Pois é… mal foi aprovada a emenda popular, já entra em cena o “jeitinho brasileiro” e começam os dribles. Exceção aqui, exceção ali, a lei vai sendo paulatinamente neutralizada, para que continue tudo como dantes no quartel d’Abrantes!
A gente está sempre lembrando que a culpa é dos políticos e não dos juizes -afinal de contas, os políticos fazem as leis que os juizes cumprem. Mas que os tribunais do país tem feito sua parte nesse estrago, isso tem: vide agora, com a lei da ficha limpa!
A mesmíssima coisa aconteceu com aquela primeira emenda popular da História do Brasil, que eu e Jocelia Brandão encabeçamos, depois do assassinato de nossas filhas. A emenda incluiu o homicidio qualficado na lei dos crimes hediondos, uma lista de crimes que deviam ser levados mais a sério. Estranhamente, assassinato não fazia parte da lista.
A emenda que fizemos passar está lá, vigorando até hoje. Mas arranjou-se um “jeitinho” de abrandar as punições previstas para crimes hediondos, da mesma forma como se está fazendo agora com a lei da ficha limpa.
Como dizem os indianos: onde sobram as leis, falta a justiça!

No comments yet.