Intolerante e irresponsável

O pastor Terry não podia ter tido uma idéia mais à la Bin Laden que essa, de queimar alcorões, o livro sagrado do Islã, para protestar contra a construção da mesquita em terreno próximo ao World Trade Center.

Se incendiar Biblias já seria uma ofensa abominável no mundo cristão, tenham certeza que, para os muçulmanos, a coisa é muito mais grave: eles tem uma relação muito mais intensa com o religioso, vivem sobre as regras do religioso, não há distinção entre a vida civil e a vida religiosa.

Lembro um episódio que me marcou muito quando escrevi O Clone: um dia entrei na produção e o sheik Ali estava lá, lendo um capítulo. Me olhou com os olhos cheios de lágrimas e indignação. E com voz engasgada perguntava o que eu estava fazendo, porque os ofendia assim! Fiquei perplexa, peguei a cena que ele indicava, li, e não conseguia ver nada demais: era uma daquelas cenas em que tio Ali chamava Jade às falas, e sacudindo o Alcorão, lembrava a ela os ensinamentos do profeta. Onde estava a ofensa?

Pois estava no gesto de sacudir o livro. O Alcorão do tio Ali estava escrito em árabe, e o sheik explicou que o Alcorão em árabe era Deus encadernado. Era Deus que eu desrespeitava quando pedia ao ator que o sacudisse! Claro, introduzi imediatamente a explicação de que tio Ali jamais deveria fazer esse gesto.

E é dessa cena que eu lembro, quando imagino as fogueiras projetadas pelo pastor Terry e os desastres que elas hão de causar. Com certeza uma bomba sobre uma cidade muçulmana teria menos impacto que a queima do livro sagrado!

A manifestação está marcada para o sábado: será que ninguém vai deter esse Bin Laden Cristão?

No comments yet.

Deixe um comentário

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes