Como saber em quem confiar?

vitima

M. Stout, no livro que já citei aqui no blog, The Sociopath Next Door nos dá uma dica:

Depois de mais de 25 anos ouvindo histórias de meus pacientes sobre psicopatas que invadiram e prejudicaram suas vidas, quando eles me perguntam: “como saber em quem confiar”? , minha reposta costuma surpreendê-los. 

A expectativa natural é que eu revele algum detalhe sinistro de comportamento, de linguagem corporal ou o uso ameaçador de palavras que possa ser interpretado como uma pista sutil. Mas a pista não tem nada a ver com isso, pois nem sempre essas características estão presentes. Ao contrário, o melhor indício é, por incrível que pareça, o desejo de despertar piedade. O sinal mais confiável, o comportamento mais universal dos inescrupulosos não é, como muitos poderiam supor, causar medo. Perversamente eles apelam para nossa solidariedade.

(…) Mais que a admiração -mais ainda que o medo- , a piedade das pessoas é uma carta branca. Quando sentimos pena ficamos, pelo menos por um momento, indefesos (..) nossa vulnerabilidade emocional é usada contra nos por aqueles que não tem consciência.

Pena e solidariedade são positivas quando dirigidas a pessoas merecedoras que caíram em desgraça. Mas lembre-se que a combinação de um comportamento mau ou bastante inadequado com frequentes apelos à piedade é o sinal mais próximo de uma marca na testa de alguém que não tem consciência.

(..) os psicopatas não tem qualquer consideração pelo esquema social, mas sabem como tirar proveito dele. E afinal de contas, tenho certeza que o diabo, se existisse, ia querer que sentíssemos muita pena dele!

Compartilhe
Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Email this to someone

13 Responses to Como saber em quem confiar?

  1. DENISE FERNANDA 8 de julho de 2014 at 03:29 #

    vou morrer sem entender a cabeça de um piscicopata

  2. Milena Afonso 8 de julho de 2014 at 04:15 #

    Perfeito !! Só quem já passou pelas garras de um sabe !!! Piedade !! Ponto fraco de quem presta !! Minha história daria uma novela !! Que graças a Deus … teve final feliz !!

  3. Sandra McPherson 8 de julho de 2014 at 06:10 #

    Realmente e dificil mesmo,pois pelas historias que ja li por aqui e ja vi em outros documentarios,todos sao tao bonzinhos,prestativos na sociedade,eles sao master em disguise,afinal ninguem nasce gravado na testa “serial killer” ou “psicopata”,talvez o jeito seja,confiar sempre com um pe atras.

  4. Marcela Torres 8 de julho de 2014 at 13:05 #

    Faz sentido! E como! Nunca pensei por este lado! A PIEDADE desarma…

  5. Marcio M 8 de julho de 2014 at 14:21 #

    O que eu já queimei de neurônios aqui no site…
    Nem com empatia da pra entender, são 2 em 1: 1 Muito bem escondido.

    Mas lembre-se que a combinação de um comportamento mau ou bastante inadequado com frequentes apelos à piedade é o sinal mais próximo de uma marca na testa de alguém que NÃO tem CONSCIÊNCIA.

  6. Allan Rodrigues 8 de julho de 2014 at 14:45 #

    Tenho uma vizinha que se casou com o homem dos seus sonhos, teve 2 filhos lindos e saudáveis, tudo caminhava bem até que ela começou a perceber algumas atitudes suspeitas do Marido. Tudo foi se intensificando até que um dia, sua psicologa sugeriu a leitura do livro “Mentes Perigosas”. Ela foi alem: cursou Psicologia e uma das frases que nunca vou esquecer, dita por ela: “Eu preciso entender o que move Ele…. eu preciso decifrar a Mente desse Cara. E entender o porque ele cruzou o meu caminho…” Imagina quantas Pessoas não passam por isso.

  7. Fernanda 9 de julho de 2014 at 15:53 #

    Conheço uma mulher totalmente psicopata e o pior é obcecada por mim, Confesso que tenho muito medo mesmo morando longe dela.

  8. Flávia Nelita Passagli 9 de julho de 2014 at 22:04 #

    Coitadinho, pobrezinho… E com isso, ficam impunes os psicopatas! “Em série” pois a impunidade assim os fazem!

  9. mariah 10 de julho de 2014 at 22:40 #

    Primeiro quero lembrar que o diabo existe sim…e tah de prontidão , esperando o momento oportuno,pois ele é astuto…engana…mente…etc, tudo de ruim mesmo! Com tantos estudos ninguém consegue evitar que um psicopata seja freado antes dele assassinar alguém…ele só é descoberto,depois das atrocidades que comete…portanto só pedindo à DEUS e procurar lidar com pessoas ,mas não abrindo toda guarda,sempre com pé atrás…as vezes o perigo mora ao lado,ou mesmo dentro de casa.

  10. Milena Afonso 12 de julho de 2014 at 02:41 #

    Infelizmente eu só conhecibo livro da Dra Ana depois de quase ter casado com um psicopata … Graças a minha família … amigos e claro a Deus !! Me livrei das garras dele … porém 3 meses após ele já casou com outra mulher !! Infelizmente eles continuarão impunes !! Minha parte cível e criminal eu fiz .. porém tenho que implorar na delegacia para abrirem inquérito !! Sempre deixam para depois… eles nos vêem como uma mulher trouxa e carente …. e não eles como criminosos e doentes. Mais uma vez o Leandro esta atacando !! Mudou para São Roque !! Abriu uma loja no nome da mulher …. e vai acabar com a vida dela e da filha !! Oq fazer ? O q vc faria ?

  11. Beto Campos 21 de julho de 2014 at 04:21 #

    Nunca vou entender a cabeça de um psicopata.
    Mas aquele que é diagnosticado um e cometeu crime, deveria sofrer pena de morte. Chegou no ultimo nivel da doença, ao meu ver.

  12. Priscila Rodrigues 21 de julho de 2014 at 11:32 #

    Nos dias d hj..è um pé na frente e outro atras. Antigamente na época minha e da Dany ñ tinhamos conhecimento nenhum a respeito.Fazíamos amizades com maior naturalidade(fácil)..E ñ passava sequer maldades pela mente.Acreditavamos em tudo.. e em todos.Diferente dos dias d Hj. Digo q hj é bem assustador!!Pq nem as carinhas d Anjo,..Escapam.

  13. Someone 6 de setembro de 2014 at 00:49 #

    tive um ex namorado que era praticamente a personificação de São Francisco ou daqueles monges que fazem voto de pobreza. Solidário, se sacrificava pelos outros, era inclusive voluntário de várias causas sociais. Na nossa primeira conversa não hesitou em me contar sua história de vida triste, rejeitado pelos pais e envolvido com drogas e de como superou isso tudo.

    Ao poucos, porém, foi se revelando sádico, impiedoso e manipulador. Mas, para quem estava de fora, era alguém extremamente bondoso e carismático. Sofri muito até perceber a armadilha.

    Graças a Deus, hj estou livre dele. Mas quando o vejo procuro ser cordial, agir como se tudo estivesse bem (nunca se sabe quando essas pessoas podem resolver se aproveitar de novo).

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes