Acabei de ler…

A Civilização do espetaculo

Depois de Debbord: “A Sociedade do espetáculo”, Vargas Llosa lança o seu “A Civilização do espetáculo”. Um belo livro, um convite a pensar a  maneira como a sociedade contemporânea vem transformando o conceito de cultura que até então conhecíamos:

No passado, a cultura foi uma espécie de consciencia que impedia que virássemos as costas para a realidade. Agora, atua como mecanismo de distração e entretenimento. A banalização das artes e da literatura, o triunfo do jornalismo sensacionalista e a frivolidade da política. sao sintomas de um mal maior que afeta a sociedade contemporânea: a idéia temerária de converter em bem supremo nossa natural propensao a nos divertirmos.

A queima roupaPimenta Neves-uma reportagem

Saíram dois sobre o caso Pimenta Neves: ambos vão além da simples narrativa do crime. Nos levam a conhecer o cotidiano das redações dos jornais, suas mazelas, o jogo de poder que se estabelece em seus bastidores. E mostram como  a tolerância às pequenas tiranias do dia a dia,  acabam estimulando a expansão das piores caracteristicas de uma personalidade, podendo desembocar, como no caso em questão, na violencia e no crime.

3 Responses to Acabei de ler…

  1. Fabiane julho 23, 2013 at 1:28 pm #

    Nossa quantos livros legais morro de saudade de ir numa livraria e encontrar esses titulos, uma pena que seja tao caro o frete para o exterior.

  2. fiorella setembro 7, 2013 at 10:31 am #

    Gloria, voce não tem nenhum e-mail para que eu poço mandar um material meu? Um minuto da sua atenção…Muito Obrigado..

  3. Fernando Rufino janeiro 11, 2014 at 12:06 am #

    Oi, Gloria.
    Vc cometeu uma “injustiça“ comigo.
    Nada grave, ja explico.
    Hj vi um retweet de um tweet seu e estranhei pq ha bastante tempo nao estava vendo seus posts. Quando acessei seu perfil eu estava bloqueado.
    Revi meus tts pra ver se havia algo que pudesse te-la ofendido e, obviamente, nao havia nada. E o mais estranho é que o que encontrei foi um tt meu te defendendo na questao das biografias. Alias, defendendo vc e a Paula Lavigne. Se interessar, por favor, verifique >>> @fernandorcrr Fiquei surpreso e desapontado.

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes