E as nossas leis de execução penal fazem mais uma vítima: essa moça, a Vanessa, de apenas vinte e poucos anos, assassinada de maneira brutal por um criminoso que cumpria pena de 14 anos de prisão! se cumpria pena, o que é que estava fazendo na rua??? pois é!
Hoje pela manhã, vi no noticiário o Percival de Souza contar a conversa que teve com o jurista Miguel Reale Jr, que participou da elaboração desse malfadado código de execução penal. Dizia o Percival que Miguel Reale admitiu que o código havia se tornado uma festa para o crime! Criticou o fato de que a Justiça não exerça nenhuma vigilância sobre aqueles que beneficia, e que venha concedendo esses beneficios de maneira automática, baseando-se em contas aritméticas e não em criteriosa análise da personalidade do apenado, como deveria ser.
Esse estado de coisas me lembra as palavras do primeiro ministro canadense, Stephen Harper, quando foi solta a serial killer Karla Homolka, que ficou apenas 12 anos na cadeia, por força de um acordo que fez com a justiça na época de sua prisão. Harper responsabiliza as leis do passado, quando a preocupação com os criminosos tinham prioridade sobre compaixão pelas vítimas.
Entre nos, continua assim! até quando?
No comments yet.