A primeira data do século XVIII, na Bahia. E aí está uma ilustração que mostra bem seu funcionamento. Elas estavam em conventos, hospitais e casas de Misericórdia, e foram criadas em razão da grande quantidade de abandono de crianças, por esses tempos.O recem nascido era posto nessa portinhola, que girava para dentro, e quem o tivesse depositado ali puxava uma cordinha que fazia tocar um sino, avisando à instituição que uma criança havia sido deixada.
A Santa Casa registrava, em livro, o dia e a hora que a criança havia sido recolhida, e anexava, à essas notas, bilhetes ou informações deixada pelas mães, que poderiam facilitar, mais tarde, a identificação de sua origem.
Faz tempo que a roda dos expostos foi extinta. Mas ultimamente, vendo a quantidade de crianças abandonadas em lixeiras e ruas, eu me pergunto: não seria mais humano que elas voltassem a existir?
No comments yet.