Doação de medula-um apelo da Ethel

Vocês lembram do cão guia do Jatobá na novela América? a inspiração dele foi o Gem, da Ethel Rosenfeld, a primeira pessoa a trazer um cão guia para o Brasil. A Ethel tem muitas vitórias na luta pela conquista dos direitos dos deficientes visuais. Mas o assunto de hoje é transplante de medula.

Acho que todos nos temos acompanhado, de perto ou de longe, a dificuldade das pessoas que precisam de um transplante desse tipo. Vai o mail da Ethel:

Amigos, Noemia Kligerman, nossa conhecida, precisa urgentemente de nossa ajuda.Mesmo que vc não possa, envie este para o máximo de pessoas , pois assim seu neto Oliver terá a chance de ser salvo. VAMOS AJUDAR, É UM ATO DE HUMANIDADE E SOLIDARIEDADE. Conto com vocês, um abraço,

Ethel Rosenfeld. Ethel nos repassa o mail da Noemia, explicando tudo detalhadamente: Queridos amigos, preciso da ajuda de vocês.

Meu neto Oliver, filho de Alberto Sergio, foi recém diagnosticado como tendo aplasia da medula, doença rara e extremamente séria, que resulta da falência da medula óssea (órgão responsável pela produção do sangue) em produzir células sanguíneas.Para poder reverter esta situação é imperativo conseguirmos identificar um doador de medula compatível (algo como 1 para cada 100mil pessoas portanto difícil de encontrar, por isso a necessidade do máximo de pessoas para fazer a analise de compatibilidade), e no meio tempo ter suficiente quantidade de doadores de sangue e de plaquetas de sangue A+ para mantê-lo em condição estável (ele está internado).

A probabilidade de se encontrar um doador ou doadora compatível é muito pequena, por isto precisamos que o máximo possível de pessoas se cadastre como doador potencial, para aumentar as chances de sucesso. Oliver é uma rapaz de 21 anos, uma excelente pessoa, e merece um grande futuro.A família antecipadamente agradece àqueles que puderem se mobilizar e ajudar.

Márcio Ajzman, também tio do Oliver, está coordenando esta campanha pela vida dele e pode ser contatado no telefone 21-8742-3701 ou no e-mail marcio@kessef.com.br.

Resumindo as formas de ajudar:

1 – Doação de Sangue e de Plaquetas de sangue A+ Local: Hemonet Telefone: 21-2529-2290 ou 2529-6723 Localização: Ed. Gávea Medical Center - Rua Padre Leonel Franca, 110 / 6o andar (Próximo a PUC) Informar que a doação é para Oliver Kligerman, que está no Hospital São Vicente.

Para poder analisar o sangue para saber se pode posteriormente doar as plaquetas deve atender os seguintes pontos: 18 a 65 anos, Peso superior a 60 Kg. Em caso de ter recebido vacina recentemente (H1N1 ou outras), deve haver um intervalo mínimo de 30 dias para a doação. Comparecer entre 2ª e 6ª feira, das 8:00 às 12:00, sem agendamento e ter disponibilidade de 10 a 15 minutos - será retirado somente uma pequena quantidade para analise.(como um exame de sangue)

Para poder doar as plaquetas (mais importante neste momento) , aqueles que tiveram sua analise aprovada deve atender: Idealmente ter feito a analise acima (ou outra doação recente) Ter disponibilidade de aproximadamente 2 horas, Agendar junto ao Hemonet o melhor horário para a doação. Referência do Procedimento: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=1680

2 – Cadastramento como potencial doador de medula - a doação de medula é um procedimento em que se tira uma pequena quantidade de sangue pela região da bacia (não há necessidade de internação)

Local: Hemorio (Rua Frei Caneca, 8) – Telefone: 0800-282-0708 / 2332-8611 – todos os dias de 7:00 às 18:00 ou Inca (Praça Cruz Vermelha, 23 / 2° andar) – Telefone: 2506-6064 - 2ª a 6ª das 7:30 às 14:30, sábados de 8:00 às 12:00.

Referência do Procedimento: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=64 – retirada de apenas 5 ml de sangue IMPORTANTE: independe do tipo sanguíneo – todos podemos nos cadastrar (inclusive menores de 18 anos também). Procedimento muito simples. Informativo do Hemorio: http://www.hemorio.rj.gov.br/Html/Doacao_medula_ossea.htm#1 Cadastramento em outros estados: http://www.ameo.org.br/interna2.php?id=18 Obrigada a todos, Noemia Kligerman noemiakligerman@terra.com.br

3 Responses to Doação de medula-um apelo da Ethel

  1. Lucas Nobre junho 13, 2010 at 1:09 pm #

    Oi Glória! Ao mesmo tempo que li este teu post, recebi de uma amiga mineira uma campanha MUITO INTERESSANTE de um hospital chamado Mário Penna que pede que as pessoas ajudem pacientes em tratamento contra o câncer por meio de… PALAVRAS! O site explicando a campanha é http://www.doepalavras.com.br/ e o Twitter dele para quem quiser enviar mensagens de OTIMISMO para ser mostrada para pacientes em procedimentos como quimioterapia é http://www.twitter.com/doepalavras Creio que vale uma divulgação a esse tipo de iniciativa ELOGIÁVEL como essa, não é mesmo? Estou divulgando em todas as minhas redes sociais. Um abraço e sucesso!

  2. Sterling Neason junho 28, 2010 at 8:42 am #

    Had some difficulty viewing the site in Firefox on the Mac, but apart from that loved the post.

  3. Julinho julho 6, 2010 at 8:19 am #

    Estava passeando pela internet e me deparei com seu site, realmente você escreve muito bem. retribua a visita em meu website. http://notebooksacer.blogspot.com

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes