Década de 70. Eu fazia História na UFRJ ali do Largo do São Francisco. Tinha um sebo muito bom logo ao lado, na rua da igreja São Francisco de Paula, onde conheci inclusive o Tinhorão, outro frequentador assíduo, à procura de raridades.
Foi meu colega, o portugues Antonio, que descobriu essa preciosidade e compartilhou comigo. Durante meses juntamos dinheiro, enquanto íamos ao sebo quase todo o dia, ansiosos, para saber se o livro continuava lá. Um presente de aniversário completou o montante: ele era meu!
A obra é de 1539, logo, uma das primeiras impressas. Prefácio em Latim e texto em grego, páginas cheias de anotações feitas por um antigo dono. Segundo o Vicente, vendedor do sebo, a rarirade chegou lá no meio de uma biblioteca vendida por uma familia.
No início cheguei a temer que tivesse sido furtado de alguma biblioteca, mas vi que não, porque estava exposto, à venda de maneira bem transparente mesmo.
Não aprendi grego, mas pelo prefácio, em Latim, pude ver que trata dos feitos de Alexandre da Macedonia. Comentei sobre o fato no twitter e encontrei uma porção de profissionais interessados, que estão me dando mais informações sobre o livro, e me ensinando as melhores maneiras de conserva-lo.
No comments yet.