Outro assunto muito doloroso abordado em Salve Jorge foi o tráfico de bebês brasileiros para o exterior. Estima-se que mais de 2000 foram levados para fora do país na década de 80.
Fiz uma longa pesquisa para escrever essa história, conversando com esses filhos que hoje procuram suas mães, com mães que procuram seus filhos e, até, com as pessoas que viveram desse tráfico.
A arte do escritor é incorporar as emoções e o ponto de vista de cada um dos envolvidos. Assim nascem os diálogos. Do exercício de entrar na pele de cada uma das personagens sem julgamento nem critica: pensar como ela pensa, falar como ela fala, incorporar sua visão de mundo: esse é o desafio.
As situações do tráfico de bebes em Salve Jorge me foram contadas por pessoas que traficaram bebes para o exterior: a negociação com intermediários e pais adotivos, o transporte dos récem-nascidos nas sacolas ou bolsas de griffe, a chupetinha mágica, a cumplicidade de pessoas de vários setores -de empregados de hotel a cartórios, médicos e policiais.
Para ilustrar o assunto, posto uma cena da novela: é um trecho do interrogatório de Wanda e Berna pela delegada Helo.
O video você pode ver AQUI
A mesma cena no script:




No comments yet.