Janete Clair e seus críticos

Todo mundo sabe que Janete Clair foi o maior nome da nossa dramaturgia televisiva. Não apenas pela maravilhosa capacidade de fantasiar, de imaginar, como pelo fato de que tinha inteiro e total domínio do gênero a que se dedicou: o folhetim.E nenhum pudor em lançar mão de todos os seus recursos.

Devemos a ela não apenas as histórias que permanecem no imaginário popular, personagens de quem nos lembramos como fazendo parte da nossa vida. Devemos a ela a estrutura de novela que todos fazemos hoje. Com Janete, as novelas deixaram de ser escritas a metro: ela deu unidade ao capítulo, concebeu cada capítulo como um espetáculo que se fechava em si.

Uma mestra. Hoje a gente ri daquelas criticas desqualificando e ridicularizando sua obra. Encontrei duas, mas dá pra fazer uma idéia. E vale a pena ler, porque elas se repetem tanto!   🙂

images

screen-shot-2013-03-25-at-17-16-38 clique nas imagens para ampliar screen-shot-2013-03-16-at-16-32-25 clique nas imagens para ampliar screen-shot-2013-03-16-at-16-32-42 screen-shot-2013-03-16-at-16-33-14    

, , ,

12 Responses to Janete Clair e seus críticos

  1. Gabriel Silva Rezende março 25, 2013 at 4:20 pm #

    O que falar de Janete Clair? A maior novelista de todos os tempos. Essas pessoas que criticavam ela, não tinham nenhum mérito. Eram um bando de amadores, que se achavam críticos, mas nem pra isso serviam. Nem pra limpar privada essas pessoas serviam. Janete nem liga, hoje é aclamada e tem suas obras no coração de milhões de brasileiros.

  2. Priscila Rodrigues março 26, 2013 at 4:26 am #

    Gêneo ela!!Igual uma q sou muito fã,Quem??Glória Perez,!!

  3. Priscila Rodrigues março 26, 2013 at 4:34 am #

    Gênio ela!!Igual uma q sou muito fã.Quem??Glória Perez!!

  4. iRAPUA março 26, 2013 at 7:38 pm #

    Sra Gloria F. Perez se sinta sempre AMADA por esse público que te ama e te admira pelo seu trabalho e tudo o que fez pela nossa sociedade.
    QUE DEUS TE ABENÇOE HOJE E SEMPRE.

  5. Isolda março 27, 2013 at 9:23 am #

    Eu acho que folhetim é folhetim. Viagem, ficção, ilusão. A graça está aí. Quer alguma coisa real? Va ver um documentário. Eu sou fã de Janette e de Glória Perez. Gosto muito.. Me remete a contos de fadas, principes e princesas, cavalos (brancos ou não), bruxas, fadas. Caminho das Indias ganhou prêmios, pelo encantamento, magia, entre outras coisas. Parabens Gloria!!

  6. Cris Iori março 27, 2013 at 4:16 pm #

    Gloria
    como acredito que vc é legítima herdeira do estilo de JC e por achar TV um barato no Brasil – devido a quem construiu isso -, deixo para vc uma sugestão. Pq não fazer no futuro uma novela misto policial/suspense com uma erotomania conhecida como síndrome de Clerambault? O nome é de um psiquiatra francês que trabalhou a vida toda na polícia de Paris e descreveu essa doença, em que pessoas perseguem outras por uma mania. É uma doença rara que sempre acaba na delegacia. Ian McEwan escreveu um livro genial sobre isso, “O Fardo do Amor”. Vc faria lindamente e esse barato de thriller em novela dá pano pra manga…Salve Jorge é só o começo. Boa sorte!
    http://dicionariodesindromes.blogspot.com.br/2006/10/sndrome-de-clrambault.html

  7. tania madeira março 28, 2013 at 8:36 am #

    Gloria, vc é uma excelente escritora.Não ligue para as criticas maldosas de gente recalcada, quanto a atriz Nanda Costa ela está ótima atua melhor que muitas atrizes antigas.

  8. Ronaldo Matarazo abril 1, 2013 at 7:59 am #

    Glória estou sofrendo tortura e ja foi feito 2 denúnciais aos Direitos Humanos da Presidencia da Republica e nada foi feito Socorro minha amiga ajuda-me.

  9. Aldenira Pessoa abril 3, 2013 at 9:09 am #

    Bom Dia,
    sou de Manaus no Amazonas, também escrevo, mais em um gênero bem diferente do seu. Sou uma grande admiradora de suas Novelas, amo os temas que são abordados nelas. Salve Jorge é uma excelente trama, cujo principal foco é a informação. Precisa de alguns ajustes, nada que você não consiga fazer com maestria. A realidade demonstrada é chocante! E isso me fascina! Gostaria de compartilhar com Você um pouco do que escrevo, sua opinião é necessária, pois tens mais experiência com relação à Escrita, mesmo que o gênero seja diferente. Parabéns pela Novela! Deixo escrito acima o endereço de meu Blog, aguardo suas observações. Sucesso!!

  10. Karla abril 26, 2013 at 1:44 pm #

    Gloria, sempre admirei vc como pessoa e como autora de novelas, mas confesso que estou decepcionada com a abordagem do tema adoção em Salve Jorge. Eu compreendo que sua intenção seja abordar o tráfico de bebês (que é um crime), porém o modo como a novela está mostrando a adoção é muito desagradável para pais adotivos (ou futuros, como eu), que estão fazendo tudo na legalidade, esperando na fila da adoção. Sinceramente, a Aisha é uma personagem que desestimula muita gente a adotar um filho. É uma garota ingrata, que só pensa em encontrar a família biológica. Ela tem o direito de fazer isso? Sim, mas não do modo como ela age, praticamente menosprezando a família que a adotou. Não dá para engolir as atitudes dela e achar que está tudo certo. Ela poderia sim procurar a família biológica, mas sem fazer disso a razão de sua vida.
    A mensagem que está sendo passada, a meu ver, é que apenas os laços de sangue importam. Independente da Berna ter comprado a filha (uma atitude condenável), ela sempre foi a mãe da Aisha, deu carinho, educação, etc. Mas parece que nada disso importa para essa garota, pois ela é capaz de ficar contra os pais para defender a Wanda, que ela acredita ser sua mãe biológica. Acho que no final a Aisha deveria refletir e perceber que o que importa não é a genética, e sim o amor que ela sempre recebeu de seus pais adotivos.
    Espero que você aceite a minha opinião!

  11. Rafael Freire abril 27, 2013 at 6:51 pm #

    Alienaçao parental
    Fiz essa pagina no facebook para fazer com que minha filha saiba que eu a amo.
    Hoje esta com 1600 likes
    https://www.facebook.com/pages/Ana-Julia-Longhi-Freire-seu-pai-te-ama/222678684543619

  12. CASSIA FRANZOI maio 5, 2013 at 2:15 pm #

    Gloria ,

    Adora sua novela ,sou uma advogada que nas horas vagas gosta de escrever a esmo , e preciso passar a você uma situação que talvez possa lhe inspirar com a trama da filha adotiva Aisha , Berna e Mustafá.

    Sua novela possui vários núcleos que por si já dariam outras novelas , esse núcleo é um deles , muito me toca a busca de Aisha ,porque na verdade muitos possuem uma busca similar( no meu caso busco os pais biológicos de meu esposo), isso também daria uma novela !

    Há muitos anos ( 1995 ) me esbarrei com o texto abaixo que transcrevi para vc , guardei porque naquele momento me tocou tanto , que pensei: um dia este texto pode ajudar alguem ! hoje já esta amarelo do tempo e lhe repasso com carinho , para que você seja inspirada como eu fui , a fazer a diferença , como sempre fez !

    Obs : Não conheço a autora .

    CRIANÇA ADOTIVA ( Sarita Aresta) 1995 Gazeta do Povo – Jornal Paraná.(02/07/1995):

    Quando nasci notei que não possuía a cor de seus olhos, mas você com muito carinho, assegurou-me que isso não era necessário, pois me mostrou que o mundo já era colorido .

    Procurei uma marca de nascença para identificar-me com você, mas também não a encontrei, e lá vem você de novo , com mais carinho e amor , dizendo-me que não me preocupasse , pois a minha presença nesse mundo já é marca registrada de nascença.Estou crescendo e minha busca na identificação , ainda não cessou.

    Vou a escola e você me ensinou que essa é uma das maneiras de se tornar menos medíocre neste mundo, e que para se passar por média em todas as matérias , tenho de fazer a pós-graduação na escola da vida.

    Comecei a observar ao meu redor que minha busca na identificação estava ficando um tanto sem sentido, mais mesmo assim não me convenci de tudo, pois eu era diferente de uma certa forma, e precisava de uma semelhança com vc.

    Na minha adolescência , vc teve paciência, nos meus medos,nas minhas inseguranças, nas minhas incertezas, e ficava preocupado para eu sempre andar de cabeça erguida e não cair, sem ter forças para levantar.

    Você sempre esteve lá para curar os ferimentos e não deixar as cicatrizes infeccionarem minha alma , dizendo que isto fazia parte do crescimento.Mesmo assim com tanta nobreza de amor eu procurava uma semelhança com você, para mostrar o complemento de dois seres que se amam.

    Você sempre esteve atenta a essa minha duvida e eu com tanta obsessão até ocultei de vc .Mais cedo ou mais tarde, a sua certeza lhe diria que eu voltaria com meu diploma de pos graduaçao da vida , esquecendo desta procura .

    Num destes acasos da vida , confidenciei a alguém esta minha duvida, e este alguém disse-me com pesar : “eu tenho a cor dos olhos de quem me gerou, tenho uma marca de nascença inconfundível , e procuro que algo que se assemelhe mais do que estas misturas de células .Preciso de alguém que diga que vou me formar da faculdade da vida , que me ensine a adoçar meus sofrimentos com experiência, que me ame , que esteja atento a minha duvida desta obsessão na identificação da alma.”

    Percebi então que teria que me voltar rapidamente para esta dúvida .Olhando para a vida de cabeça erguida , com o diploma nas mãos com as cicatrizes da experiência e com o amor que vc me deu dentro do coração , consegui falar ao vento, para ser ouvido e bom som : “encontrei minha marca de nascença . Ela é semelhante a sua alma e você me ajudou a encontrá-la .
    Obrigada a vc que adotou o sistema de adotar alguém , obrigada Senhor pela semelhança !

    Gloria , obrigada caso leia este email , parabéns pelo seu talento , persistência e força !

    Atencisosamente,

    Cássia Franzoi

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes