Revisitando Carmem

Pra vocês, a abertura e a primeira cena de “Carmem”.

Ganhei alguns capítulos copiados da RD1. E emocionei, constatando o quanto Carmem continua atual! Estamos falando de 1987 (TV Manchete).

Confiram!

COMPLEMENTO:

Quando fui para a Manchete, em 87, a idéía era levar comigo a sinopse de Barriga de Aluguel, engavetada desde 86, porque o tema -então inédito-, foi tido como “fantasioso”e “inverossímil”.

Não me deixaram levar. E assim nasceu CARMEM, inspirada no conto de Mérimée (1845) e na ópera de Bizet (1875).

Havia o problema da verossimilhança: CARMEN é uma cigana que apaixona e enlouquece todos os homens que cruzam seu caminho. Por mais bela que fosse uma atriz, sua sensualidade devastadora não seria convincente para todo mundo. Pensei, então, numa saída mágica: a CARMEM original é uma cigana -daí nasceu a idéia do pacto da personagem com uma entidade cigana que encarna a feminilidade. Ninguém discutiria o mágico. E ninguém discutiu.

CARMEM tem um temperamento livre, forte e independente. Está loucamente apaixonada por um cafageste ambicioso, o Ciro (Paulo Betti), e o acompanha numa viagem a Machu Picchu (Peru). Ele  deixa que ela corra o risco de desembarcar com drogas no Brasil e de ser presa, como efetivamente foi, para abancona-la depois.

CARMEM  sofre as penas do inferno nas mãos do Ciro: quer a desforra, quer tê-lo a seus pés, quer  nunca mais sofrer por amor. Então  faz o pacto   que lhe confere o poder sobre todos os homens, mas a um preço:  nunca mais poderá amar! o homem que ela amar se afastará dela.

A novela é a trajetória de CARMEM, sua vitoria sobre Ciro, seu arrependimento, e a luta pra desfazer o pacto.

17 Responses to Revisitando Carmem

  1. Priscila Rodrigues julho 14, 2013 at 5:56 pm #

    Recordar é viver!!!Lucélia Santos..Grande Atriz!

  2. Priscila Rodrigues julho 14, 2013 at 5:59 pm #

    Cena Caliente !!Da Lu..com Paulo B…

  3. Wesley Vieira julho 14, 2013 at 11:38 pm #

    Fiquei extremamente interessado em assistir CARMEM. Novela ousada e bastante criativa.

  4. Maurício julho 14, 2013 at 11:46 pm #

    Imagino o impacto social que a novela provocou na época. Como sempre podemos ver mais um belo e importante trabalho da Gloria, sem preconceitos, sem temer o novo e pensando a frente de muitos! Parabéns!

  5. manoel neto outubro 21, 2013 at 4:48 pm #

    Olá, Glória…. Estou vendo “CARMEM” atualmente por um dvd que comprei (na verdade é um compacto em 10 dvds)… Realmente é uma novela maravilhosa. Sempre com temas tão atuais (até hoje)… Mas o motivo de minha passagem aqui é outro. Dia desses tava vendo um programa de entrevistas e quem estava lá era a Lucélia Santos… No meio das perguntas que fizeram, uma era mais ou menos assim: “Por que a Globo não lhe quis mais?”… Ela disse não saber o motivo, mas nós sabemos: ao sair da Globo, por achar o convite para CARMEM irrecusável, ela teve de rescindir contrato com a emissora(na qual já estava por 10 anos), motivo pelo qual nunca mais conseguiu voltar. Talvez o Boni, mandachuva da emissora na época, tenha ficado com raiva…. Sendo assim, te faço um apelo: em sua próxima novela, pq que vc não escreve um personagem para ela?

  6. ricardo novembro 30, 2013 at 8:10 pm #

    Gloria Perez, de todas suas novelas, acredito que essa seja a mais polêmica e com a temática mais forte que a senhora já apresentou. As cenas de rituais são pesadas e acredito que a globo nunca exibiria uma trama com essa, além de ser bem ousada. O publico poderia adorar ou odiar, a senhora resolveu arriscar e o publico adorou.
    Tambem queria reforçar o que o Manoel Neto falou. A Lucelia Santos é uma grande atriz que infelizmente está há muito tempo afastada da tv. Que tal chama-la para sua próxima novela? Veja que banho de interpretação que ela dá, principalmente quando está incorporada com a pombagira! Sinto falta da atuação dessa grande atriz na tv!

  7. Thaís Dias dezembro 12, 2013 at 11:20 am #

    Queria contar minha história… Minha dor é muito grande… Estou grávida de sete meses e fui vítima de um terrível golpe do meu marido… Só dizendo que parece coisa de novela… Considero Glória Perez muito humana pelas abordagens nas novelas, deveriam pensar no tema Maria da Penha… Somos violentadas dentro de nossas próprias casas… Sem sermos sequestradas ou coisa assim… Por favor, conseguiria o e-mail de Glória Perez , quem sabe ela não se interessa na história???!!!

  8. mercia maio 12, 2014 at 12:48 pm #

    Gostaria muito que Glorinha revivesse Carmem ,Acredito que seria um Grande sucesso,Aposte nisso.

  9. Sérgio setembro 5, 2014 at 9:48 pm #

    Querida Glória Perez, gostaria muito de saber se você tem a novela Carmem completa. Eu já comprei duas versões dessa novela em dvd. Um compacto em 18 dvds, e uma outra em apenas 10 dvds, mas ambos são apenas compactos da sua obra vendidas na internet. O meu sonho é ter a novela completa. Um abraço e muita luz sempre pra você, Glória Perez.

  10. Gloria Perez setembro 6, 2014 at 10:43 pm #

    O meu também, Sergio! não tenho não, está no acervo da TV Manchete

  11. elisa setembro 18, 2014 at 7:54 pm #

    Oi gloria gostaria de saber se vc pretende repassar a novela. Tipo outra versao parA passar de novo????amo demais essa novela….

  12. Sérgio outubro 16, 2014 at 10:29 pm #

    Querida Glória Perez, obrigado pela resposta. Então temos as mesmas versões da novela Carmen em dvd. Um abraço e muita luz sempre pra você.

  13. Lala novembro 13, 2014 at 11:04 pm #

    Essa novela está sendo postada no Youbtube.

  14. Adelmir Ramos novembro 23, 2014 at 12:51 pm #

    Glória sou seu fã, e acho Carmem uma novela inesquecível! Na época eu tinha 17 anos e minha mãe que era evangélica brigava comigo por eu assisti-la. Lucélia Santos e Paulo Gorgulho estavam excepcionais nessa trama maravilhosa. Também inesquecivel a Beatriz Segall e a Liana Duval. Acho que você deveria ser a autora que deveria resgatar a Lucélia Santos de volta às novelas da Globo, pois o trabalho da Lucélia contribui para o ínicio do seu sucesso como autora. Abraço forte e sucesso sempre!

  15. Erika março 20, 2015 at 8:21 pm #

    Imaginem um remake de Carmem , seria perfeito ..E como protagonista logo penso em Juliana Paes ou Paloma Duarte ..

  16. Carlos Laert agosto 10, 2015 at 9:50 pm #

    Concordo com Ademir Ramos, Lucélia era uma superestrela quando deixou a Globo pra fazer Carmen na Manchete, novela de uma autora que no momento era só uma promessa. Você voltou pra Globo por conta do sucesso de Carmen, que foi a primeira novela da Manchete a ganhar da Globo aqui no Rio, nunca chamou Lucélia pra fazer suas novelas ou minisséries, por que?

  17. Fabiano N. A. Souza dezembro 10, 2017 at 7:33 pm #

    Querida Glória, eu tinha 9 anos quando assistia Carmem, me lembro como se fosse hoje e apesar de criança na época, relembrando a história e toda trama, me parece um ótimo folhetim para remake, me lembro do medo que eu tinha da pombagira (Neusa Borges). Um beijo

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes