu do http://www.edsonamazonidaurbano.blogspot.com

    ‘VOVÓ-PASSEIO:A ARTE DE PASSEAR COM A VOVÓ!”
    Algumas das vezes quando estou passeando com a minha avó paterna,Dona Maria Êurita,pelos espaços turísticos de Belém,aqui no Pará,sou abordado de várias maneiras que vão desde as mais ignorantes até as mais carinhosas.Por exemplo tem gente que diz:”Passeando com ela nessse sol quente!” e eu rebato:”Pra quê tem chapéu e o guarda-sol?!”,acrescentando:”Além do mais acabou de ficar nublado!”-esquivo-me e com razão de intenções e circunstâncias.Detalhe: a vovó tem 93 anos,sofre de hipertensão arterial,diabetes e o famigerado “Mal de Alzheimer”.E é cadeirante. Aí que de novo os ignorantes parecem protestar num só côro:”Essa senhora devia estar deitada em casa!”,aí eu rebato:”Negativo!Só se fosse para ela morrer mais rápido!Pois o médico recomendou passeios para ajudar na saúde!”-defendo-me e com absoluta razão!Pois muitos não sabem e se o sabem fingem não sabê-lo.Aí que entra a cultura.Pois o psicólogo geriátrico disse-me que é excelente passear com o idoso,para “pegar um ár puro”,desfrutar dos benefícios terapêuticos de vitamina D propiciados pelos raios solares,não ficar condicionado a um só ambiente(ressaltando que o confinamento causa-lhes depressão,acelerando a vossa morte!),assim devendo ter contato com outros ambientes(principalmente os arborizados) e consequentemente com outras pessoas.Daí serem passeios benéficos.
    E eu só agradeço a Deus por cada passeio com esta querida “sinhôra”,e ter-nos proporcionado tão momentos bons,que passamos e continuamos a passarmos juntos!Porém não é definitivamente nada fácil,apesar do resultado final ser agradável!Ainda bem que aqui na Grande Belém há “ÔNIBUS COM ADAPTAÇÕES DE ACESSIBILIDADE PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS”.Coisa de primeiro mundo,nessa abençoada “SELVA DE PEDRA DA AMAZÔNIA,NO PARÁ”! Isto facilita muito,já que não pagamos passagens,visto que estamos usufruíndo de uma lei federal.
    Raras são as exceções em que há os motoristas que recusam-se a nos levar.A maioria pára sim e é prestativa.Se não,levam multas da CTBEL (Companhia de Transportes do Município de Belém);
    E passear com a vovó também traz outras vantagens:não enfrentamos filas de bancos,não pagamos entradas para shows,teatros,cinemas,ela sempre tem atendimento prioritário nos hospitais e tem livre acesso a parques ecológicos da cidade! Esta é a recompensa,aqui na Terra,garantida pelo “Estatuto do Idoso”,de cuidarmos de pessoas com idades tão raras e especiais.A maior virá dos “Céus”!…
    Mas enfim essa é a arte de cuidar e passear com a vovó!!!
    Dona Glória,que tal colocar em sua próxima novela a difícil e linda vida dos cuidadores carinhosos de idosos?Boa idéia vc não acha?

  25. Elizabeth fevereiro 27, 2011 at 5:25 pm #

    Boa noite Gloria! É revoltante ver a indiferença das autoridades deste país para com esse código penal feito para os “‘ladrões de galinhas” “batedores de carteira” do tempo da minha avó. A população virou alvo fácil de criminosos cruéis e grita por justiça. Porém, QUEM PODE NÃO FAZ NADA para mudar esse estado de coisas. Aí eu fico pensando: a quem interessa manter essa situação de pavor e insegurança que vivemos, por conta de um código penal que NINGUÉM QUER MAIS? É óbvio que essas leis elásticas só interessam aos bandidos… Quem está do lado deles e está impedindo as mudanças necessárias? Sim porque diante do clamor social é no mínimo suspeita a atitude de quem cruza os braços e deixa o crime rolar impune….

  26. Fabiana agosto 11, 2011 at 4:45 pm #

    Pois é…não existem palavras para expressar a falta que ela me faz todos os dias! e hj, seis meses deppois, o assassino está a solta!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes