Constrangedor!

Nos últimos dias temos presenciado tantas aberrações nesse terreno da Justiça, que é impossível não insistir no tema!

Mizael Bispo, denunciado pelo assassinato covarde e cruel da advogada Mercia, foi solto por decisão de uma desembargadora que, ao conceder a soltura,reconheceu a força das provas apresentadas pela polícia para mandar prendê-lo. Ao mesmo tempo, é decretada a prisão preventiva de uma pobre senhora, mãe de 10 filhos, que furtou uma bermuda! isso mesmo: uma bermuda para um dos meninos!

É quase impossível entender os critérios da justiça brasileira, e uma justiça que não tem regras claras, ao alcance da compreensão de toda sociedade, só pode ser ineficiente, como é a nossa.

Matar dá cadeia? roubar dá cadeia? no código, dá. Na prática, depende! às vezes sim, às vezes não!

Essa benevolência para com o crime é a mais perversa das heranças deixadas pela ditadura militar. Os “subversivos”daquela época, presos e misturados aos presos comuns, acabaram por incorporar a idéia dos ditadores de que divergencia de pensamento é crime, quando passaram a enxergar todo e qualquer prisioneiro como uma vítima. Vítimas eram eles. Assassinos, estupradores e ladrões fazem vítimas!

O fato é que esse equívoco tem feito grandes estragos e, desde então, subindo ao poder, a geração que enfrentou a ditadura e se arriscou tanto em nome de um ideal que pretendia resgatar os direitos das classes menos favorecidas, empenhou-se em produzir uma legislação que, na prática, só fez acentuar as diferenças! Fácil de constatar: as cadeias estão aí, cheias de jõaos ninguém. Os mesmos crimes, cometidos por gente que pode pagar bons advogados, permanecem impunes.

27 Responses to Constrangedor!

  1. Andrelina Barbosa agosto 10, 2010 at 2:09 pm #

    AINDA TEM ESSA AI:

    Jovem está preso há dois meses, apesar das provas que atestam sua inocência
    Wilson Oliveira é acusado de tentar roubar uma moto, mas as câmeras da empresa onde ele trabalha registraram sua saída após o crime.

    Quem vai nos amparar???

  2. Sérgio Borges agosto 10, 2010 at 2:14 pm #

    MAAT. (A DEUSA).

    Alguns magistrados incorporam-na de fato; são semi-deuses(as).

  3. sandra krah agosto 10, 2010 at 2:20 pm #

    constrangedor e nojento…

  4. luiz carlos agosto 10, 2010 at 2:25 pm #

    Não, e o mais horripilante disso tudo é saber por exemplo que por equivocação alguém pode cair na cadeia sendo inocente! E pelo andar da carruagem ficar ai por anos sofrendo calamidades e todo tipo de barbárie pagando por um crime que nem cometeu… Por que se a Justiça é condescendente com Crimes bárbaros e horrivelmente pesado com crimes um pouco mais leves digamos assim é capaz de tudo!

  5. anasilva agosto 10, 2010 at 2:31 pm #

    é verdade, nós ainda estamos longe de equidades de direitos e deveres entre todos no brasil,
    Me sinto informada pelos seus textos… algo que infelizmente nao acontece em todos os meios de comunicação

  6. carlos eduardo coleho agosto 10, 2010 at 2:31 pm #

    oi sua nova novela deveria chamar-se DIVINDADE, se gostar do título registre, responda no seu twiter

  7. Márcia agosto 10, 2010 at 2:32 pm #

    Não só o dinheiro fala mais alto, mas muitas ongs se esconde atrás dos direitos humanos, um amigo pai de família, trabalhador foi assaltado e abriram a barriga dele, o menor infrator na mesma hora foi protegido por um padre em nome dos direitos humanos, meu amigo ficou exatamente 6 meses no hospital, e até hoje não apareceu nenhum padre ou qualquer outra pessoa para saber como ele está ou que precisava, que direitos humanos e leis são essas?…. Ah, o menor já está livre, sabe se lá fazendo o quê!

  8. Márcia agosto 10, 2010 at 2:33 pm #

    Glória, quando eu assisto cenas como essa do Mizael e do Bruno na TV, eu me lembro dos filmes de terror que eu assistia na adolescência. Filmes que nunca tinham um final feliz, como esses casos surreais que estamos presenciando.
    O Brasil está sendo assolado por uma crise de falta de moralidade e de leis efetivas.

  9. Diogo agosto 10, 2010 at 2:33 pm #

    Acredito que seja mais fácil prender pobres que não têm condição de bancar um ‘ótimo advogado’ do que um Sarney, Maluf, que nos roubam escancaradamente. Bem Vindo ao BRASIL!

  10. Rogerio agosto 10, 2010 at 2:40 pm #

    http://www.youtube.com/watch?v=q0nPXYNIFQk

    indignacao e isso aqui

  11. Anne agosto 10, 2010 at 2:45 pm #

    É constrangedor, sinto vergonha.

  12. Gerson Avillez agosto 10, 2010 at 3:02 pm #

    tais “aberrações” são no geral aplicativais resultantes do mal seguindo da lei ou falhas das leis administrativas e processuais de onde teêm as maiores brechas aproveitadas por torções individuais ou corporativistas de dinheiro e poder. Resumindo poderia ser um Hitler genocida mas se tenho um “costexto” forte, ficou solto na tranquilidade.

  13. Teresa agosto 10, 2010 at 4:15 pm #

    É a velha máxima ..rico não vai p/ cadeia…porque pode pagar “bons” advogados….que sabem usar as palavras, as vírgulas e os etcs em suas petições onde podem mudar toda a realidade… inclusive a lei. Técnicas de neuroinguística e muito mais.E juízes covardes , preguiçosos que não tem coragem de pegar p/ si a briga pelo “direito”dos que necessitam de justiça.
    Deixo aqui tbém a minha indignação

  14. Palewa Merçon agosto 10, 2010 at 5:24 pm #

    Ah Glória, sem mais comentários sobre a nossa justiça. É um assunto que cansa de tanto absurdo que a gente fica sabendo… quero falar da Dany, linda e eterna, que amanhã completaria 40 anos de idade; dá para imaginar como ela estaria se estivesse aqui conosco? Já seria mãe provavelmente… por favor Glorinha, posta uma homenagem bem bonita nos blogs falando desse dia especial, posta com fotos novas se possível, eu adoraria ter imagens novas da Dany. Acho linda aquelas fotos dela com um véu transparente preto, vi numa revista que uma dessas era até tela de fundo do seu pc. Sei lá, posta uma foto dela comemorando um niver em família ou ao seu lado, desde que seja mais uma inédita. Sou exigente né? Mas sou apaixonada pela Dany e pelo senso de justiça que o crime que a vitimou me trouxe. Eu mudei muito desde a morte dela, passei a ser mais solidária com a dor alheia, entre outras coisas. Então, por favor Glória, capricha!!! Um forte abraço e nunca deixe a memória da Dany se apagar… renove sempre o material do blog dela, tanto da vida íntima quanto sobre o processo, para que aquele pessoal maluco que está do lado do assassino hoje fique cada vez mais desmoralizado e sem justificativa concreta para apoiá-lo. Eu estou com vc! Beijoooooooo

  15. Denise Clemente agosto 10, 2010 at 6:19 pm #

    Glória, mesmo pertencendo à área, tenho que assinar embaixo, concordar com tudo que vc disse, infelizmente.

  16. Rousy Moura agosto 10, 2010 at 7:16 pm #

    Meu DEUS!!! É MUITA INJUSTIÇA! onde vamos chegar com tanta impunidade?

    UM FORTE ABRAÇO!!

  17. Palewa Merçon agosto 10, 2010 at 10:54 pm #

    Vou resumir esse seu post Glória, mas com outras palavras: o atual governo federal,autodenominado “democrático e popular”, junto com a cúpula do judiciário federal,beneficiaram os grandes criminosos, do naipe de assassinos cruéis, estrupradores, traficantes nacionais e internacionais, ladrões profissionais e assassinos de aluguel, dando-lhes o mesmo tratamento que é dado a um mero estelionatário. Em vergonhosa síntese: a lei de crimes hediondos perdeu a razão de existir, porque não arroxou a situação processual do criminoso profissional, permitindo-lhe inclusive, como vc bem sabe,, se condenado a se servir do benefício legal de progressão… como pode né? é muito absurdo para um país só e suas leis! O que a lei de crimes hediondos tirou de um lado, deu de forma diminuída de outro. Muita confusão! O Judiciário no lugar de resolver problemas os criou. Olha que disparate: o condenado por crime hediondo não tem direito à progressão de regime, porém, terá direito a outro benefício assemelhado que é o “livramento condicional”. O condenado por crime hediondo (e equiparado), poderá ser beneficiado por responder ao restante da pena na rua, (livrar-se do cárcere, sob certas condições), desde que tenha cumprido dois terços da pena se não for reincidente específico. Isto é, por exemplo, de nove anos de condenação, o criminoso efetivamente cumpre seis e os três restantes devem ser cumpridos em liberdade… não é mole não! Nem ia comentar mais sobre essas “palhaçadas” da justiça, mas não resisti e voltei aqui no Blog para comentar devidamente. Desse jeito, com essas leis e suas brechas sem pé nem cabeça, estamos à mercê da violência e impunidade! Eu fico irritadíssima com essas coisas, vc nãp imagina o quanto Glória, tenho muito senso de igualdade e me rebelo contra qualquer injustiça! A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos. Nunca se esqueça disso, divulgue sempre esses absurdos como protesto pq é assunto muito sério e que precisamos nos unir para mudar essa realidade surreal. Um beijo Glória e faz uma homenagem bonita pra Daniella de niver, posta coisas novas nos blogs por favor!

  18. Paulinha agosto 11, 2010 at 12:43 pm #

    Eu quero ir embora ! Estou com vergonha do meu país, lugar que favorece criminosos, bandidos e corrupção. Perdi o tesão em viver numa terra governanda por e para os ímpios.
    Cansei…

  19. Fabiano Figueiredo agosto 11, 2010 at 9:37 pm #

    Parte da esquerda realmente errou ao romancear a imagem de bandidos perversos, mas a culpa não é toda deles. O nosso Código Penal atualmente em vigor foi elaborado no ano de 1940, na época da ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas. Esse Código, em grande parte ultrapassado, tem também muita culpa por essa situação constrangedora que vivemos. Reforma profunda no Código Penal já!

  20. Odele Souza agosto 11, 2010 at 10:14 pm #

    Gloria,
    Foi exatamente o que pensei quando li na Folha de São Paulo a notícia da prisão da mulher que roubou roupas para os filhos. Não que roubar deva ser aplaudido em qualquer situação, mas não dá para não sentir profunda indignação pela atitude de nossa justiça. Importam-se com coisas tão pequenas enquanto que os crimes que deveriam receber tempo, atenção e agilidade da justiça, vão sendo tratados de forma a nos jogar na cara esta verdade: Vivemos no pais das injustiças! Das meias justiças! Vivemos no país da impunidade. Sim, porque um assassino que deveria ficar preso 19, 20 anos e sai livre depois de cumprir apenas um terço da pena, ficou IMPUNE.. Punidos são pais e mães que além da dor da perda de seus filhos ainda têm que conviver com a indiganação de ver uma justiça tão fraca, tão lenta, tão burocrática, tão injusta!

  21. Joao Batista Santos agosto 12, 2010 at 10:48 pm #

    O que é isso?… Vitimizar o assassino?

    Pelo andar da carruagem, daqui a pouco será perigoso ir na delegacia, denunciar um roubo. Corre-se o risco de ficar preso no lugar do ladrão.

  22. Joao Batista Santos agosto 16, 2010 at 4:32 pm #

    O canalha continua solto?

    Como diria aquelazinha: “Não é brinquedo não, hein?”

    Enquanto ficamos constrangidos, o Mizael é só sorriso.

    Isso (nos) causa uma sensação de desemparo e de descredibilidade na justiça.

    Desculpe-me se estou sendo repetitivo, mas enquanto escrevo, afirmo que ainda tenho esperanças. Esperança na mudança e na volta dos valores primordias da boa convivência social.

  23. MARIA DE LURDES setembro 26, 2010 at 6:43 pm #

    Cara Gloria
    A qualidade de seres humanos é que me assusta. Crimes são cometidos e os culpados ficam impunes. Tudo se naturalizou e é assustador.

  24. Cespe outubro 2, 2010 at 4:07 pm #

    Muito bom seu artigo. Vou aproveitar e me cadastrar na newsletter. abs!

  25. Margot Ramos dezembro 5, 2010 at 9:24 pm #

    Uma reforma profunda nas leis, só assim alguém vai pensar mil vezes antes de tirar uma vida. Pensar que se fizer isso vai pagar caro perante a lei.
    Faço faculdade de psicologia por paixão e tb pq procuro entender a mente psicopata, uma mente altamente perigosa, então não dá pra haver essa benevolência.
    Eu não canso de bater na mesma tecla, sem reforma nas leis, nada adianta, dizer que o Brasil será desenvolvido, de primeiro mundo… é isso.

    Um abraço.

  26. Mayara verissimo janeiro 2, 2011 at 7:36 pm #

    Gloria sou cantora compositora e Narradodra de rodeio,em 2010 no mes de setembro narrei as emoçoes do rodeio em Cruzeiro do Sul,aquele Estado que tanto amo e que me abriu as portas como cantora e Narradora de rodeio.Gloria no meio da familia rodeistica no Brasil vc e nossa Rainha,nos do rodeio te amamos.narro rodeio ha 11 anos,se algum dia presisar de uma muñ mulher que cante e narre rodeio estou a disposiçao!louca para te conheçer,vc colocou atravez da personagem gil a narradora de America as mulheres la em cima,ganhamos sem duvidas credibilidade.eu componho todos os estilos de musica,se um dia presisar de uma qualquer que seja o titulo eu farei eu toco violao ha 20 anos.nao esqueçe de mim,tenho uma historia para te contar.historia real.Sou de Cuiaba no yutubi e so procurar mayara rodeio show la estarei narrando e cantando no apui estado do amazonas,como ja disse o norte me abre portas.Gloria nao esqueça de nois do mundo do rodeio.se um dia fizer uma novela sobre o sertao,me deiche escrever uma musica,para um de seus personagens,porfavor!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes