verdade ou mentira?

poligrafo

Será que o polígrafo (detector de mentiras) é mesmo tão eficiente assim?

Ele é basicamente uma combinação de aparelhos médicos utilizados para monitorar alterações fisiológicas: ritmo cardíaco, respiração, pressão arterial, suor nos dedos.

O principio é o de que a pessoa, quando mente, experimenta um certo grau de ansiedade que se traduz em variação significativa desses índices.

Aos psicopatas não se aplica. Eles passam tranquilamente por qualquer detector. Não vamos esquecer que são mestres na arte de mentir.

Melhor exemplo é o do serial killer Gary Ridgway: fez 48 vítimas e foi descartado como suspeito pelo FBI depois de aprovado pelo polígrafo.

gary-ridgwayE

Compartilhe
Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Email this to someone

, , , ,

14 Responses to verdade ou mentira?

  1. Nurys Carela 9 de junho de 2014 at 01:22 #

    Eu não confie nele! Afinal de contas é a mente sobre a matéria! Não é?

  2. Cilo Zanin 9 de junho de 2014 at 12:19 #

    Sensacional a ideia de você levar até o leito como anda sua pesquisa para a novela, Glória, isso prova que você está mais que sintonizada com seu público. Quero acompanhar com certeza. Quantoa ao polígrafo, bem, polígrafos são eficientes em mentes normais, estáveis. O psicopata pode muito bem fazer um teste destes e passar, está provado. Provar o porquê do psicopata fazer o que faz, tentar explicar o POV do psicopata é uma das coisas mais fascinantes – e difíceis – para um autor. (Não vejo a hora de assistir a esse trabalho).

  3. Artes da Marga 10 de junho de 2014 at 00:07 #

    O ideal seria a pessoa não ser conectada ao polígrafo, nem saber. Aí sim acredito q ele seria correto. Como as pessoas sabem, elas podem perfeitamente agir de forma diferente. Não acredito no detector de mentiras.

  4. Lenore 11 de junho de 2014 at 02:45 #

    Não confio/ quem sabe mentir sabe controlar até a respiração, se necessário, um especialista em horrores então… nem se fala/ o ser inumano é capaz de coisas que até Deus duvida/ bj

  5. Eliana Tolentino 11 de junho de 2014 at 03:03 #

    nao eu nao acredito, as vezez nem mesmo o ser humano de sendo comum consegui identificar um mentiroso,, uma mentira quem fira uma máquina.

  6. assunta cecilia 11 de junho de 2014 at 03:05 #

    Eu não confio. Com relação ao pai de Bernardo, ele não aceitou quando a policia propôs. Só aceitou depois, mesmo assim cientes de quais perguntas seriam feitas. A mente criminosa, já por si responde, ela é capaz de tudo, inclusive passar por detector de mentiras. É interessante estudar a mente das pessoas criminosas, pois elas são frias, sem sentimentos.

  7. admin 11 de junho de 2014 at 03:05 #

    Esse Gary Ridgway é um bom exemplo, não é? tinha um casamento perfeito, a esposa dele ficou estarrecida quando descobriu que estava casada com um matador!

  8. Rodrigo 11 de junho de 2014 at 03:19 #

    Eu não confio, como vou saber se a pessoa não é mestre na arte de mentir? É complicado ficar refém de uma tecnologia, embora pessoas estudam pra isso funcionar. Saiu uma notícia essa semana sobre o Serviço Secreto dos EUA que estão trabalhando em um programa para identificar sarcasmo nas redes sociais, parece que esse é um dos 16 ou 18 ítens que eles pretendem com esse software, com objetivo principal de identificar atentados terroristas. Ao mesmo tempo que fiquei surpreso com a novidade, tb me atentei ao fato de que eles querem uma versão para o Internet Explorer 8, o que mostra um certo atraso no governo americano. De qualquer forma é pra lá de inovador!

  9. Janaina Pimenta 11 de junho de 2014 at 03:22 #

    Não acho que seja eficaz para casos de crimes assim . O pai do Bernanrdo não demonstra emoção … passaria tranquilamente por esta máquina

  10. DENISE FERNANDA 11 de junho de 2014 at 03:23 #

    para uma pessoa de mente sadia o detector funciona mas para um psicopata não eles sobressaem muito bem

  11. Rodrigo Rocha 11 de junho de 2014 at 03:36 #

    Eu não confio, como vou saber se a pessoa não é mestre na arte de mentir? É complicado ficar refém de uma tecnologia, embora pessoas estudam pra isso funcionar; eu acho que a melhor utilidade dessa ferramenta é que põe a pessoa contra a parede e assim força ela a dizer a verdade. Ainda sobre esse tipo de “descobertas”, saiu uma notícia essa semana sobre o Serviço Secreto dos EUA, dizendo que estão trabalhando em um programa para identificar sarcasmo nas redes sociais, parece que esse é um dos 16 ou 18 ítens que eles pretendem com esse software, com objetivo principal de identificar atentados terroristas. Ao mesmo tempo que fiquei surpreso com a novidade, tb me atentei ao fato de que eles querem uma versão para o Internet Explorer 8, o que mostra um certo atraso no governo americano. De qualquer forma é pra lá de inovador!

  12. Patricia Cury 11 de junho de 2014 at 10:04 #

    Acho q pode ser eficiente, sim, porém, existe alta possibilidade de falha. Acredito perfeitamente possível uma pessoa passar pelo teste e manter autocontrole, embora desconheça o método.

  13. Artes da Marga 11 de junho de 2014 at 10:53 #

    Glória! Acredito q vc já leu isso.

    http://pt.m.wikihow.com/Enganar-o-Teste-do-Pol%C3%ADgrafo-(Detector-de-Mentiras)

  14. Artes da Marga 11 de junho de 2014 at 11:01 #

    Não vejo a hora d começar. Iniciei minhas leituras em Ágatha Christie qdo ainda era uma jovenzinha.

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes