Caminho das Indias: casamentos arranjados

Pode soar estranho pra nós mas, na Índia, o costume é que os casamentos sejam assim, “arranjados”. Como também soa estranho, para eles, nosso costume de deixar que os nossos  sentidos escolham os nossos pares.

Quando se trata de casamento, nada de  “corações disparando”, “atrações de pele”…! É claro que tudo isso acontece, afinal  os sentimentos humanos são os mesmos em qualquer parte do mundo. Mas na India não se considera que esse seja um ponto de partida confiável para se construir um casamento.

Para o indiano, o amor é uma construção do dia a dia. E o ponto de partida, a base de um casamento auspicioso, não está no emocional: os noivos devem pertencer à mesma casta -o que significa que suas famílias tem os mesmos costumes e os mesmos valores, seus horóscopos devem combinar.

Eles  fazem uma analogia entre o casamento e uma chaleira com água: dizem que nós casamos quando a água está fervendo, e durante o casamento ela só faz esfriar! eles se casam com a água fria, e durante o casamento a fazem ferver.

A professora Sandra Bose mostra, nesse video, o caderno de casamento do jornal de domingo na India

, , , ,

4 Responses to Caminho das Indias: casamentos arranjados

  1. Alex Spinola agosto 20, 2015 at 8:44 am #

    Muito interessante. Quantas histórias podem ter nascido dessa maneira. Imagino que existem anúncios como esse também na internet, como é o caso dos mangliks que você já postou aqui, Glória. Será que os dalits também têm acesso ao seu mapa de horóscopo? beijos! 🙂

  2. Marina Morato da Costa janeiro 11, 2016 at 5:27 am #

    Glória, bom dia, estou assistindo Caminho das Índias – uma novela linda e leve – e fico espantada com o seu conhecimento sobre diversos tema: a reação da família diante de um caso de esquizofrenia: vejo reação semelhante de minha mãe quando descobrimos a doença em minha irmã mais nova: negação, ano após ano, alterava a quantidade dos remédios psiquiátricos quando medicava minha irmã: no final ela concluiu que minha irmã era sadia e ficou esquizofrênica por causa dos remédios! E eu, que a levava aos melhores psiquiatras passei a ser encarada como a rainha má da Branca de Neve! É doloroso! Encontrei, também, Ivone: “seduziu” os vizinhos durante um ano e meio, cometeu um ato desonesto e foi embora limpinha, enquanto as pessoas mais honestas se tornaram alvo de desconfiança! O esclarecimento dessas anomalias pelo dr Castanho são muito boas. Não perco um capítulo da novela. Surya também foi minha vizinha: jogava um morador contra o outro. Sou psicóloga e estudo psicologia em todo material, inclusive novelas.

  3. Edmo Ulrik janeiro 14, 2016 at 4:10 pm #

    Novela premiada no exterior

  4. Caroline abril 4, 2016 at 10:25 am #

    Olá Glória (permita-me chamá-la assim) ha 4 dias atrás a novela caminho das indias reprisada pelo vale a pena ver de novo acabou, e pode parecer bobagem mas eu estou tão triste, eu gostava muito, nao perdia um capitulo sequer nao importa o que acontecesse no dia, quando acabou eu chorei e desde então todas as noites sonho com a novela e acordo todos os dias triste, para alguns era bobeira mas para mim que me envolvi nesse mundo, nessa história que você criou cheia de conteudos, a cada costume novo que eu conhecia a cada aspecto de psicopatia ensinado pelo doutor castanho enriquecia minhas aulas de psicologia (faço faculdade de psicologia) eu me envolvi muito de um jeito que nunca tinha me envolvido com nenhuma história, precisava te encontrar, achar seu email, seu contato endereço alguma coisa pra poder falar com vc e dizer que você é incrível, que bela história, que novela! Parabéns! Mas agora por favor me diz, terá algum livro??? Alguma série???? Um capitulo a mais de continuação, por favoor diga que terá, caminho das índias me marcou muito, e eu ficaria muito feliz se ela continuasse de alguma forma, obrigada! Agradeceria se me respondesse! Eu aguardo

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes